FOLIA NOS BARRACÕES: Acadêmicos do Tatuapé - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

Anuncio Aqui

FOLIA NOS BARRACÕES: Acadêmicos do Tatuapé

Compartilhar
Tá na hora de partir rumo ao Maranhão com a atual campeã do carnaval paulistano. Saber sobre a cultura, lendas e segredos desse estado do nosso Brasil. O Acadêmicos do Tatuapé com seu carnavalesco Wagner Santos levará para o Anhembi o enredo "Maranhão, os tambores vão ecoar na terra da encantaria".



O TEMA 

O tema sobre o Maranhão segundo o presidente Eduardo Santos já estava com a escola à alguns anos porém para 2018 ele chegou de uma forma mais intensa.

"Para o enredo chegar até a nossa mesa é porque já tinha sido avaliado a parte visual, artística e musical. O tema sobre o Maranhão já tinha sido aprovado nesses quesitos, só faltava a oportunidade", revelou o presidente.


SETORES

O desfile começa pela chegada dos franceses ao Brasil nas terras no Maranhão aonde formam a cidade de São Luis. O setor traz a visão que eles tiveram do paraíso tropical e também a visão que os índios nativos tiveram dos franceses quando chegaram aqui. Ainda será retratado a herança deixada dos franceses, a retomado do território, a chegada dos portugueses, espanhóis até a invasão holandesa.

O segundo setor retrata a chegada dos escravos, negros africanos que vieram para desenvolver a agricultura maranhense. A importância do algodão e arroz e também as influências religiosas.

O terceiro setor aborda a encantaria maranhense, as lendas, assombrações e tradições. O estado é rico em histórias que a população diz ser verdade.

O quarta parte do desfile fala sobre a cultura maranhense, a música o Reggae, os festejos juninos, o bumba meu boi, as tradições características desse povo.

Fechando o desfile a escola traz a religiosidade maranhense através do padroeiro São José de Ribamar. A escola faz uma visita até a cidade e festeja com seu padroeiro com comidas típicas, procissões, romaria, tudo que acontece na comemoração e louvação ao canto protetor do Maranhão.

REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

Para o carnaval 2018, a atual campeã novamente usou do reaproveitamento de materiais. A escola doa 100% de suas fantasias a comunidade com o compromisso dos componentes fazerem um número mínimo de ensaios. Ao fim do desfile, a comunidade devolve essa fantasia e a escola começa a trabalhar em um reaproveitamento.

"Tivemos um retorno de 90% dessas fantasias, isso ajuda na parte financeira do nosso projeto, a essência da fantasia continua a mesma mas ela é mudada. Uma pluma continua uma pluma porém ela muda de cor, pedras, faisões, tudo é reaproveitado e reformado em uma grande intensidade", revelou o presidente Eduardo.


RUMO AO BICAMPEONATO

A atual campeã sempre entra a avenida com uma responsabilidade maior, além de defender o titulo a agremiação tenta o bicampeonato.  O presidente resume 2017 como "fruto de muito trabalho", esse que também esta sendo feito para 2018.

"Estamos trabalhando pesado, todos os dias, 24 horas para fazer de novo o melhor carnaval da nossa vida. Temos a consciência do nosso campeonato mas estamos fazendo tudo de novo para conseguir novamente o titulo e ser bicampeões", finaliza Eduardo.

Presididia por Eduardo Santos, o Acadêmicos do Tatuapé será a quinta escola a desfilar na sexta feira de carnaval pelo grupo especial da folia paulistana.

Fotos: Divulgação Tatuapé



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post