24 de janeiro de 2017

Musa australiana da Estácio de Sá faz sucesso no exterior

Nenhum comentário :
Já é carnaval no Rio de Janeiro! Desde o começo do mês os foliões ocupam as ruas nos famosos “esquentas” dos blocos mais queridos da cidade e comparecem em peso aos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Entre eles, turistas atraídos pela batucada e o clima de festa que antecipa a maior festa do mundo. Encantados com a beleza do samba, não são poucos os que voltam para casa apaixonados pelo ritmo e fazem da Cidade Maravilhosa o destino das férias de cada ano.

Quem conhece bem essa história é a australiana Mishel Finlayson. A paixão pela folia mudou a vida da professora de dança que há mais de dez anos ensina os segredos do gingado carioca na escola Sambaliscious, criada e ministrada por ela em Brisbane. 


O momento mais esperado do ano é, com certeza, o desfile no Sambódromo. Para isso, Mishel se prepara nos meses anteriores à festa e traz todos os anos um grupo de alunas que compartilham o sonho de brilhar na Avenida. No último domingo a musa teve uma prévia do tão aguardado momento no ensaio técnico da Estácio de Sá, escola do grupo de acesso que trará pela primeira vez no carnaval uma ala de passistas internacionais formada pelas alunas da Sambaliscious e a professora como musa do abre-alas.

“Foi uma emoção muito forte. O público me recebeu de braços abertos e fiquei muito feliz. Há 6 anos desfilo no carnaval e já passei por alas no Império da Tijuca, fui destaque em um carro da Caprichosos de Pilares e no ano passado desfilei no Paraíso do Tuiuti. Foi uma progressão maravilhosa até chegar a destaque de chão na Estácio de Sá”, declarou Mishel.


Apesar da intimidade com o samba e a língua portuguesa e a preparação feita durante o ano, a australiana confessa que atravessar a Marquês de Sapucaí cantando em português, sambando e evoluindo com a escola é um desafio. “É puxado! Mas ainda tenho um mês para aperfeiçoar a performance e chegar ainda melhor no dia do desfile”.

Além de tudo isso, as gringas também são “pé-quente”. No ano em que vieram como destaques em um carro da Estácio de Sá, a escola foi campeã e em 2016 brilharam no Paraíso do Tuiuti, dando sorte para a escola de São Cristóvão que no mesmo ano conseguiu subir ao grupo Grupo Especial.

A passagem pelo Rio também será marcada por um encontro especial. A Sambaliscious, em parceria com a RMello Produções, aproveita o embalo da folia para promover, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o “World Samba Congress” (Encontro Mundial do Samba).

O evento acontece no hotel Notovel RJ Porto Atlântico, em Santo Cristo, e oferece uma experiência carioca autêntica que inclui aulas, workshops e a presença de grandes personalidades do carnaval, como as rainhas de bateria Evelyn Bastos (Mangueira), Luana Bandeira (Estácio de Sá) e Raissa de Oliveira (Beija-Flor de Nilópolis).

Para mostrar o samba no pé das estrangeiras apaixonadas pelo Rio, será realizada a primeira competição de rainhas internacionais, com júri composto por coreógrafos, rainhas e especialistas do mundo do samba, como Clara Paixão (Rainha do Carnaval 2015/2016) e Carlinhos Salgueiro (coreógrafo).

SERVIÇO
World Samba Congress (Encontro Nacional do Samba)
Data e horário: Dias 17 e 18 de fevereiro, a partir das 9h
Atrações: Workshops com rainhas do carnaval e competição internacional de samba
Ingresso: U$ 350 (estrangeiros) e U$ 175 (brasileiros)
Local: Novotel RJ Porto Atlântico, Av. Prof. Pereira Reis, 49 - Santo Cristo


Nenhum comentário :

Postar um comentário