8 de julho de 2016

PROSA DO FOLIA: Thainara Matias, 2º Porta Bandeira da Estácio de Sá

Nenhum comentário :
E a nossa prosa de hoje vem do berço do samba, o Folia do Samba te convida a conhecer um pouco mais de Thainara Matias, 2º porta bandeira da Estácio de Sá
Foto: Alex Nunes

 Para começarmos fale um pouquinho sobre você (um lado que as pessoas não conheçam)

- Prazer, Thainara Matias. Aquariana, 22 anos, sonhadora, professora por amor e feliz por opção.

Como começou sua trajetória no mundo do samba ? Por quais escola você já passou ?
- Comecei no mundo do samba desfilando na Mangueira do Amanhã, passei por alas coreografadas, comissão de frente e baianinhas. Até que em 2009 iniciei o projeto de mestre-sala e porta-bandeira com o Mestre Adilson e a Tidinha. E no ano seguinte, 2010, desfilei na ala de casais de Mestre-sala e porta-bandeira da Estação Primeira de Mangueira. Tenho pouco tempo, acredito eu, e nesse período fui porta-bandeira do  Acadêmicos da Abolição por três Carnavais, 2 carnavais na Unidos das Vargens (sendo um campeonato) e estou indo para o terceiro carnaval na Estácio de Sá(com um campeonato também)

  Qual seu carnaval e seu samba mais marcante ?
- Sem dúvidas o Carnaval mais marcante foi o de 2011, meu primeiro carnaval como 1° porta-bandeira de uma agremiação. Responsabilidade grande. Já o samba mais marcante dentre os que desfilei é o 2016 da Estácio de Sá, pois meus pais são devotos de São Jorge e na escolha do samba eu chorei e me arrepiei ao ver minha mãe emocionada por toda devoção que ela carrega.

 Como veio o convite para a Estácio de Sá ?
- Para o Carnaval 2015 fui convidada pelo 2° casal da Escola para suprir o período de licença maternidade da Roberta, 2° porta-bandeira na época. E por uma decisão coletiva, foi resolvido que eu desfilaria com o Paulo Erick e a Roberta nos apresentaria na avenida, sem perder o vinculo com a escola. E esse foi meu primeiro carnaval na escola!

Como é sua relação com seu mestre sala ?
- Eu conhecia o Paulo Erick, mas não éramos próximos. Com essa ligação através da Estácio, eu ganhei um amigo/filho. Tenho muito carinho por ele e sinto o mesmo dele por mim. Acredito que isso influencia muito em nossa dança, por conta da amizade e confiança que criamos um no outro.
Foto: Alex Sandro Gardel

 Como é a sua preparação para o carnaval ?
- Minha preparação dura,  literalmente, o ano inteiro. Gosto de ter uma vida saudável tanto na alimentação, quanto com atividade física. Sigo uma dieta acompanhada pelo meu nutricionista, tanto que quem me conhece sempre me vê com as minhas marmitinhas (hahaha). Pratico musculação e sou professora de ballet, então estou sempre me exercitando. Sem contar com os ensaios com a nossa coreógrafa, Ariadne, que já começam desde agora.

Qual sonho ainda pretende realizar no mundo do samba ?
- Meu sonho no mundo do samba é me tornar primeira porta-bandeira de uma agremiação do grupo Especial. Mas sei que ainda tenho muito chão para percorrer, muitos ensaios e muita experiência para adquirir.
Foto: Ricardo Almeida

 Já aconteceu algum imprevisto na hora do desfile ?
- Até que eu ainda não posso reclamar quanto a isso, o máximo que já aconteceu foi a sola do meu sapato sair enquanto eu passava  pelo setor 1 no ensaio técnico da Estácio para 2016. E eu ter que ir com a sola solta até o fim. Espero que nada aconteça daqui pra frente!  Rsrs

 Você tem alguma inspiração no samba ?
- Como porta-bandeira minha inspiração é a Marcella Alves, desde que comecei a dançar. Também gosto muito do bailado da Cristiane Caldas. E me inspiro no caráter e humildade dos meus mestres também, Claudinho Dominicina, Cintia Ribeiro, Washington Lima, todos da Escola Manoel Dionísio.

O que o carnaval mudou em sua vida ?
- Com o carnaval eu ganhei muito maturidade, principalmente para saber sobreviver no mundo do samba . Fui presenteada com amizades maravilhosas que levarei para minha vida. E o melhor de tudo, é o carinho que recebo das pessoas por defender o pavilhão da Estácio de Sá.

Deixe seu recado para o mundo do samba
- Acredite que tudo tem sua hora para acontecer e o que for seu chegará em suas mãos, cedo ou tarde. Ah! E nos vemos na Estácio!  Rsrs


Nenhum comentário :

Postar um comentário