2 de dezembro de 2016

Dia Nacional do Samba será comemorado nesta sexta-feira, em Oswaldo Cruz com cortejo e uma grande roda de samba

Nenhum comentário :
Em comemoração ao dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba e  por ser  cada vez mais distantes essas memórias, vai acontecer esse ano um grande fenômeno! Os Senhores da Memória resolveram que a partir do centenário do samba, sairão materializados pelas ruas do bairro de Oswaldo Cruz, em bonecos de quase 4m de altura  , representando as memórias musicais,  pelo bairro com bloco de partideiros, e no horário em que o trem de Paulo da Portela sai às, 18h05, ou seja, 24 horas antes da saída do trem do samba.
 
Cinco cortejos formados por roda de samba, versadores e público partem de pontos estratégicos do Bairro de Oswaldo Cruz homenageando a memória do samba. Quatro cortejos se deslocam em direção à casa da Dona Esther (Rua Antônio Badajós 95), reconhecida matriarca da região, onde fazem uma reverência. Logo em seguida, se encontram com o quinto cortejo na Praça Paulo da Portela. 


Nesse passeio, aonde vão espalhando as memórias musicais se encontram  grandes músicos com os senhores da memória do samba. Oswaldo  Cruz é um dos bairros mais ricos de bens culturais imateriais do país.  Era destino certo de Pixinguinha, Donga, luperce Miranda, Altamiro Carrilho, Cartola e todos os bambas do Estácio e da cidade. As festas na casa de Dona Esther duravam uma semana. 

Logo em seguida, se encontram com o quinto cortejo na Praça Paulo da Portela e todos vão em direção aos  senhores da memória do samba que ainda estão entre nós  (Tia Maria do Jongo, Dona Ivone Lara,  Nelson Sargento, Monarco e Tia Surica entre outros, onde algumas Yabás vão lavar o busto do grande mestre. Em seguida acontecerá a maior roda de samba que já se viu, com cerca de mais  100 músicos.
 

Segue o roteiro do cortejo:
17h - Concentração
Bar do Paulinho (Ruas Frei Bento x Pinto de Campos)
Samba da Gameleira * Luiz Claudio * T. Caçula 
Bar do Mauro (Ruas Átila da Silveira x Carolina Machado)
Arrasta Povo * Jaime Neto * Tinho Brito
Bar do Luciano (Rua Adelaide Badajós 68)
Moça Prosa * Fernando Procópio * J. P. Ribeiro
Bar da Vera Caju (Rua Dona Vicência s/n) 
Samba de Benfica * Marquinhos Foca * Wilson Moura
Xixi no Balde (Praça Paulo da Portela) 
Pagode do Biro * Grupo Autonomia * Flavinho Bento * Gabrielzinho do Irajá
18h04 - Cortejos têm início simultaneamente
20h - Encerramento na Praça Paulo da Portela.
20h30- Inicio da grande roda de samba com vários bambas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário