25 de abril de 2017

Pelé disputará o seu oitavo mandato para presidência da Cubango

2 comentários :
Com 17 anos de casa, Olivier Pelé segue na disputa pela presidência da Acadêmicos do Cubango. O sambista que ocupa o cargo de presidente há 14 anos concorrerá ao seu oitavo mandato na escola niteroiense, onde também já atuou como diretor de carnaval e vice-presidente.

O veterano do samba que encabeça a chapa de número um, intitulada “Todos pela Cubango”, tem como meta obrigatória a apresentação de um carnaval competitivo em 2018. Além de propostas bases, como:
·         Construção da nova quadra em terreno cedido pela Prefeitura de Niterói em outubro de 2016;
·         Extensão da oferta de aulas esportivas na sede da agremiação, que atualmente dispõe de duas modalidades: Capoeira e Jiu-jitsu;
·         Ampliar a parceria com a Escola Estadual Doutor Memória (colégio do bairro) em ofertar aos alunos, aulas de capoeira. Pois o pavilhão já é o responsável pelos passeios históricos e turísticos da instituição de ensino;
·         Executar a parceria firmada com a Prefeitura de Niterói e oferecer todas as oficinas sócio culturais de temática carnavalesca na Vila Olímpica que será construída nos próximos meses pelo governo entre a futura quadra da escola e o CIEP municipalizado, Professor Aluísio Teixeira.
A chapa que tem como vice-presidente Bobby Brown, componente da escola e morador da comunidade, pretende dar continuidade ao trabalho realizado ao longo desses 14 anos. Pois desde 2003, a Cubango vem conquistando espaço e respeito no mundo do samba, tanto em sua cidade natal como no Rio de Janeiro.
A agremiação tem em seu hall 62 troféus de premiações, onde 58 desse total foram conquistados sob a direção da atual presidência, como Estandarte de Ouro, Samba-Net, Plumas e Paetês, Estrela do Carnaval, SRZD, Gato de Prata, Tupi Carnaval Total, Rádio Manchete e Apoteose.
Mesmo em tempo eleitoral, o presidente Pelé continua a manter a rotina da Acadêmicos do Cubango. O mandatário tem enredo para 2018, o bicentenário do município de Nova Friburgo que já tem até data de lançamento oficial, 16 de maio na quadra da Unidos da Saudade em Friburgo.
Sobre o quadro de profissionais, significativas mudanças foram feitas em vista de tornar mais competitivo o grupo que irá defender o pavilhão niteroiense. As contratações foram: Luiz Carlos Amâncio para direção de carnaval e harmonia, Evandro Mallandro como intérprete oficial e a talentosa dupla de carnavalescos, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, responsáveis pela vitória da Acadêmicos do Sossego no grupo B em 2016 e também, assistentes de Alexandre Louzada na Mocidade.
Todos pela Cubango X Resgata Cubango
A chapa de número dois de nome “Resgata Cubango” liderada por Belisário e Pool é de oposição a chapa do Pelé, a Todos pela Cubango. A opositora esteve no comando da agremiação durante 41 anos, entre revezamento de nomes na presidência e vice-presidência do executivo e do conselho deliberativo.
Hoje, a Resgata Cubango afirma que a escola não evoluiu. Porém foi nesses últimos 14 anos que a Cubango passou a disputar títulos no carnaval carioca, ganhar prêmios e iniciou o seu processo de modernização e continua a passar. A escola saiu do saudosismo das velhas disputas em Niterói e entrou para um presente na Série A com chances de títulos, com as maiores apresentações que o pavilhão já fez nesses 57 anos.
O GRES Acadêmicos do Cubango em 2003 foi entregue ao Olivier Pelé da seguinte forma: A quadra hipotecada e com uma dívida de 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais); Não possuía barracão; Os carros alegóricos eram emprestados de duas agremiações que atualmente estão na Série B; A quadra com capacidade de receber 600 pessoas só tinha 01 espaço sanitário para atender a todos.
De 2003 ao presente momento, a Acadêmicos do Cubango se tornou proprietária da quadra, a dívida foi sanada no período de 2003 a 2011; É uma escola estruturada, reconhecida e premiada; Possui 5 carros alegóricos; Usufrui de um barracão com toda infraestrutura na Avenida Brasil e tem uma quadra com capacidade ampliada para 1500 pessoas e com 10 espaços sanitários.  
Entre outros assuntos abordados como justificativas para a saída do atual mandatário pela oposição é ter 100% comunidade no desfile. Porém, a Cubango é uma escola que não se auto sustenta e não dispõe de espaço dentro dos padrões de segurança para eventos. Portanto precisa de parceiros para colocar carnaval na rua e pagar as contas do dia a dia da sede e barracão. E uma das formas que a presidência e diretoria têm como arrecadar financeiramente é mantendo duas alas comerciais, inclusive uma delas é comandada há anos por uma integrante da própria chapa opositora, a Resgata Cubango.
Em relação ao carnaval 2017, a verde e branca recebeu apenas 30% de sua subvenção prometida. Diante da situação, a escola não deixou se abater e desfilou dignamente sem colocar em cheque a sua saúde financeira. E honrosamente se classificou em oitavo lugar e foi a única agremiação de Niterói que o presidente não se afastou mesmo diante de um panorama de poucos recursos e boicotes.
A eleição para presidente da Acadêmicos do Cubango será no dia 7 de maio, domingo, das 8h às 17h e todos os componentes podem votar portando qualquer documento de identificação com foto. A sede da verde e branca fica na rua Noronha Torrezão, 560, Cubango – Niterói.

2 comentários :

  1. A comunidade está junto com vc Pelé...Vamos para mais um trabalho que precisa de pessoas sérias e honradas que realmente abraça a agremiação. Rumo a vitória !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre: Acho que vc está DISTANTE do Processo Eleitoral da Acadêmicos do Cubango, pois a Comunidade já abraçou a Chapa 2 (Resgata Cubango), pedindo mudanças radicais em todos os setores da Escola. Com relação as dívidas e a ameaça de penhora da Quadra, não foi o Pelé que pagou e sim o nosso Patrono na época, esse sim, proporcionou todo o avanço que a Cubango conquistou nos últimos anos, citado nesta matéria. Procure averiguar em fontes confiáveis!!!

      Excluir