domingo, 23 de abril de 2017

Confiram a sinopse da Difícil é o Nome para o carnaval 2018

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OJUOBÁ
“O SENHOR DA JUSTIÇA E DA IGUALDADE”.

JUSTIFICATIVA DO ENREDO:
Kaô Cabecile Sango! Kaô, meu pai!
Sango, Orisá que traz o poder dos raios e trovões, dominador do fogo. Agradecemos ao senhor da justiça e da igualdade, pelas conquistas e vitórias alcançadas em nosso pavilhão e em nossas vidas. Que a fé que temos em Ti, Orisá poderoso, permaneça sempre viva em nossos corações.
            O G.R.E.S. DIFÍCIL É O NOME, apresenta para o carnaval de 2018 nossa singela homenagem ao orisá Sango com o título do enredo: “OJUOBÁ – O SENHOR DA JUSTIÇA E DA IGUALDADE”.
            De joelhos, com fé clamamos à Ti, Pai Sango: não estamos aqui pedindo Pai, mas sim, agradecendo por mais esta benção, e se o senhor achar que nós somos merecedores de mais um título, que seja de sua vontade.

SINOPSE DO ENREDO:

África, berço das civilizações! Abre as portas dos teus mares bravios, terra mãe de todas as heranças místicas da negritude milenar! No caldeirão em brasa, chama todas as raças dos povos Bantu, Nagô, Jeje e Iorubá. Abre-se o sirê para o teu povo dançar e cantar a africanidade. Os ogãs tocam o atabaque na gira no terreiro. É tempo de celebrar o rei maior: Sango! Agô, meu pai! Kaô, Kabecilê! O Difícil é o nome firma o ponto e estoura a cerveja preta na pedreira. Os yaôs abrem a roda para todos verem Sango dançar balançando o seu osé. O ajapá, animal forte e sagrado de Sango, está simbolizado nos assentamentos do terreiro.
Sango lança o seu fogo ardente no ritual do ajeum. O calor do dendê que prepara o amalá e o acarajé, no acaçá com folha da bananeira e no ajabó bem batido. Rei absoluto de tudo que há, forte, imbatível e majestoso. Sango é ordem, poder, desafio! É o Orisá que nasce do poder e morre em nome do poder. E por isso, se um dia Osalá, o patriarca do Candomblé tivesse que escolher um Orisá para assumir o seu lugar, este orisá seria Sango.
Uma lenda conta que o poder real de Sango surgiu, por ele ter se tornado o quarto Alafim de Òyó, a capital política dos iorubás e a cidade mais importante da Nigéria. Sango era filho de Oranian, que foi fundador da cidade de Òyó e de sua dinastia. Por não suportar a personalidade paciente e tolerante do irmão Dadá-Ajaká, Sango destronou o próprio irmão.  
Sango detém o poder mágico do elemento da natureza mais perigoso de todos: o fogo. Está no raio, no fogo que corta o céu, que destrói, mas que também transforma, protege, ilumina o caminho. A cor vermelha presente nas suas vestes representa o tapete vermelho, pois Sango pisa sobre o fogo, o vermelho original.
Bonito e vaidoso, Sango conquistou todas as mulheres que quis, lançando o seu “olhar de fogo”. Amante irresistível, com paixão e desejo Sango foi disputado por três poderosas mulheres: Oyá, Osum e Obá.
Oyá foi sua primeira esposa. É com ela que Sango divide o domínio sobre o fogo. Osum foi sua segunda esposa e a mais amada. Apenas por Osum, Sango perdeu a cabeça e somente por ela chorou. A terceira esposa de Sango foi Obá, que amou e não foi amada. Ela abriu mão de sua essência e mutilou o corpo por amor ao seu rei Sangô.
No tremular do pavilhão desta valorosa agremiação, que traz as cores consagradas de Sango, o G.R.E.S. Difícil é o nome, pisa forte na avenida. Pede licença e bate cabeça na Intendente Magalhães para falar de Sango! A ancestralidade que corre nas veias do teu povo de fé surge como um clamor: Ojuobá, o senhor da justiça e da igualdade!
Toda honra e toda glória a Sango! Quem é de Sango, não cai porque traz no peito o axé de Ojuobá, o olho do rei Sango. 
Sango, meu pai, venha nos valer! Justiça e igualdade para todos! 
Kaô, Cabecilê, Sango!
Asé para o povo de fé! 

Sandro Gomes
Carnavalesco


Texto: Jeferson Pedro



GLOSSÁRIO IORUBÁ
Abará – porção de feijão fradinho descascado e moído, temperada com sal, cebola, azeite de dendê e camarão seco. É cozido em banho-maria ou a vapor e depois de pronto é enrolada em folha verde de bananeira.
Acarajé – bolinho de feijão fradinho descascado, moído, temperado com sal e cebola ralada, muito bem batido antes de ser frito no azeite de dendê, e servido com molho de pimenta-malagueta, camarões secos, vatapá, tomate e pimentão.
Acaçá – mingau de farinha de milho.
Agô – pedido de licença para movimentos de entrada, saída, passagem etc.
Ajabó – comida feita como oferenda para Sango.
Ajapá – cágado, animal sagrado de Sango.
Ajeum – comida de santo. Ato de comer.
Alafim de Oyó – Rei, governante ou dono do Palácio de Oyó.
Amalá – comida ritual votiva de Sango, feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê.
Asé – energia, força, alto astral
Dada-Ajaká – Divindade iorubá do Panteão de Oyó
Kaô Kabicilê – Saudação à Sango.
Yaôs – iniciantes ao culto
Obá – deusa das aguas do Rio Obá
Ogãs – São aqueles que cantam tocam atabaques no terreiro.
Ojuobá – olhos do rei.
Oraniam – Pai de Sango
Osalá – o criador do mundo e da espécie humana
Osé – machado de dois gumes. Geralmente feito em madeira, pode ser encontrado também em cobre, latão, bronze. Ferramenta de Sango.
Osum – mãe das aguas doces, segunda esposa de Sango
Oyá – mãe dos nove filhos
Sirê – roda, ou dança utilizada para evocação dos Orixás conforme cada nação.

Confiram abaixo o calendário e regulamento da disputa                              
REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA-ENREDO 2018
1 – A seguir está disposto o Regulamento referente ao concurso de Samba-Enredo para o Carnaval 2018 do G.R.E.S Difícil é o Nome. A obra escolhida representará a escola no desfile Oficial do Grupo C, que será realizado na Estrada Intendente Magalhães no dia 12 de Fevereiro de 2017.
2 – O enredo apresentado tem como título: "OJUOBÁ – O Senhor da Justiça e da Igualdade", tendo como responsável o carnavalesco Sandro Gomes.
3 – Para participar do concurso não é obrigatório que o compositor pertença a ala de compositores da agremiação. Portanto, encontra-se aberta a novos integrantes, tendo como diretor-responsável, Baraçal Júnior – Diretor de Carnaval da Escola;
4 – As composições apresentadas para inscrição deverão ser inéditas, tanto na parte musical como em seus versos. Não podem conter plágios, adaptações, entre outros.
5 – O Samba-Enredo deve obrigatoriamente acompanhar a sequência apresentada na Sinopse que estará a disposição a partir do dia 23/04.
6 – A quantidade máxima de compositores por obra será fixada em até 5 (Compositores e Participações Especiais).
7 – Os compositores do Samba-Enredo deverão comparecer nas apresentações, reuniões e eliminatórias.
8 – O não comparecimento do Samba Concorrente na apresentação, ou em qualquer fase da eliminatória fará com que a obra seja eliminada da disputa.
9 – A direção da escola estarão recebendo os Sambas Concorrentes no dia 29 de Maio das 20:00 às 23:00.
10 – As inscrições somente serão efetuadas, acompanhadas do seguinte material:
a) 5 cópias do CD;
b) 20 cópias da letra do Samba;
c) Taxa de inscrição no valor de R$ 60,00.
11 – Apresentação dos Sambas será no dia 02 de Junho. A primeira Eliminatória esta marcada para o dia 10 de Junho, às 20:00 horas.
12 – Caso seja necessário, na fase de criação do samba, haverá duas explanações do Enredo, sendo uma no dia 09/05, e outra no dia 23/05. SOMENTE NESSAS DATAS!!
13 – As reuniões serão realizadas nos dias 03, 09, 15 e 23 de Maio, às 20:00 horas;
14 – Caberá as parcerias a responsabilidade de escolha de seu intérprete e cavaco.
15 – As parcerias deverão obedecer a ordem de apresentação que sempre será realizada através de sorteio na quadra às 21:00 horas. Para tal, é necessário que ao menos um (01) responsável pela parceria esteja presente para participar do sorteio;
16 – A quantidade máxima de chamadas para apresentação de uma parceria serão 3 (três).
17 – A quantidade de passadas da bateria será acordada pela direção da escola a cada eliminatória.
18 – Será analisada a empatia do público em todas as fases. Também será levado em consideração o canto da sua respectiva torcida.
19 – O júri indicado pela escola terá a função de eliminar os Sambas Concorrentes a cada fase.
20 – O Samba depois de escolhido será interpretado pelo cantor oficial da agremiação e seus cantores de apoio.
21 – É extremamente proibido o uso de fogos de artifício nas proximidades, redondezas e dentro da quadra.
22 – As eliminatórias serão as sextas-feiras ou Sábado (De acordo com o número de Sambas Intregues) .
23 – A gravação do Samba Vencedor da Escola ficará a cargo (responsabilidade) da parceria Campeã;
24 – Haverá a obrigatoriedade de compra de 02 (dois) baldes de cervejas por parceria na Apresentação do Samba, 05 (Cinco) na fase que antecede a Final; E 10 (Dez) baldes de Cervejas na Final. Haverá promoções para as compras realizadas nas Reuniões. NÃO HAVERÁ A PROMOÇÃO NO DIA DOS ENSAIOS EM GERAL!
25- Haverá a Obrigatoriedade da compra das camisas do Enredo, pelo número de parceiros de samba (Cinco), NO MÍNIMO, caso haja disponibilidade das mesmas.

CALENDÁRIO DE DISPUTA:

23/04 – APRESENTAÇÃO E ENTREGA DA SINOPSE;
29/05 – ENTREGA DOS SAMBAS;
02/06 – APRESENTAÇÃO DOS SAMBAS;
10/06 – PRIMEIRA ELIMINATÓRIA;
16/06 – SEGUNDA ELIMINATÓRIA (DEPENDENDO DO NÚMERO DE SAMBAS);
08/07 – FINAL DO SAMBA.

TELEFONES DE CONTATO:
Baraçal Júnior: (21) 99248-7781.
Diretor de Carnaval.


BOA SORTE A TODOS OS ENVOLVIDOS!!! 






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