10 de junho de 2016

'É um imenso desafio poder elaborar um desfile que esteja à altura', revela Sidnei França, carnavalesco da Vila Maria

Nenhum comentário :
*Por Thalles Mascarenhas

Dono de uma carreira fortemente marcada pelo sucesso e de desfiles memoráveis no carnaval paulistano o carnavalesco Sidnei França recém contratado da Unidos de Vila Maria para desenvolver o enredo Aparecida - A Rainha do Brasil 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro bate um papo com a equipe do Folia do Samba .
Foto: Paulo Sadão
Disposição e dedicação marcam mais uma vez a conduta de trabalho de Sidnei França, em um que enredo o deixa imensamente honrado de poder conduzi-lo . No que depender do carnavalesco a Vila Maria vem para fazer história no carnaval paulistano.

•Do ponto de vista pessoal como se sente tendo o privilégio de conduzir um enredo que homenageará a Padroeira do Brasil ?
 É, sem dúvida alguma, uma imensa honra poder conduzir o enredo que celebrará os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida,Tanto no aspecto emocional, cultural e também artístico... Afinal, é um imenso desafio poder elaborar um desfile que esteja à altura de um dos maiores símbolos da identidade nacional na linguagem do carnaval.Estou muito animado e disposto a fazer história no carnaval paulistano"

Um enredo do Porte de Nossa Senhora de Aparecida aumenta a pressão em sua estreia na Vila Maria ?
Muito pelo contrário! A minha chegada na escola é a possibilidade de uma nova fase na minha trajetória profissional, e nada melhor do que já começar com uma grande expectativa baseada num enredo grandioso e de muito apelo. Também posso dizer que estou acostumado com essa pressão pelo impacto na passarela, haja visto que meus últimos trabalhos foram cercados de expectativas.

•Após longos e vitoriosos anos à frente da Mocidade Alegre, qual será o seu diferencial para repetir todo sucesso a frente da Vila Maria ?
O diferencial é manter minha linha de trabalho, baseada num enredo bem elaborado, de forte apelo cultural, leitura clara e a busca por elementos que deem impacto ao projeto, seja no aspecto visual, emocional ou coreográfico.

 •Como será desenvolvido o enredo Aparecida - A Rainha do Brasil "300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro"?
  O enredo será desenvolvido em seis partes, que dei o nome de "preces"... Cada prece apresenta um aspecto diferente nos 300 da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.Cada prece é um pedido, uma súplica à Padroeira, em clamor ao povo, e assim costurando um trecho que apresenta o contexto do Jubileu... As preces são:
1) Prece da Aparição (para que ela conte do milagre de sua aparição)
2) Prece da Devoção (para que ela revele o mistério de sua fé, sobre como se tornou popular e amada pelo povo)
3) Prece de Luz (para que ela conte sobre como sua história é entrelaçada com a história do país)
4) Prece dos Milagres (para que ela ofereça sua compaixão ao povo que clama por liberdade e salvação, também contando dos mais conhecidos milagres)
 5) Prece de Proteção (para que ela mostre porque se tornou o maior símbolo de identidade do Brasil, sendo consagrada Rainha e Padroeira)
 6) Prece da Paz (para que ela ouça o pedido da Unidos de Vila Maria e interceda por esse país que necessita de paz).
Foto: Divulgação / Vila Maria

 •Você encontra muita resistência em unir o Sagrado e o profano por parte da Igreja Católica?
Nenhuma... Desde o início, antes mesmo de eu chegar na agremiação, o tema já havia sido aprovado pela igreja, de forma que reforcei o compromisso de tratar com muito respeito e reverência desse patrimônio cultural e religioso do país. Inclusive, todas as ideias e criações serão submetidas à análise da Cúria, de forma a garantir apoio e respaldo até o último momento desse projeto... Por fim, vale também frisar que a igreja tem plena consciência das particularidades que envolvem o contexto de um desfile de escola de samba.Não será nenhum impacto a eles que, inclusive, estiveram no sambódromo no Carnaval 2016 para saber mais sobre o formato das escolas paulistanas.

 • O sorteio da ordem de desfiles se aproxima , existe alguma preferência em relação a posição de desfile na Sexta de carnaval?
Da minha parte, não,acredito que uma escola forte, bem projetada, construída e ensaiada deixa seu favoritismo marcado em qualquer dia e posição.

 •Deixe um recado para comunidade da Vila Maria.
Um desfile de escola de samba se faz com união,por isso sinto com cada um de vocês. Cada um oferecendo seu melhor em prol desse carnaval abençoado e maravilhoso, para que tenhamos força, garra e luz suficientes para fazer história no Anhembi. Estou disposto e dedicado a isso, que não nos falte amor, trabalho e fé.
 Estamos juntos...
 Avante, Vila!!!


Foto: Paulo Sadão

Nenhum comentário :

Postar um comentário