21 de abril de 2018

Mocidade Unida da Mooca lança seu enredo para 2019

Nenhum comentário :
A Mocidade Unida da Mooca - MuM lançou na noite desta sexta-feira, dia 20, o enredo que a entidade levará para avenida em 2019, ano em que fará sua estreia no grupo de Acesso do carnaval paulistano.

Com o título "Manto Sagrado, A História que o Tempo Bordou", o enredo irá exaltar a memória do samba contando a história do surgimento do pavilhão das escolas de samba, que é considerado o símbolo maior de uma entidade carnavalesca. O carnavalesco André Rodrigues, autor do tema, explica como surgiu a ideia do tema.


"A história que originou esse enredo me foi contada pelo Sr. Fernando Penteado e que lhe foi contada pelo Mestre Gabi, e é a eles e ao demais embaixadores do samba que dedico esse carnaval. Segundo o conto desses senhores, contada de pai para filho, vem a narrativa que entendemos de onde vem a ancestralidade do pavilhão. O fato do espírito e empatia de reconhecer uma imagem estampada em um tecido e ela, com sua história, mexer a tal ponto com as pessoas, que se sentem daquela família, ou daquele grupo. É isso que nos faz devotos dos pavilhões de nossas agremiações, a empatia com tudo que envolve esse pedaço de pano que carrega tantos significados. Também aproveitamos para fazer uma homenagem às pessoas que guardam essas histórias, criando assim uma consciência de que só projetamos um futuro, sabendo de nossas origens", explicou.

Já Rafael Falanga, presidente da MuM, fala da importância do tema para a valorização do carnaval paulistano. "Estamos muito orgulhosos em poder dar esse presente para o samba de São Paulo. Vamos abordar a história do pavilhão, aquela que vem sendo passada de pai pra filho ao longo do tempo. É uma grande homenagem ao carnaval paulistano e as pessoas que seguem mantendo essa tradição viva. Por isso, contamos com todos que queiram participar desse projeto, vamos abrir os desfiles do grupo de Acesso com essa união de sambistas".

Para divulgar o enredo, a MuM produziu um vídeo, já disponível no canal da escola no Youtube, no qual grandes nomes do carnaval de São Paulo falam sobre a importância do pavilhão. Participaram das filmagens os embaixadores do Fernando Penteado, Oswaldinho da Cuíca e Mestre Gabi, Mercadoria, considerado um dos maiores diretores de Harmonia de todos os tempos, a porta-bandeira Adriana Gomes e por fim, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz.

"Esse primeiro vídeo nós mostramos uma pequena parte do que foi gravado com esses grandes nomes do samba de São Paulo. Ao longo do ano, iremos disponibilizar esse material e ainda colher mais depoimentos com histórias do nosso carnaval. A ideia é que esse enredo não fique restrito apenas no desfile, vamos trazer a memória desses baluartes e passar seus ensinamentos para frente, assim como uma escola de samba deve fazer", finalizou o carnavalesco André Rodrigues.

 Na próxima semana, a escola irá disponibilizar um vídeo com detalhes da abordagem do enredo 2019.


Nenhum comentário :

Postar um comentário