9 de agosto de 2017

PROSA DO FOLIA: Roberta Melo, coreógrafa da Dragões da Real

Nenhum comentário :
Ela já foi bailarina da comissão, criadora e diretora artística e atualmente segue a frente da escola que trará a gente caipira para o Anhembi. Na "Prosa do Folia" de hoje Roberta Melo, coreógrafa da comissão de frente da Dragões da Real


Quem é a Roberta Melo ? 
-Sou formada em Propaganda e Marketing, Ballet, Teatro, direção Artística, e hoje estudante de psicanálise junguiana, filha de nordestinos, só ai já da pra saber que não tenho medo de nada, tão pouco fico esperando as coisas caírem do céu, sou uma artista sonhadora, que estudou e estuda muito, dança, teatro, canto, artes em geral, pesquiso bastante, venho de familia simples, e pra conseguir o que quero: arregaço as mangas e vou atrás de conhecimento e pessoas que possam agregar, sempre com muita garra e determinação.

Como começou a sua relação com o carnaval ?
- Primeiro recebi um convite pra dançar numa comissão de frente, já era coreografa e diretora artística, mas pensei...nunca dancei no carnaval vou lá conhecer, amei isso foi em 2013, me apaixonei pela energia que as pessoas depositavam alí, depois vi um lado ludico encantador de pessoas que ficam o ano todo idealizando e ajudando a construir suas fantasias para o grande dia, é uma competição regada a muita arte.

Por quais escolas você já passou ?
- Dancei em 2013 na Comissão de frente do Vai-Vai, fiz criação e direção artística em 2015 no Vai-Vai, em 2016 fui pra Gaviões da Fiel como coreógrafa, depois voltei pro Vai-Vai em 2017 coreografando, e agora estou na Dragões da Real para o carnaval de 2018, como coreógrafa e diretora da comissão de frente, e pretendo ficar alguns anos.

Como surgiu o convite para a Dragões da Real ?
- Ao término do carnaval este ano, conversei bastante com o coreógrafo da Dragões que havia saído e o mesmo me indicou pra Dragões, e achei que alí meu trabalho se encaixava bem, mandei meu material, fiquei alguns dias negociando e nos acertamos.


Apresentar o enredo através da comissão de frente que é a primeira coisa em uma escola, digamos que é a "primeira impressão", é uma responsabilidade a mais ?
- Olha pra mim, todos os trabalhos que desenvolvo são de extrema responsabilidade pois consílio com meu auto crescimento, então toda e qualquer ação que Eu faça é muita responsabilidade pois estou lidando com uma parte minha. Eu poderia estar fazendo qualquer coisa no desfile que teria a mesma importância e envolvimento.

De onde vem inspiração para comissões que ganham tanto destaque no desfile ?
- Como citado anteriormente pesquiso muito, já trabalhei em muitos cenários, televisão, cinema, teatro, viagens internacionais, conheço muitas pessoas e tenho amigos em muitas áreas totalmente opostas, pesquiso muito, converso com pessoas que admiro o trabalho, converso com minha analista, e assim vou mostrando meu quebra-cabeça para apresentar a escola, minhas criações passam por áreas totalmente distintas.


Você é coreógrafa mas o samba no pé, você tem ?
- Opa tenho sim, adoro sambar, sempre peço umas dicas as minhas amigas lindas de escola de samba, passistas e rainhas de bateria elas praticam muito o quadril parece que vai descolar do corpo acho lindo demais, e vou aprendendo com elas as melhores, mas Eu mando bem sim rs.

Você tem alguma inspiração no samba ?
- Sim vários rs...Carnavalescos: Alexandre Louzada, Paulo Barros, Max Lopes, Joãozinho Trinta, Rosa Magalhães, coreógrafos: Marcos Moura, Jorge Teixeira e Saulo Finelon, Helio, Marcelo Misailidis, Priscila e Rodrigo, Patrick ...


O que o carnaval mudou em sua vida ?
- Tudo rs...Quando entrei pro carnaval minha visão mudou em relação a tudo, principalmente por ter vindo do mundo acadêmico da dança, teatro, onde ainda há um distanciamento muito grande entre os artistas e o carnaval em São Paulo (não sei o motivo), mas minha visão mudou com a organização interna dos profissionais como carnavalescos, coreógrafos, escultores de escolas de samba, diretores, são profissionais extraordinários, apaixonados pelo que fazem, e o carnaval é uma fábrica de criatividade com gênios trabalhando dentro dela.

Deixe seu recado aos internautas do "Folia do Samba" e aos admiradores do seu trabalho
- Bom espero poder passar toda a emoção e amor que trabalho em minha próxima Comissão de Frente da Dragões da Real, cotando com um elenco que vista a camisa da escola,agremiação de gente jovem e feliz, com muita determinação e energia, exemplos de profissionais e seres humanos, organização e gestão, respeito e garra, força de vontade e honestidade, esta escola de gente caipira e feliz esta me fazendo muito bem, e quero retribuir a altura com louvor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário