27 de novembro de 2017

'Papo Reto com Tiago Linck' - Deixa a borboleta te encantar...

Nenhum comentário :
A arte antiga que atravessou os séculos serviu de inspiração para a Acadêmicos da Rocinha contar na Sapucaí uma técnica de imprimir na madeira histórias que merecem ser contadas.

A pequena cidade do Agreste, São José dos Bezerros, traçada nos tacos de umburana, eternizou em preto e branco, histórias do Nordeste.

Sob o céu azul, com nuvens baixas revela em muros xilografados memórias populares.


Na madeira preparada, traço histórias do Agreste Pernambuco, das pessoas que viviam ali, representadas em desenhos mais alegres, as histórias que rodeavam o Nordeste e que passavam ensinamentos até o alimento que matava nossa fome.

Sou José Francisco Borges, conhecido como J. Borges.Sou mestre do Cordel, assim me consideram. Nascido no pernambuco, vi perto o sofrimento do meu povo e precisei retratar isso, vi a evolução do mundo, mas xilogravei história popular e simples.

 Xilogravei o nosso carnaval, alegre, festeiro, a cultura popular do Nordeste. Na madeira, esculpi a alegria do meu povo e assim marquei a felicidade mesmo que humilde.


Resgatar os 110 anos da Xilogravura e desse mestre que xilogravou histórias Nordestinas, nos faz viajar no tempo, acima de tudo nos faz estar perto da arte e da cultura.Além de nos proporcionar conhecimento e aprendizado, esse resgate que a Rocinha pretende fazer nos trarão reflexões e principalmente conhecimento com aquilo que não está tão perto de nós.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário