25 de outubro de 2017

PROSA DO FOLIA: Silvia Waszak, madrinha de bateria da Imperador do Ipiranga

Nenhum comentário :
Hoje é dia de Prosa do Folia com Silvia Waszack, madrinha de bateria da Imperador do Ipiranga
Foto: Eduardo Graboski


Quem é a Silvia Waszack ?

- Bom, meu nome é Silvia Waszak. Eu venho de uma cidadezinha do interior do Paraná, uma colônia polonesa chamada São Mateus do Sul. Sou formada em Administração, fiz 3 anos de Direito, mas desde pequena tinha o sonho de trabalhar com televisão. Sempre fui torcedora do Corinthians e encantada pelo carnaval, então aconteceu de eu vir morar para cá (São Paulo) e tive a chance de ver o desfile da Gaviões no sambódromo de São Paulo. Isso foi em 2013. Naquele dia eu falei “Próximo ano eu vou estar ali desfilando”, e graças a Deus foi o que aconteceu.

Como começou a sua relação com o carnaval?

- Minha história começou com o Corinthians. Tive que traçar uma meta para ir atrás dos meus sonhos, então em 2013 eu me candidatei no concurso Musa das Torcidas (hoje Musa do Brasileirão) pelo meu time, claro. O concurso foi decidido por votação pela internet e eu acabei ganhando o título. Depois do resultado, fui apresentada pelo vice-presidente cultural do Corinthians, Flávio Ferrari, à escola Gaviões da Fiel. Naquele ano estava saindo o Ronaldinho (Ronaldo Fenômeno) como homenageado e eu ainda brinquei “Eu quero sair ao lado do Ronaldinho”. Por Deus, abriu uma vaga e eu acabei sendo a guardiã do fenômeno. Isso me marcou muito, meu primeiro ano no Carnaval e eu já saí ao lado do meu ídolo, guardiã do Fenômeno. Esse foi o começo de uma grande história na Gaviões e no carnaval de São Paulo.

Por quais escolas você já passou e qual ano foi o mais marcante?

- Desde 2014 desfilo pela Gaviões da Fiel. Esse ano fui convidada para ser Madrinha de Bateria da Imperador do Ipiranga e fiquei muito honrada, vou representar esse cargo com todo carinho, toda minha paixão. Também sairei na Gaviões, porque disso eu não abro mão. É minha escola de coração e alma. Posso citar dois anos mais marcantes no Carnaval para mim, um bom e outro mais estranho. O melhor momento foi minha estréia em 2014, quando saí ao lado do Ronaldo, meu ídolo. O mais estranho foi em 2015, quando trocaram meu nome na TV: ao invés de colocaram Silvia Waszak, colocaram Silvia Ferrari. Mas todos os anos foram maravilhosos.

Como veio o convite para ser madrinha de bateria do Imperador do Ipiranga?

- O convite veio através de um amigo carnavalesco chamado Danilo Dantas, que me levou até a escola e me apresentou ao presidente, o Edu. Falei com ele sobre a minha vontade de sair como Madrinha de Bateria, cargo pelo qual nunca desfilei e está aí, graças a Deus. Serei coroada dia 9 de dezembro como Madrinha de Bateria da Imperador do Ipiranga.

Foto: Eduardo Graboski


Como está sendo sua relação com a escola?

- Minha relação com a Imperador é muito recente. Eu não conhecia a escola pessoalmente, fui apresentada por um amigo nesse ano, mas o que posso dizer é que minha apresentação foi maravilhosa. Fui muito bem recebida por todas as alas, pela Rainha da Bateria que também é a Rainha da comunidade, pelo Presidente, pela Velha Guarda, pelas pessoas que estavam assistindo, foi um dia muito feliz e eu me senti muito bem recebida, as baianas me abençoaram. Enfim, foi tudo perfeito. Acho que minha relação está sendo muito boa e espero que seja cada vez melhor.

Como é a sua preparação para o carnaval?

- Minha preparação está sendo bem corrida. Estou aprimorando meu samba fazendo aulas de dança quase todos os dias com a Tainara Primo, que é a Rainha de Bateria da Gaviões há muitos anos, é da comunidade. Fora isso, estou focada nos meus treinos na academia, cuidando de perto da alimentação com orientação do meu nutrólogo, realizando procedimentos semanais em clínicas de estética. Estou fazendo de tudo para estar bem linda na hora de representar minha escola.

O que você pode adiantar do seu carnaval 2018?

- O que posso adiantar é que será o meu melhor ano. Eu quero fazer uma coisa nova, quero fazer uma fantasia com muito, muito brilho mesmo porque eu acho que é um ano de comemoração. O ano de 2018 vem para nós com muita novidade, eu venho com muitos planos e quero estar bem preparada. Acho que carnaval merece brilho, merece alegria e isso não vai faltar, além, claro, de muito samba no pé! É a loira no samba, gente!
Foto: Eduardo Graboski


Você tem alguma inspiração no samba?

- A minha inspiração no samba é minha professora e amiga querida, Tainara Primo. Ela é uma pessoa maravilhosa, humilde, que sabe muito, que sai pelo mundo todo dando workshops de samba, inclusive na Coréia. Ela dança muito bem, é muito educada, gentil. Ela abre os braços da bateria mesmo, te convidando para sambar ao lado dela. É uma das melhores pessoas que eu conheço no mundo do samba, para ela eu tiro o chapéu.

O que o carnaval mudou em sua vida?

- Tudo! Mudou completamente minha rotina, locais que passei a frequentar, dias de ensaio na semana. Também conheci muitas pessoas, muitos carnavalescos, muitos ateliês. Conheci o Adriano do Ateliê das Fantasias que é uma pessoa que me ajuda muito fazendo minhas roupas. O carnaval me mudou completamente, me mostrou uma alegria de viver. Hoje eu posso dizer que eu passo meu ano todo em preparação para o carnaval. Isso é ótimo porque ele te dá um incentivo para você se cuidar, manter seu corpo bem, cuidar da sua alimentação, me ajuda até espiritualmente. Eu gosto muito, o carnaval realmente me faz feliz, é o que eu amo.

Deixe seu recado aos internautas do "Folia do Samba" e aos admiradores do seu trabalho

- Bom, primeiro gostaria de agradecer a vocês do “Folia do Samba” que acompanham o meu trabalho desde o início, desde o primeiro ano que eu saí na Gaviões. É um prazer estar com vocês mais uma vez. Aos meus admiradores que sempre me receberam muito bem nos camarotes, que vêm me abraçar depois de cada ensaio, me reconhecem nas academias, nas ruas, que sabem que eu vivo para isso, meu muito obrigado! Para mim, não tem nada melhor. Só posso agradecer a eles e também agradecer a Deus por ser tão bem recebida por esse povo. Gostaria de dizer que eu os admiro muito mais ainda, respeito a todos e que estou sempre dando meu melhor para trazer um pouco mais de encanto para a vida de todos. Um beijo querido a todos!

Foto: Eduardo Graboski

Nenhum comentário :

Postar um comentário