5 de outubro de 2016

PROSA DO FOLIA: Carlos Jr, intérprete do Império de Casa Verde

Nenhum comentário :
Fogo neles! A nossa prosa de hoje é com Carlos Jr,  o intérprete da atual campeã do carnaval Paulistano Império de Casa Verde


Para começarmos fale um pouquinho sobre você
- Sou Carlos Eduardo, 39 anos nascido em São Paulo no Bairro do Jd.Tremembé. Além de musico cantor desde os 11 anos. Tenho formação Acadêmica em Planejamento Estratégico Empresarial e guardo como um dos meus sonhos ser empresário artístico um dia, quem sabe.

Como começou sua trajetória no mundo do samba ? Por quais escola você já passou ?
- Comecei no samba como passista mirim e depois ritmista com o bloco do meu bairro Império Vila do Sossego do Jd. Tremembé- Fidalgos, onde meu Pai era um dos fundadores e responsável pelo famoso livro de ouro kkk o financeiro. Depois nosso bloco virou escola de samba Paraíso do Samba, nessa escola comecei desenvolver o lado compositor e cantor fiz vários samba e me tornei cantor da escola já que era eu o cantor de um grupo de pagode do bairro e tinha muito contato ja com universo do samba enredo. Entrei na bateria do Camisa em 1992, passei pelas baterias do Passos de Ouro, Tucuruvi e X9 Paulistana, escola próxima a meu bairro. Em 1997 entrei na ala de compositores do X9 Paulistana, ao mesmo tempo tocava na bateria do Camisa Verde e Branco em 1999 a convite do mestre Neno e dos filhos do saudoso Tobias do Camisa , Xara e Fô fui convidado a entrar na ala de compositores da Verde e Branco da BF. E foi dai q me tornei cantor e compositor de samba enredo ganhando 4 samba consecutivos no Camisa, dai em diante passei pela Tom Maior, Mancha Verde ambas no grupo de acesso. Em maio de 2003 meu primeiro contrato Império de Casa Verde, junho de 2007 assinei como cantor da Vai Vai e em 2010 voltei pra Império onde permaneço até hoje.         
Foto: Renato Cipriano
  

Como veio o convite para a Império de Casa Verde?
- Cheguei na Império em 2003 sob administração do Seo Chico Ronda indicado pelo ex Diretor geral de carnaval e ex Vice Presidente da escola Junior Marques quando Império então vivia sua estreia no grupo especial e se estabelecia na elite para 2004 ano de minha estreia na escola.            

Ser intérprete é uma das coisas mais importantes no desfile, para você como um intérprete consegue levantar o público e a comunidade ?
- Na minha opinião não é um trabalho fácil, fui aprendendo com o tempo sempre olhando para os mais experientes tanto os de São Paulo bem como os do Rio de Janeiro. Penso que concentração, controle emocional, cuidado com a voz e as palavras de mensagem e motivação são as prioridades para levantar uma comunidade, isso aliado a um bom samba de enredo, digo samba de enredo porque um bom samba só é possível com um bom enredo e que ele mexa com o coração do cantor e ritmistas da bateria, isso é um bom caminho pra levantar todo um publico.   


Você é intérprete mas samba no pé você tem ?
- kkk Não tenho samba no pé, alias me sinto péssimo por isso, vontade não me falta, dança é uma arte maravilhosa, mais essa habilidade confesso que me falta.                        

O que você pode adiantar do carnaval 2017 ?
- Na verdade tenho nesses últimos 3 meses vivido um dia de cada vez, a loucura do processo de escolha de sambas enredos tem tomado meus pensamentos sobre o carnaval de 2017, sou muito focado no que to fazendo no presente sem perder de vista o propósito da minha escola. Também vale lembrar que tivemos ai 10 anos num processo louco e pra muitos da comunidade da Casa Verde tempo desesperador em busca do titulo do carnaval pra Império, vivendo anos de derrotas e frustrações e quando chegamos no objetivo como agora em 2016 após 10 anos de tentativa é natural dar aquela descansada na mente.
Mais já estamos trabalhando sutilmente, escolhemos e ja apresentamos nosso enredo com uma proposta de paz num ano de tanto conflito econômico, guerras políticas dentro e fora do país, decepções e denuncias de corrupção, racismo e preconceito religioso no mundo inteiro, prezamos pelo espírito de paz através do amor, essa será nossa mensagem e o que nossa comunidade precisa ter depois de tanto esforço e tanta luta.
Já estamos fazendo a escolha do samba, acredito que até primeira semana de outubro talvez antes, ja será de conhecimento público e vamos hoje com um elenco mais maduro e seguro, tranquilo em busca do bicampeonato, lógico respeitando com muita humildade o trabalho dos nossos adversários, mais consciente do nosso favoritismo por ser a atual campeã do carnaval de São Paulo. Vamos fazer mais um espetáculo sob a batuta do nosso Presidente Alexandre Furtado junto ao nosso carnavalesco camisa 10 Jorge Freitas e todo forte elenco formado por nomes q tenho muita honra de poder falar como nossa Rainha Valeska Reis e Mestre Zoinho na bateria, Jessica nossa porta bandeira, André coreografo da Comissão de Frente, Carlinhos, Pica pau e galera da Harmonia, enfim um grande elenco formando a linha de frente dessa comunidade que hoje tem na felicidade da comunidade sua maior força.      


 Qual seu carnaval e seu samba mais marcante ?
- Meu carnaval é difícil escolher um "2000" estreie como cantor e compositor, em "2005" campeão do carnaval primeiro titulo como cantor e um dos compositores do samba, em 2008 meu primeiro ano no Vai Vai e já com titulo após 7 anos da escola sem titulo e ganhei meu único premio até hoje de melhor interprete naquele ano pelo jornal oficial do carnaval.
Esse agora de 2016 foi muito lindo, um espetáculo, campeão pela quarta vez no carnaval e mais uma vez um samba de minha autoria com Fabio Ls e Fabiano Sorriso. Kkk difícil escolher um sem falar 2002 no Camisa Verde e Branco vice campeonato esse foi um show e 2007 Império um espetáculo. Para ser justo vou destacar 2002 Camisa, 2005 Império e 2008 Vai Vai. Graças a Deus participei de maravilhosos desfiles.             

Como funciona a sua preparação com a voz ?
- Minha voz tento cuidar o ano inteiro até porque sofro de uma deficiência nas pregas vocais chamada de simetria que só cura com cirurgia e não tem garantias de melhora o que não me impede de cantar mais me limita. Por isso faço fono, acompanhamento medico otorrino ano inteiro e aulas de canto, evito gelado, festas, pois prefiro cantar muito e evitar falar auto em lugares públicos, no telefone, lugares de alta poluição sonora, evito ar condicionado, comidas, bebidas ácidas, alcoólicas e etc. No dia do desfile procuro beber bastante agua, hidratar a voz, exercitar com treinamentos fonoterapeuticos, terapia pra controle do emocional, maçã e agua de coco pra lubrificação das cordas vocais, silencio antes e depois de subir num palco ou ensaio e uma boa noite de sono pesado, sem gelado e comida leve no dia e na véspera do desfile pra evitar o refluxo gástrico que pode inflamar até mesmo a garganta no dia do desfile. Com tudo isso ainda as vezes o psicológico e emocional fazem um cantor não ter as vezes uma boa performance por isso é bom rezar pedindo guarda dos anjos de Deus e espíritos do bem.    
Foto: Renato Cipriano

Já aconteceu algum imprevisto na hora do desfile ?
- Eu sou muito planejador e estratégico. Evito os riscos mais eles nem sempre são inevitáveis. Teve um ano que minha roupa veio errada fiquei muito nervoso mudei de alfaiate. Um outro que troquei a roupa dentro do segundo recuo da bateria tomei um golpe de ar gelado e estava com corpo quente acabei perdendo a voz por um cinco minutos, que voltou graças a um chá milagroso e espiritual feito pelo tio professor Paulo Ambrosio esse chá me acompanha até hoje na avenida kkk.                        

Você tem alguma inspiração no samba ?
- Minhas inspirações não são poucas: Jamelão, Armando da Mangueira, Neguinho da Beija Flor, Baby da Nenê, Royce do Cavaco,   Nego da Grande Rio, Aguinaldo Amaral, Vander Pires, Wagner Mariano, Douglas Aguiar, Mestre Marçal, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Roberto Ribeiro.                 

O que o carnaval mudou em sua vida ?
- O Carnaval mudou e salvou minha vida. Meu primeiro trabalho foi como pacoteiro de supermercado aos 10 anos de idade depois fui office boy entregando aparelho de telefone alugado até os 14 anos, fazia isso de dia e cantava pagode aos fins de semana a noite. Fui segurança em casa de video poker a noite e treinador de futebol infantil no clube guarita de dia até o dia de ganhar um samba no Camisa em 1999, nunca nesses trabalhos tive registro em carteira, então sempre meus amigos e pai me arrumando emprego que não davam certo. No carnaval pude realizar alguns sonhos como pagar meu estudos me formei, fiz canto, inglês,gravei meu primeiro cd de pagode solo, casei, viajei Brasil a fora, conheci pessoas melhores e piores, pude ter uma vida livre, responsável, saudável sem drogas, sem crime, adquiri bens que achava que nunca iria ter como um plano de saúde, tenho um teto para descansar, coragem e dignidade pra viver  tenho muito ainda o fazer aprender e realizar tudo graças as comunidades de escola de samba, o carnaval de São Paulo , seu povo e seus dirigentes, principalmente a Império de Casa Verde.        


Deixe seu recado para o mundo do samba
- Primeiro quero agradecer ao Folia do samba pela participação neste quadro "Prosa do Folia" por essa oportunidade  de mostrar ao povo do samba  uma parte de nossa vida e intimidade.
Dizer que nesses 16 anos aprendi muita coisa no mundo do samba com as pessoas q convivi e algumas  que ainda convivo a todos eterna gratidão, aprendi principalmente q bom mesmo é Deus q nos deu a natureza e talento peculiar a cada um de nós.
Então minha mensagem ao mundo do samba é essa, não somos melhores q ninguém por q cantamos, dançamos criamos e etc, porque tudo q fazemos vem de Deus e enquanto sambistas vamos perder muito e ganhar um pouco menos kkk. Deus decide quem e quando chegará a vitória e por isso ele é o melhor, nós somos parte dessa alegre natureza que Deus escolheu e criou, somos vitórias e derrotas, nem melhores e nem piores q ninguém e é possível melhorar como pessoa, somos o q somos porque Deus quis assim e pra criançada do samba queria dizer o q vier pega de coração aprende e segue em frente porque a vida é como o carnaval, alegre por fora, porém difícil de por dentro, contudo só a vontade de vencer e a fé em Deus supera os obstáculos... feliz carnaval 2017 muita PAZ a todo mundo do samba.

Nenhum comentário :

Postar um comentário