15 de julho de 2016

Lierj anuncia a subdivisão do quesito harmonia

Nenhum comentário :
A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) definiu, em reunião plenária realizada nesta quinta-feira (14), que o quesito harmonia será avaliado através de duas subdivisões no Carnaval de 2017 da Série A. Agora, para chegar até a nota máxima de 10, deverão ser somadas as notas relativas ao canto da comunidade e à harmonia musical da agremiação.

“Tanto a harmonia musical, com o carro de som, os músicos e os cantores, quanto o canto dos componentes já eram julgados nos desfiles passados dentro do quesito. Agora, porém, essa criação de subquesitos tende a tornar mais clara a justificativa do avaliador, possibilitando que a agremiação tenha ciência, com mais precisão, do motivo do desconto de pontos”, ressalta o presidente da Lierj, Déo Pessoa.

A subdivisão ocorrerá de maneira semelhante ao quesito samba-enredo, onde letra e melodia são levadas em conta. Em harmonia, o jurado deverá atribuir uma nota entre 4,5 e 5 para a harmonia musical e entre 4,5 e 5 para o canto da comunidade.

Outra novidade será uma flexibilização maior do elemento cenográfico na comissão de frente, que poderá agora ter rodas.

“O público pode ficar tranquilo que não teremos o retorno dos elementos cenográficos que mais parecem carros alegóricos. Iremos definir um tamanho máximo e outras normas para que não haja uma poluição visual desnecessária da comissão de frente, por exemplo. Estamos apenas dando uma liberdade maior para desenvolver a criatividade dos profissionais e, com isso, engrandecer o espetáculo”, afirma o vice-presidente da Liga, Renato Thor.
 
Além disso, foi confirmado que haverá a redução de uma cabine de julgamento na Série A. Com isso, serão apenas três módulos de avaliação. Uma quarta parada obrigatória para a comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira será criada pela comissão artística da Lierj, cujos detalhes serão revelados em breve.

O regulamento para o Carnaval 2017 está sendo desenvolvido e será divulgado tão logo esteja finalizado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário