23 de julho de 2016

União da Ilha vence enquete de melhor enredo do grupo especial

Um comentário :
O Folia do Samba realizou na última semana sua enquete sobre o melhor enredo do grupo especial do Rj para o carnaval 2017. Os internautas tiveram 7 dias para votarem e a disputa chegou ao fim na noite desta sexta (22) às 23:59h.

Com 464 votos a União da Ilha do Governador foi a campeã. Em 2017 a agremiação trará uma mensagem poética com as páginas do passado, escrever no tempo presente o futuro para uma nova era. Os tambores baterão contando as relações do tempo com o universo. O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo.

Em breve o Folia do Samba irá presentear a agremiação.


Classificação geral

 1º União da Ilha - Nzara Ndembu - Glória ao senhor tempo  28.54% (464 votos)

2º Mangueira - Só com a ajuda do santo     16.67% (271 votos)

3º Portela - Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar     13.28% (216 votos)

4º Beija Flor - A Virgem dos lábios de mel - Iracema  10.95% (178 votos)

5º Salgueiro - A Divina Comédia do Carnaval 7.07% (115 votos)

6º Imperatriz - A Mística Xinguana - o clamor que vem da floresta 6.83% (111 votos)

7º  Mocidade Independente - As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ prá lá de Marrakech 4.86% (79 votos)

8º Grande Rio - Ivete do Rio ao Rio! 3.14% (51 votos)

9º Vila Isabel - O som da cor 2.95% (48 votos)

10º  Unidos da Tijuca - Música na alma, inspiração de uma nação     2.89% (47 votos)

11º  São Clemente - Onisuáquimalipanse 1.72% (28 votos)

12º Paraíso do Tuiuti - Carnavaleidoscópio Tropifágico    1.11% (18 votos)

A classificação geral também pode ser conferida no link - http://enquetes.com.br/enquete.asp?id=1130831



Um comentário :

  1. PARABÉNS A UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR 2017, PELO ENREDO "NZARA NDEMBU'" GENUINAMENTE BANTU
    NA CONDIÇÃO DE LIDERANÇA NACIONAL BANTU , SINTO-ME TOMADO PELA EMOÇÃO AO SABER QUE É NA ESCOLA ONDE COMECEI (AOS 13 ANOS DE IDADE E DESFILEI ATÉ 1997) QUE O CANDOMBLÉ BANTU NGOLA/KONGO SERÁ PURA E VERDADEIRAMENTE. HOMENAGEADO. É UM GRANDE MOMENTO NA HISTÓRIA DO NEGRO BANTU. ESTAR-SE-Á PREENCHENDO UMA LACUNA DE QUASE QUINHENTOS ANOS DE OMISSÃO SOBRE QUAL NEGRO FORMOU COM O ÍNDIO E O PORTUGUÊS A NOSSA LÍNGUA E O NOSSO PAÍS. PRECISAMOS PARAR DE TRAVESTIR NOSSOS AKISI (pl de mukisi em Kimbundu) ou BANKISI (pl de nkice em Kikongo) EM ORIXÁS (KETU) OU VODUNS (JÊJE). É CLARO QUE EXISTEM BELÍSSIMAS COMPOSIÇÕES SOBRE ENREDOS QUE FALAM DE CANDOMBLÉ DE ORIGEM BANTU, MAS SÃO MILONGADOS COM FON (LÍNGUA DO JÊJE) OU YORUBA(LÍNGUA DO KETU), POR EXEMPLO: CHAMAM OS AKISI DE VODUN OU ORIXÁ, FALAM AXÉ AO INVÉS DE NGUZU, CHAMAM KATENDE DE OSSANHA, E ETC. MAS O PIOR É DIZER QUE NDEMBU É ORIXÁ, QUANDO NA VERDADE É UMA DIVINDADE EXCLUSIVAMENTE BANTU OU SEJA, É UM MUKISI (PRONUNCIA-SE MUKIXI NA LÍNGUA KIMBUNDU DA NAÇÃO AMBUNDU OU NKISI (PRONUNCIA-SE INKICE NA NAÇÃO BAKONGO E ETC. O POVO BANTU TEM LÍNGUAS, DIALETOS, DIVINDADES, ANCESTRALIDADES, COMIDAS E RITUAIS PRÓPRIOS. ESPERA-SE QUE OS SENHORES JURADOS E COMENTARISTAS PESQUISEM ANTES DO DESFILE OFICIAL, PARA NÃO CHAMAREM INKICE OU MUKISI DE ORIXÁ, PRINCIPALMENTE NDEMBU. POVOS DIFERENTES, CULTURAS DIFERENTES, PAÍSES DIFERENTES. É UM ENREDO MUITO FORTE E QUE COLOCA A UNIÃO DA ILHA COMO PIONEIRA NESTE FEITO. ESTE É O MOMENTO TÃO ESPERADO PELO POVO BANTU QUE VEM LUTANDO POR SUA VISIBILIDADE. NADA MELHOR DO QUE A INFORMAÇÃO PARA COMBATER O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, E A UNIÃO DA ILHA COM “NZARA NDEMBU” ACABA DE PROMOVER ESSA INICIATIVA AO MOSTRAR PARA O MUNDO INTEIRO, NO MAIOR ANFITEATRO DA TERRA (MARQUÊS DE SAPUCAI) A PURA E VERDADEIRA RELIGIOSIDADE DOS BANTU ATRAVÉS DO MILAGRE DA GLOBALIZAÇÃO.
    PARABÉNS PRESIDENTE NEI FILLARD, CARNAVALESCO SEVERO LUZARDO E SUA EQUIPE, DIRETOR DE CARNAVAL WILSINHO, COMPOSITORES E ITO MELODIA, ALTAIR, BENEDITA, JUREMA E TODOS OS COMPONENTES DA UNIÃO DA ILHA.
    JÁ DEU TUDO CERTO!
    EM NOME DE NZAMBI NPUNGO E MAM’ETU MATAMBA E TODOS OS AKISI OU BANKISI É A VITÓRIA TÃO ESPERADA. NGUZU, MOOIO, MUKI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    CARINHOSAMENTE: TATA KIMBANDA KIA DIAMBA ANANGUÊ NGOLA DJANGA.
    PRESIDENTE E SACERDOTE PRIMAZ DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS CANDOMBLÉS DE ANGOLA E DOS COSTUMES E TRADIÇÕES BANTU NO BRASIL-CNCACTBB.
    SACERDOTE DIRIGENTE DA CASA RAIZ DO BENGE NGOLA DJANGA RIA MATAMBA-CRBNDM.
    ESPECIALISTA EM: HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA, ENSINO DE HISTÓRIA, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, ENSINO DE ARTES TÉCINAS E PROCEDIMENTOS e ENSINO DE ESPANHOL. EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA EM "O POVO BANTO" PELA UERJ.
    GRADUADO EM HISTÓRIA – MEMBRO DO LEAFRO/UFRRJ. DIRETOR ACADÊMICO DO CEB-Centro de Estudos Bantu/(CRBNDM/CNCACTBB).

    ResponderExcluir