3 de junho de 2016

Menininha do Gantois é o enredo da Vai-Vai

Nenhum comentário :
Com a benção de Mãe Carmem, filha de sangue de Mãe Menininha do Gantois, sua filha, Mãe Angela, e o Instituto que cuida do legado, a “Associação de São Jorge Ebé Oxossi”, a escola de samba Vai-Vai, maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo, pede licença e adentra a Passarela do Samba com seu enredo para 2017, quando fará a homenagem à uma das mais doces e cultuadas personagens da Bahia e do Brasil: “Mãe Menininha do Gantois”.


“No Xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu… Menininha, Mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil”.

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, seu nome de batismo, neta de escravos, nasceu em 10 de fevereiro de 1894, na cidade de Salvador. O Terreiro do Gantois foi fundado por sua bisavó, Maria Júlia da Conceição Nazaré, em 1849.

Mâe Menininha de Gantois foi a ialorixá mais famosa do país. Sob seu comando, o Terreiro do Gantois logo se tornou um dos mais procurados e respeitados da Bahia. Para muitos pesquisadores, a popularidade e o reconhecimento que Mãe Menininha alcançou foram de fundamental importância para aumentar a aceitação do candomblé na sociedade.


O enredo será desenvolvido pelo triunvirato renomado de carnavalescos de larga experiência: Alexandre Louzada, André Marins e Junior Schall.

Ai! Minha mãe
Minha mãe Menininha
Ai! Minha mãe
Menininha do Gantois
A estrela mais linda, hein
Tá no gantois
E o sol mais brilhante, hein
Tá no gantois
A beleza do mundo, hein
Tá no gantois
E a mão da doçura, hein
Tá no gantois
O consolo da gente, ai
Tá no gantois
E a Oxum mais bonita hein
Tá no gantois
Olorum quem mandou essa filha de Oxum
Tomar conta da gente e de tudo cuidar
Olorum quem mandou eô ora iê iê ô

Fonte: Site Oficial Vai-Vai

Nenhum comentário :

Postar um comentário