'Alô X9 Paulistana' Darlan Alves segue como intérprete oficial da escola - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

'Alô X9 Paulistana' Darlan Alves segue como intérprete oficial da escola

Compartilhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a tradicional agremiação da Parada Inglesa, zona norte, será anunciada com um dos gritos de guerra mais charmosos do Carnaval de São Paulo: “Alô X-9 Paulistana! É hora do show!”
“Esse ano a escola homenageará um dos maiores artistas desse país, Arlindo Cruz, e me sinto honrado em fazer parte desse lindo projeto. Além disso, daremos continuidade ao trabalho de canto junto as alas que a cada ano vem se destacando nos ensaios técnicos e no desfile oficial”, afirma Darlan Alves. A permanência do cantor foi definida após reunião com a direção da escola e divulgada nas redes sociais oficiais.
Darlan e sua ala musical abriram o segundo dia dos desfiles oficiais da folia paulistana e surpreenderam o público presente levantando e empolgando a galera com o samba-enredo "A voz do samba é a voz de Deus - depois da tempestade, vem a bonança" que contou sobre os provérbios populares, desenvolvido pelo carnavalesco Amarildo de Melo. “Foi emocionante ver a reação da arquibancada cantando junto com a gente, trocando essa energia maravilhosa. Melhor ainda foi sentir a energia do nosso componente e ouvir a escola ecoando como um grande coral. Uma das maiores emoções da minha vida”, declara.

A agremiação é bi-campeã no Grupo Especial nos anos 1997 com "Amazônia, a dama do universo", em 2000 com "Quem é você, café!" e duas vezes no Acesso: em 1994 com "Confete, a saudade colorida" e esse ano com o enredo "Vim, vi e venci. A saga artística de um semideus". Em 2018, permaneceu no grupo de elite com "A voz do samba é a voz de Deus - depois da tempestade, vem a bonança".


Trajetória, carreira e família
Até chegar ao posto de voz oficial de uma agremiação, Darlan foi ritmista, compositor e integrou time de canto. O ano de 2003 foi o divisor de águas na sua carreira quando ganhou o samba e assumiu oficialmente o carro de som da Tom Maior, no carnaval “Uma História Sem Fim… Pois o Mundo Não Se Acabou”, 4° lugar no Grupo de Acesso.

Em 2004, foi o cantor principal de duas agremiações: Tom Maior com o tema “Deus Ajuda Quem Cedo Madruga Nesta Cidade Que Nunca Para”, que levou o vice-campeonato do Acesso e Unidos de Vila Maria com “São Paulo No Coração do Brasil. Parabéns Para Você”, que conquistou a sexta posição.

O clã “Alves Carneiro” fez história no Carnaval paulistano e iniciou a trajetória de sucesso e vitórias na escola de samba da zona oeste da capital, Tom Maior. Ainda adolescentes, três dos oito irmãos, Bará, Oberdan e Darlan começaram como ritmistas da bateria e depois, já envolvidos em grupos de pagode e rodas de samba, arriscaram composições de samba-enredo. A partir daí,a parceria em família se tornou invencível e, só na Tom Maior, ganhou quase 18 concursos de samba enredo. Darlan coleciona mais de 30 composições vitoriosas em São Paulo e Rio de Janeiro com diferentes parcerias. Em 2011, conquistou o prêmio Samba Net de melhor samba-enredo pela carioca Tradição, com “Juazeiro do Norte, Terra de Oração e Trabalho. 100 Anos de Fé, Poder e Tradição”.

O litoral e interior de São Paulo também mantém a cultura de desfiles de escolas de samba. Em Santos, a Sangue Jovem, famosa escola que nasceu da torcida organizada do Santos, teve Darlan como voz oficial por oito anos (entre 2006 e 2014). Esse ano, brilhou na escola de samba Ki-Fogo, em São Sebastião, conquistando o pentacampeonato com o tema “Êxodo, a Caminhada da Vitória".


Por dois anos seguidos, também esteve a frente dos carros de som da Bonecos Cobiçados, de Guaratinguetá e da Unidos da Vila Alemã (UVA), em Rio Claro, e, em 2016, sagrou-se campeão como voz oficial da Tradição de Ouro, em Santo André, região do ABC.


Compositor de sambas-enredo

O cantor tem motivos de sobra para comemorar. Em 2018 terá duas de suas obras cantadas na avenida: uma no grupo Especial e outro no grupo de Acesso 2. O samba “A amizade. A Mancha agradece do fundo do nosso quintal”, que homenageará o grupo de pagode Fundo de Quintal e “Na força da coruja, deixe a lenda te guiar...” da Estrela do 3° Milênio.

Durante as eliminatórias de 2017, Darlan, levou quatro sambas a conquistarem os concursos de escolha de samba-enredo nas agremiações: Colorado do Brás, Mancha Verde, Dragões da Real e Vai-Vai.

Autor de enredos

Darlan assinou três enredos na Sociedade Rosas de Ouro, onde foi voz oficial por 12 anos.  Ao lado do carnavalesco Jorge Freitas e, na época, seu assistente Murilo Lobo, Darlan também foi responsável pelo desenvolvimento de dois temas que conquistaram o vice-campeonato, respectivamente, e um que ficou na terceira posição no Grupo Especial da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. São eles: “Hungriao reino do Justus” - 2012, “Inesquecível” - 2014 e “Depois da tempestade, o encanto”, 2015. Para 2019, Darlan já tem um enredo aprovado e está na produção de mais dois.

Outros projetos

Quesito Melodia
Há 12 é integrante do grupo de samba, partido alto, samba de raiz Quesito Melodia que em novembro reestreou o projeto "Clube do Samba-Enredo" ao lado dos intérpretes Douglas Aguiar da Águia de Ouro, Vagner Mariano da Estrela do 3° Milênio e Afonso Campos, ex- time de canto da Vai-Vai. O show aconteceu no bar Vila do Samba e é parte de uma trilogia de apresentações até a gravação do DVD em março. O projeto é a primeira e grande homenagem aos sambas-enredo inesquecíveis do Carnaval de São Paulo.

Samba 90
Há cinco anos, idealizado pelo músico, compositor e vocalista, o grupo foi o pioneiro no projeto de resgate dos sucessos do samba e pagode da década de 90. Darlan, que é especialista e apaixonado pelo estilo de vida e cultura dos anos 90, sempre relembrava esses sucessos em suas apresentações e sentia que as músicas ainda emocionavam muito o público. A década de 90 foi a época de ouro das composições de samba e pagode. Despontaram grandes cantores, grupos e até casas de shows e bares temáticos que ainda hoje estão em evidência. “O estilo predominou no cenário musical nesses anos e agora relembramos esses sucessos com muita energia”, conclui.

O grupo, em seus shows, traz composições das bandas Exaltasamba, Negritude JR., Soweto, Katinguelê, SPC, entre outras tantas bandas que o público ainda é apaixonado.

Ano passado, o S90 lançou a música “Garoto Problema”, na festa fechada chamada Baile do Zé Ruela, que aconteceu dia 5 de março, no Clube Pinheiros. Com a casa lotada, o grupo apresentou a canção de trabalho que foi aprovadíssima pelo público. Assim como os maiores sucessos dos anos 90, “Garoto Problema”, trata de um conflito de amor de um casal que sofre com ciúmes. A canção estará no primeiro DVD da banda que deverá sair até o final de 2018. Com o slogan “Todos Fazem Parte dessa História”, o Samba 90 já recebeu grandes nomes da música, como: Jorge Aragão, Chrigor, Vavá, Salgadinho, Márcio Art, Fernanda Porto, o compositor Ademir Fogaça, Carica, Arlindo Cruz, Eliana de Lima, entre outros. A banda se apresenta semanalmente, aos sábados, na feijoada do Lapa 40°, em Pinheiros aos sábados e no NaMada, na Vila Madalena, às sextas-feiras.


Prêmios

Site Sasp 2003
"Melhor Samba-enredo" – compositor - "A história sem fim. E o tal mundo não acabou" - Tom Maior - grupo de Acesso

Troféu Nota 10 2005
"Melhor Samba-Enredo" - compositor - "Sabendo usar, não vai faltar" - Tom Maior – grupo de Acesso

Site S@mba-Net 2011
"Melhor Samba-Enredo" - “Juazeiro do Norte, Terra de Oração e Trabalho. 100 Anos de Fé, Poder e Tradição” - Tradição (Rio de Janeiro) – grupo B

Site SRzd 2014
 "Melhor Ala Musical" - "Inesquecível" - Rosas de Ouro – grupo Especial

Site SRzd 2017
"Melhor Ala Musical - "Vi, vim e venci. A saga artística de um semi-Deus" - X-9 Paulistana- grupo de Acesso

Site Sasp/Carnavalesco 2017 Prêmio “Estrela do Carnaval
“Melhor intérprete” - "Vi, vim e venci. A saga artística de um semi-Deus" - X-9 Paulistana - grupo de Acesso

Site Melhores do Acesso 2017
“Melhor intérprete” - "Vi, vim e venci. A saga artística de um semi-Deus"- X-9 Paulistana - grupo de Acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post