9 de janeiro de 2017

ORTC e Caboclinhas festejam 163 anos da Tia Ciata, a matriarca do samba carioca

Nenhum comentário :
Para quem não conhece a história, era na casa da Tia Ciata que os sambistas se reuniam e lá foi composto o primeiro samba gravado em disco "Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Tia Ciata foi uma mulher generosa e a frente do seu tempo.

E para celebrar os 163 anos de Tia Ciata, a ORTC - Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata convida para o Colóquio Memória da Ancestralidade da Pequena África e Sua Resistência, nessa sexta, dia 13/01 a partir das 17 horas na Casa da Tia Ciata. Um bate papo para ressaltar a importância das comunidades locais que participam ativamente da movimentação cultural da região da Pequena África. A organização também comemora 10 anos de atividade, promovendo a cultura, e defendendo a conservação  do  patrimônio histórico e artístico. 


E não pode faltar música, dança e muito samba para celebrar Tia Ciata. O evento cultural Caboclinhas ocupa a Praça dos Estivadores com uma super programação cultural gratuita! Mensalmente o projeto cultural Caboclinhas se apresenta nas ruas da Zona Portuária para celebrar a cultura Afro-Latina, sempre com shows de dança, música e oficinas diversas, além de um espaço para expositores.

As 17h acontece a oficina de percussão de samba, afoxé e jongo com Georgia Camara e na sequência show com a cantora e idealizadora do Caboclinhas Lizza Dias. O evento ainda tem participação de Nuel Bandeira apresentando a dança Afro, apresentação do Bloco Mariocas e capoeira com o Grupo Só Angola do Mestre Brinco. Imperdível!


Serviço: 163 anos da Tia Ciata e 10 anos do ORTC
Realização Da ORTC / Apoio: IPHAN e INEPAC , Caboclinhas, Filhos de Gandhi e Ideia Flor Comunicação.
17h - Colóquio Memória da Ancestralidade da Pequena África e Sua Resistência - Organização ORTC - Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata
Endereço: Casa da Tia Ciata – Rua Camerino n° 5
A partir das 17h – Caboclinhas!
Oficina de percussão com Georgia Camara - samba, afoxé, jongo
Show Caboclinhas com Lizza Dias
Dança Afro com Nuel Bandeira
Bloco Mariocas
Capoeira Grupo Só Angola do Mestre Brinco
Endereço: Praça dos Estivadores s/ n°, Zona Portuária.
Entrada franca para todos os eventos, classificação livre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário