8 de fevereiro de 2017

FOLIA NOS BARRACÕES: Colorado do Brás transforma história de livro em carnaval

Nenhum comentário :
Continuando nossa série de barracões, hoje é dia de descobrir as curiosidades que o carnavalesco Leonardo Catta Preta está preparando para o desfile da Colorado do Brás.
Foto: Leonardo Catta Preta


O ENREDO
A escola vai levar um enredo livremente inspirado no livro "Roliúde, um romance picaresco, aventuroso e cinematográfico", de Homero Fonseca. A história de Severino Ramos Soares da Silva, mais conhecido como Bibiu, filho do Agreste, do sol escaldante, da terra poeirenta, um lugar de "cabras da peste", de religiosidade e luta, um autêntico nordestino brasileiro. "O enredo  tá sendo bom no aspecto histórico, tem a referência ao mundo do cinema e a literatura brasileira com Romero Fonseca que esta sendo homenageado. O enredo me deu  essa possibilidade de um trabalho gratificante na questão de explorar o universo brasileiro, esta sendo uma honra tanto no profissional como no pessoal", revelou o carnavalesco.
Foto: Leonardo Catta Preta


UM LIVRO QUE VIROU CARNAVAL

Leonardo teve a missão de transformar a história de um livro em carnaval. Colocar na avenida alegorias, alas etc.. inspirada na literatura. O carnavalesco revelou que o livro deu uma liberdade pois é uma obra dinâmica, de fácil leitura. "Foi um encaixe perfeito, usei partes teatrais, cinematográfica, para compor esses elementos do carnaval relacionando com o teatro e o cinema."

CRISE
Um enredo de nordeste pode ter sido um grande acerto no ano de crise. O desfile da Colorado não contará com a parte de pluma. O carnavalesco optou por coisas artificiais, capim, palha, pena de acetato e materiais reaproveitados da escola como retalhos criando fuxicos que estão presentes no desfile.
Foto: Leonardo Catta Preta


PONTO FORTE
Reconhecendo essa sendo sua marca registrada, o carnavalesco Leonardo presa muito pelo acabamento de seus trabalhos. O artista trabalha com um modelista de moda. "Nem tudo é um tecido caro, as vezes é a modelagem de uma peça, a forração de uma alegoria,isso dá um primor e qualidade nos acabamentos", revelou Leonardo.

A proposta do carnavalesco é inovadora para a época, o enredo é de fácil acesso e como ele mesmo disse caiu no gosto popular. A escola trará partes emotivas, o apelo humano. Grupos teatrais, alas de passos marcados estarão presentes no desfile.

A Colorado do Brás, presidida por Antônio Carlos Borges (Ká) , trará para o Anhembi no carnaval 2017 o enredo "Luz, câmera, ação... a Colorado apresenta: a 'Roliúde' no Sertão" do carnavalesco Leonardo Catta Preta. A escola será a 7ª se apresentar no domingo de carnaval pelo grupo de acesso de São Paulo.
Foto: Leonardo Catta Preta

Nenhum comentário :

Postar um comentário