9 de junho de 2017

9 de junho de 2017

PROSA DO FOLIA: Roberto Vinicius, 2º mestre sala da Viradouro

Um comentário :
Em 2018 ele será 1º mestre sala do Arame de Ricardo, 2º da Viradouro, 3º do Império Serrano  além de participar do carnaval de Niterói e Guapimirim. Hoje é dia de conhecer mais sobre Roberto Vinicius.

Quem é o Roberto Vinicius? 
- Roberto Vinicius, é muito família, fiel ao amor da sua vida, um coração que as vezes não cabe no peito , amigo para todas a horas, dedicado no trabalho, tanto de vida quanto de samba, e um grande apaixonado pelo samba.

Como começou a sua relação com o carnaval ?
- Desde que eu nasci, minha mãe e meu pai se conheceram na quadra da GRES Império Serrano e lá começou minha historia de vida e de samba, eu acompanhava minha avó que era baiana da ala cidade alta, presidida pela saudosa Neide Dominicina. Minha mãe foi anos cabrocha do saudoso mestre Fuleiro, depois desfilou na primeira ala de passo marcado da escola, a ala sente o drama,  então posso afirmar que minha vida teve inicio no
 Império.

Por quais escolas você já passou e qual ano foi o mais marcante ?
- Foram Varias, Atualmente sou: 1º Mestre sala da Arame de Ricardo, 2º Mestre Sala da Unidos do Viradouro, 3º Mestre Sala do Império Serrano, 1º Mestre Sala Gaviões da Iconha (Guapimirim) e 1º Mestre Sala do Unidos do Castro (Niterói). Trajetória: Portela, Caprichosos de Pilares, Inocentes de Belford Roxo, Paraíso do Tuiuti,  Renascer de Jacarepaguá,  Império da Tijuca, Difícil é o Nome,  Unidos do Jacarezinho, Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arrastão de Cascadura,  Boi da Ilha do Governador, Infantes de Lins (Escola Mirim), Paz e Harmonia (Cabo Frio). O desfile mais marcante na minha vida, foi minha primeira passagem pelo Império Serrano em 2012, alem do enredo ser uma grande amiga de infância da minha falecida avó, dona Ivone Lara, estava desfilando e representando o pavilhão da escola aonde praticamente minha vida começou.

Em 2018 você estará na Unidos da Viradouro, como surgiu o convite ?
 - O convite surgiu, em virtude do trabalho que Alana Couto e eu temos feito na GRES Arame de Ricardo como primeiro casal, a diretoria da escola acompanhou nosso trabalho e nos convidou para assumir o posto.

Como é sua relação com sua porta bandeira ?
 - Não poderia ser melhor, pois alem de ser minha porta bandeira é minha namorada, o envolvimento fora da dança se reflete dentro dela e isso tem nos ajudado.


Já aconteceu algum imprevisto na hora do desfile ?
 - Sim, vou citar tudo que já aconteceu, hoje não vou terminar, mas o mais marcante foi sem duvidas foi o desfile da Portela 2006, em que eu era o 2º mestre sala, e meu antiderrapante da bota descolou devido a chuva na hora do desfile, me senti patinando na avenida mas no final correu tudo bem.

Você tem alguma inspiração no samba ?
 - Sim, em vida tenho a Vilma Nascimento, por sua historia  e tudo que ela representa para o carnaval. Para mim ela é porta voz da arte de mestre sala e porta bandeira. Em memória, a minha avó que foi quem me apresentou este mundo, se não fosse ela, não sei se estaria aqui contando estas historias.


"O samba me apresentou pessoas que vou levar para minha vida toda"

O que o carnaval mudou em sua vida ?
 - Não digo o que ele mudou, mas digo que ele é uma grande parte dela, desde que me entendo por gente nunca me vi fora do carnaval, quando criança fui de alas mirins, passista mirim, mas sempre querendo ser o que sou hoje. O samba me apresentou pessoas que vou levar para minha vida toda, se não dizer que no samba conheci minha namorada, então quase tudo na minha vida esta ligado a samba, meus trabalhos de escola, principalmente de historia, eram baseados em sambas-enredo. Então com todo orgulho eu digo que o samba e meu lar, que como todos os lares existem alegrias e tristezas.

Deixe seu recado aos internautas do "Folia do Samba" e aos admiradores do seu trabalho
 - Agradeço a todos pelo carinho, obrigado a equipe do  site "Folia do Samba", pela oportunidade de poder contar um pouco da minha historia dentro do carnaval. 

Um comentário :

  1. Além de um profissional maravilhoso, uma pessoa super do bem e sempre de bem com a vida.
    Obrigado por fazer parte de seu ciclo de amigos!!!

    ResponderExcluir