12 de janeiro de 2018

FOLIA NOS BARRACÕES: Unidos de Vila Maria

Nenhum comentário :
Isso Isso Isso, a Vila Maria chega hoje no FOLIA DO SAMBA para mostrar o seu barracão e detalhes do seu desfile para o carnaval 2018. A agremiação tenta o título inédito com o enredo "Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o principio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolaños, Arriba Vila, Arriba Mexico" do carnavalesco Fran Sérgio.


O ENREDO

O tema da escola é inspirado na essência do programa Chaves. A alegria, o humor inocente que apaixonou crianças, jovens, idosos e que fazem todos esquecer a tristeza. No mundo atual o carnaval nos permite isso, esquecer sobre os problemas e nos "divertir" um pouco. Roberto Bolaños trouxe isso para todos nós, a espontaniedade dos personagens, os adultos que faziam crianças, a essência dos personagens simples que encantam todos.

SETORES

O desfile da Vila Maria é baseado na história do México através do olhar do Bolaños. O primeiro setor traz os povos pré colombianos, maias, astecas que foram os  primeiros habitantes do México. Eram civilizações que inventaram a pipoca, a roda,o  chocolate etc..Construiram palácios, pirâmides, cidades. 

O segundo setor traz a vinda do colonizador, havia uma profecia que viria deuses. Eram brancos de olhos azuis, espanhóis, em busca de riquezas, terras e acabaram colonizando  assim surgindo a miscigenação que é o terceiro ponto do enredo. O surgimento do povo mexicano mestiço, da mistura do velho mundo com o novo mundo, o nascimento do povo caliente, alegre, surpreendente, nasce um país que usa essas belezas naturais. 




O quarto setor traz a fusão dessa mistura, a cultura Mexicana, os personagens com Frida Kahlo, o próprio programa do chaves, as belezas naturais, a culinária. O último setor são as festas, o México,  assim como o Brasil, são festeiros o ano todo. A mais importante e diferente são as festas dos mortos, aonde eles lembram os que se foram, um grande carnaval em homenagem aos que já partiram e assim termina o desfile da Vila Maria. 

MATERIAIS ALTERNATIVOS

A utilização de materiais alternativos são a saída para os carnavalesco para reduzir os custos a cada ano. O reaproveitamento da estrutura também ajuda na hora dos gastos para um desfile. 

" Sempre usei materiais alternativos nos meus trabalhos, reciclagem de materiais da própria escola e estrutura também, isso já vai cortando os gastos. Usarei também penas e faisões artificiais, o uso do grelô (bolinhas de pano) que é muito usado no México, são materiais diferentes e baratos mas que conseguem dar o efeito de luxo na avenida.", revelou o carnavalesco Fran Sérgio.


BOLAÑOS

Bolaños é um dos maiores artistas do mundo, até hoje as pessoas assistem seus programas, até repetidas vezes, e sempre está alegrando a todos. A Vila Maria terá a responsabilidade de falar sobre esse astro da Tv.

"Falar do Bolaños é muito emocionante e uma responsabilidade enorme, quando falo que esse é o enredo muita gente responde dizendo que ele merece, que está torcendo e recebem muito bem. Bolaños é um artista inteligentíssimo, multimídia,  um dos grandes personagens mundiais e estamos confiante que a virgem de Guadalupe irá nos iluminar." 

A Vila Maria promete um carnaval com muita garra desde o presidente, barracão e a sua comunidade. Muitas cores, alegria e descontração do povo caliente estarão no desfile e é claro, os personagens da vila do Chaves também.

Presidida por Adilson José de Souza, a Unidos de Vila Maria será a sétima escola a desfilar no sábado de carnaval, encerrando o grupo especial de São Paulo.

Fotos: Kaue Oliveira


Nenhum comentário :

Postar um comentário