16 de novembro de 2017

'Papo Reto com Tiago Linck' - Meu tigre vem coroar, as divas da canção

Nenhum comentário :
Voltamos em meados dos anos 30 onde tudo começou de fato, porém nos anos 40 e 50 que temos o auge da  Era Ouro do Rádio.

Guanabara: Cassinos, Bares, Boates, Teatros:marcados pelo glamour e requinte.Nesse momento funda-se a Rádio Nacional, famosa por ditar costumes e modas na época e também responsável por integrar o  país.
Foto: Alex Sandro Gardel 

O rádio, indispensável nos lares brasileiros,fazia entrar canções que logo caíam no gosto do povo. Os Programas faziam sucesso, a disputa entre cantores e cantoras deixava mais empolgante, um misto de paixão e adoração.Nele ecoavam vozes femininas que despertavam nos ouvintes verdadeiras paixões.O público passava a admirar aquelas mulheres que interpretavam grandes melodias, cantando de tudo.Surgiram inovações no rádio na época, mas o que parava o Brasil era a eleição para escolher a Rainha do Rádio.Sem grandes repercussões, Linda Batista ficou uma década eleita, e após reformulações e ganhando ainda mais espaços outras Rainhas foram eleitas.Rainhas porque digo que conquistaram o espaço na época. Irmãs Batista(Linda e Dircinha),Marlene,Dalva de Oliveira,Mary Gonçalves,Emilinha Borba,Ângela Maria,Vera Lúcia,Dóris Monteiro,Julie Joy.

As eleições movimentavam o país, o povo ia torcer por sua Rainha preferida, disputavam voto a voto, quem seria a Diva do trono da Rádio.

O Momento mais aguardado era no Baile da Consagração, festa da cidade onde a Rainha escolhida era coroada, num cortejo, a soberana desfilava pelas ruas até o teatro, delirando a multidão que estava ali pra acompanhar de perto.

Essas Rainhas que tanto nos embalavam com suas vozes imortais em melodias que arrepiavam ao escutar, hoje a Porto Da Pedra num cortejo estende o tapete a elas coroando a todas essas Rainhas, Divas, como queiram chamar. Seremos súditos e súditas sem disputas por uma Rainha, abraçaremos todas, consagraremos a todas elas que nos deixaram verdadeiras canções a esse país.


São dez estrelas que vem pra brilhar, dez vozes que vem para  resgatar memórias, aplaudiremos a elas de pé, essas verdadeiras: Divas da Canção.   

Nenhum comentário :

Postar um comentário