Filhos da Águia renovada para o desfile de 2015 - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

Filhos da Águia renovada para o desfile de 2015

Compartilhar

Neste domingo (28), durante  festa de encerramento dos trabalhos da Filhos da Aguia, na quadra da GRES Portela no Ano de 2014 e mostrando para o publico o que será levado para o desfile pro ano de 2015, a GRCESM Filhos da Águia já fechou todos seus segmentos para o desfile que acontecerá no dia 17/02/15 na Terça-Feira de carnaval e será a quinta a escola a desfilar por volta das 19/20 horas! A equipe da Filhos da Águia para o Carnaval 2015 que vem com o Enredo “O MESTRE DO SAMBA” falando do Grande Paulo da Portela, que terá no desfile o samba “TESTE AO SAMBA”, do qual a portela desfilou e levou o título no ano de 1939, a Equipe é:

Celsinho Andrade - Presidente
João Pedro e Rodrigo Santos - Interpretes
Ruan Carlos, Jully Jess e Marquinhos Sylvestre – Apoios de Interprete
Marlon Costa – Mestre de Bateria
Luciano Moreira - Carnavalesco
Vinicius e Rebeca – Mestre Sala e Porta Bandeira
Luane Vasconcelos – Rainha de Bateria
Valci Pelé – Coreógrafo de Comissão de Frente e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Nilce Fran – Chefe das Passistas
Carro de som Filhos da Águia


Será o primeiro ano que a escola Filhos da Águia terá o apoio de verdade da escola mãe
a GRES Portela, pois principalmente na gestão anterior, a Filhos da Águia em vista do atual presidente na época o senhor Nilo Mendes Figueiredo, de que a Filhos da Águia não tinha nada com a Portela. Hoje com palavras do atual Vice Presidente Marcos Falcon vimos que de verdade o Carnaval de 2015 para a Filhos da Águia será diferente: “A Filhos da Águia, como todo filho, tem que ter um pai e uma mãe, e o pai é a história da Portela, a mãe também é a história da Portela, então a Filhos da Águia não é apenas uma escola qualquer, é a Escola da Portela, que no caso somos todos nó, somos uma família, a família Portelense”, E dito também que todos os Atelieres das fantasias da Filhos da Águia par ao desfile de 2015, já foram pagos.

O novo presidente da Filhos da Águia, Celsinho Andrade, que já vem dentro da escola por muitos anos, viu a dificuldade da escola não ter apoio nos outros anos, mas nesse ano ele conta com apoio da escola mãe (Gres Portela), e com uma equipe nova e reestruturada em busca de duplicar no mínimo os dois prêmios que teve no ano passado.

Os ensaios da Filhos da Águia são todos no Domingo na Quadra da Gres Portela na Rua Clara Nunes as 15 Hrs. Para se escrever é só ir na quadra e buscar um responsável da agremiação e efetivar a inscrição.


Dia 3 de Fevereiro, na Feijoada da Gres Portela, com show de Maria Rita, terá também a apresentação dos Protótipos da Filhos da Águia que começa a iniciar seus trabalhos em 2015 e dia 4 já tem ensaio novamente no mesmo local!


Abaixo confira a letra do Samba e logo depois o a sinopse do samba:

TESTE AO SAMBA
AUTOR: PAULO BENJAMIN DE OLIVEIRA
(PAULO DA PORTELA)

Vou começar a aula
Perante a comissão, muita atenção
Que Eu quero ver
Se diplomá-los posso
Salve o "fessô"
Dá nota à ele senhor
Quatorze com dois doze
Noves fora tudo é nosso
Cem dividido por mil
Cada um com quanto fica?
Não pergunte à caixa surda
Não peça cola à cuíca
Lá no morro
Vamos vivendo de amor
Estudando com carinho
Que nos passa o professor


ENREDO FILHOS DA ÁGUIA 2015

“O MESTRE DO SAMBA”

Príncipe Negro do Samba, Cantor, Compositor e Grande Liderança Negra. Muitas referências poderiam emoldurar a figura refulgente e inesquecível do mito Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela. Figura emblemática e referência absoluta do caminho percorrido pelo gênero samba e pelas escolas de samba dentro do panteão cultural do país, Paulo foi o agente principal da sociabilização de um movimento cultural ainda hoje tido como maldito, marginal, subversivo. Sua inegável contribuição para a afirmação do samba é reconhecida como pedra fundamental para consagrá-lo como grande gênero representativo da cultura negra.

O GRCESM FILHOS DA ÁGUIA orgulhosamente reverencia Paulo da Portela como O MESTRE DO SAMBA em seu enredo 2015, homenageando o grande baluarte portelense por seu legado, deixando para as crianças da Portela uma preciosa lição de vida e engajamento.

Guerreiro sutil, mestre genuíno, professor intuitivo das coisas que praticava, Paulo dedicou-se exclusivamente ao carnaval da Portela no ano de 1939, para o qual criou uma grande inovação. O então presidente portelense apresentou uma proposição temática para o desfile da Águia naquele ano, com a concepção de uma “aula de samba” a ser dada na avenida durante a passagem da escola. O enredo “Teste Ao Samba” trazia Paulo caracterizado como professor e os componentes como alunos, o que redundou no primeiro desfile com fantasias temáticas e também na criação do primeiro samba-enredo, de sua autoria, para ilustrar o tema.

Inspirados por esse professor e mestre do samba, os FILHOS DA ÁGUIA voltam à Avenida Principal para mostrar as lições que aprenderam com o grande mestre e as difundirem também. São os herdeiros da MAJESTADE DO SAMBA trazendo uma mensagem de sabedoria e esperança no futuro.

SETORES

COMISSÃO DE FRENTE: PAULO DA PORTELA, O PROFESSOR

A escola abre seu desfile sendo apresentada por 15 integrantes de sua comissão de frente caracterizados como Paulo da Portela. O traje elegante do Príncipe Negro do Samba relembra o desfile de 1939. É a partir desse personagem, mais uma vez, que o enredo será contado na avenida. O professor traz ainda a faixa “CIDADÃO SAMBA – 1937”, prêmio concedido pela imprensa carioca à personalidade de destaque entre os sambistas da cidade do Rio de Janeiro a cada ano.

1º SETOR: INFÂNCIA NO SANTO CRISTO

O enredo “Teste ao Samba”, de 1939, inspira este desfile. A representação se expressa numa alegoria retratando a sala de aula, o quadro negro, a caixa surda e a cuíca citados no samba antológico do baluarte. Aqui, também a infância humilde de Paulo em seu bairro natal, localizado próximo à zona portuária da cidade, é retratada com as profissões por ele exercidas ainda na infância: marmiteiro, engraxate e jornaleiro.

2º SETOR: PRAÇA XI

Reduto de sambistas do início do século XX, a lendária Praça Onze é lembrada com menções especiais à Casa da Tia Ciata; aos famosos ranchos da praça imortal e aos terreiros de quimbanda onde invariavelmente os sambistas se abrigavam das perseguições policiais.

3º SETOR: OSWALDO CRUZ

No início dos anos 20, por volta dos 20 anos de idade, Paulo chega ao bairro carente de Oswaldo Cruz, onde se torna um grande líder disposto a mudar a realidade local. A casa da festeira e líder religiosa Dona Esther é lembrada nesse setor. As chácaras do setor agrícola, sistema de economia presente na região, e os blocos Baianinhas de Oswaldo Cruz e Quem Fala de Nós Come Mosca, embriões da Portela, também serão lembrados. Não esqueceremos de apresentar os grupos de jongo e folia de reis que eram tradicionais na região.

4º SETOR: PORTELA: PÉS E PESCOÇO OCUPADOS

A fundação da Majestade do Samba e a máxima de Paulo da Portela de que “o sambista deve ter os pés e o pescoço ocupados”, aludindo aos trajes elegantes que impusessem respeito e dignidade ao sambista diante da sociedade, são lembrados neste setor.

5º SETOR: LOUVAÇÃO AO MESTRE

Neste setor serão lembrados alguns fatos relevantes da passagem de Paulo da Portela. A visita de Walt Disney à escola em 1941, quando seus artistas criaram o personagem Zé Carioca inspirado no bamba. A representação de Cartola, seu grande amigo, e diversas escolas mirins prestigiando e homenageando o Mestre do Samba. Encerrando o desfile com o circo, local onde ele se apresentou pela última vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post