6 de dezembro de 2017

Projetistas comentam acidentes em alegorias e mais no Quintas com Quintaes

Nenhum comentário :
“Nós tornamos reais e viáveis os sonhos dos carnavalescos”. A assertiva é um trecho do papo esclarecedor entre o carnavalesco Mauro Quintaes e os projetistas João Torres, Renato Esteves e Monclair Filho, nomes de grande reconhecimento nos bastidores do Carnaval Carioca. A entrevista irá ao ar amanhã, às 20h, em Quintas com Quintaes, programa exibido pelo canal de mesmo nome no YouTube e que está em sua terceira temporada.

Mas qual a função propriamente dita do projetista? De acordo com os convidados, são eles os responsáveis, em suma, por transformar os desenhos em alegorias. Como? Fazendo uma leitura técnica para que o carpinteiro, o ferreiro e outros profissionais possam realizar seu trabalho, conforme explica Mauro. O carnavalesco e apresentador faz questão de ressaltar ainda que os projetistas sugerem modificações para adequar a parte artística à parte técnica, contribuindo, desta forma, muitas vezes, para o processo de criação.
Foto:  Diego Mendes/Setor 1 


Zelar por questões relacionadas a medidas, peso e segurança também é uma obrigação dos projetistas. Por falar nisso, os acidentes envolvendo os carros alegóricos no último carnaval, claro, estiveram em pauta. Acerca do assunto, João, Renato e Monclair comentaram que o CREA esteve nos barracões antes do desfile das campeãs, fez uma série de exigências e todas foram cumpridas. Depois disso, salientaram, os fiscais não retornaram mais. Contudo, foram adotadas mudanças à época solicitadas, como o aumento do espaço do motorista.        

A maior dificuldade do ofício, entretanto, disseram eles, é fazer com que um carro alegórico de medidas 5,5m X 8m (no barracão) adentre a Avenida com 10m X 15m. Para assistir ao programa completo e às entrevistas anteriores, inclusive as das outras duas temporadas, basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UCaDoTJWBvkxGaw1aoBxBKqw.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário