23 de outubro de 2017

PROSA DO FOLIA: Jaçanã Ribeiro, 1º porta bandeira da Inocentes de Belford Roxo

Nenhum comentário :
Na nossa prosa de hoje é dia de conhecer a trajetória de Jaçanã Ribeiro, 1º porta bandeira da Inocentes de Belford Roxo
Foto: Felipe Araujo

Quem é a Jaçanã Ribeiro ?
- Sou uma pessoa alegre, extrovertida, de bem com a vida e que ama dançar.
Como começou a sua relação com o carnaval ?
- Comecei bem pequena, em torno de dois anos de idade já tinha envolvimento com o carnaval, mas não ainda como porta bandeira, minha carreira no carnaval começou como passista e rainha de bateria.
Por quais escolas você já passou e qual ano foi o mais marcante ?
- Unidos do Cabral (2000/2001), Alegria da zona sul (2001/2005), Império da Tijuca (2006/2015), Inocentes de Belford Roxo (2016/ até o presente ). O ano mais marcante para mim sem duvidas foi 2010 Império da tijuca, também 2013 e 2014.
Como veio o convite para a Inocentes ?
- Meu convite para a Inocentes partiu da diretoria da mesma, na qual eu aceitei de imediato.
Como é sua relação com seu mestre sala ?
- Como todos sabem eu já danço com o Peixinho há 6 Carnavais e como todo casal existe nossos momentos de estress completamente normais e nosso carinho e respeito um pelo outro e muito forte.
Foto: Felipe Araujo

O quesito mestre sala e porta bandeira é um dos mais importantes e defendido apenas por duas pessoas, qual é  responsabilidade de levar o pavilhão da escola ?
- A responsabilidade de levar o primeiro pavilhão assim como de todo quesito, e de muita disciplina, ter amor ao que faz e não levar na brincadeira pois uma escola de samba precisa do seu pavilhão protegido e exaltado por nós os escolhidos.
Se apresentar para o jurado ou assistir as notas na apuração, o que é mais tenso ?
- Eu acho que mais tenso e assistir a apuração rs, eu nunca vou pois passo mal.
Você tem alguma inspiração no samba ?
- Minha inspiração no samba, são todas as portas bandeiras, desde as mais antigas até as que estão começando. Elas servem de inspiração continua, o novo e o antigo se misturam, lógico que sempre inovando mas nunca perdendo a tradição do nosso bailado.

O que o carnaval mudou em sua vida ?
- O carnaval mudou muitas coisas na minha vida tanto pessoal como a profissional. Só posso dizer que a grande mudança foi o compromisso de ter que estar todo o carnaval à disposição da folia de momo, coisa que todos saem pra descansar eu estou trabalhando e feliz!
Deixe seu recado aos internautas do "Folia do Samba" e aos admiradores do seu trabalho
- O meu recado para todos os que admiram o meu trabalho e para aqueles que um dia sonham com a arte de ser uma porta bandeira. Nunca desistam dos seus sonhos, independente de quão seja possível ou não, pois só você sabe o quanto é difícil caminhar pra chegar ao sucesso! Mas como muita humildade e muita fé você chega lá !!!

 
Foto: Alex Nunes

Nenhum comentário :

Postar um comentário