9 de abril de 2018

Saravá, Umbanda! é o enredo da Alegria da Zona Sul

Nenhum comentário :
A Alegria da Zona Sul divulgou o seu enredo para o próximo carnaval. O carnavalesco Marco Antonio Falleiros irá desenvolver o tema  "Saravá, Umbanda!".O enredo contará a história da Umbanda através das palavras de um sábio Preto Velho, e tem por objetivo fazer uma grande propagação de caridade, amor e fé.



Apresentação do Enredo

“Oh Deus, vós que sois todo poder e bondade. Deus, vós que sois a luz do mundo, permita que a claridade infinita banhe a humanidade. Deus-pai, com sua licença e proteção, abra os nossos caminhos.” ¹


É pedindo forças a Deus que a Umbanda inicia os seus trabalhos. Da mesma forma, e de coração radiante, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Sul, honrosamente, apresenta o seu enredo para o Carnaval 2019: “Saravá, Umbanda!”.


“E ao abrir nossos trabalhos
Pedimos força e proteção
Ao nosso pai todo poderoso
E a virgem-mãe da conceição” ²


No Carnaval 2019, a vermelho e branco propõe uma grande celebração de fé. Através das sagradas tradições da Umbanda, apresentaremos ao mundo um ato desmistificador desta religião genuinamente brasileira, e que, há mais de um século traz as mensagens de aruanda para este plano físico onde habitamos.


Imersa nos princípios da propagação do amor e da caridade, a Umbanda reúne em suas liturgias a presença de mentores espirituais, popularmente chamado de guias. São os seres de luz que trabalham nas 7 linhas que irradiam energia dos divinos orixás para que sejam atendidos os pedidos daqueles que buscam o auxílio dos terreiros espalhados por todo Brasil.


Essa história será conduzida na Marquês de Sapucaí pela sabedoria de um Preto Velho, que apresentará todos os elementos pertinentes a liturgia umbandista. Trará consigo a espontaneidade de Exu e Pomba-gira. O poder de cura dos Caboclos. A alegria das Crianças. O encanto do povo cigano. A mandinga dos baianos, a firmeza dos malandros e a temperança dos boiadeiros. E lá das ondas do mar, virão os marinheiros e sereias para lavar todas as impurezas dos nossos dias.


Serão reveladas as magias dos pontos, ervas e rezas. O som dos tambores. O balsamo consolador dos aflitos e a graça para os necessitados. A verdade da palavra, o aconselhamento que emana força espiritual.


Com a licença de Deus, de todos os santos e guias!
Salve a banda, saravá Umbanda!
A Alegria vai cumprir sua missão!

“[...] levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá” ³


Referências Bibliográficas

· Pontos Cantados de Umbanda

¹ Prece de Abertura – Domínio Público
² Ponto de Abertura de Gira – Domínio Público
³ Trecho do Hino da Umbanda – Domínio Público

Nenhum comentário :

Postar um comentário