PROSA DO FOLIA: Fran Sérgio, carnavalesco da Águia de Ouro e Unidos da Tijuca - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Fran Sérgio, carnavalesco da Águia de Ouro e Unidos da Tijuca

Compartilhar
Ele teve a missão levar o México e Bolaños para o Anhembi no carnaval 2018. Para 2019 tem a o trabalho em dose dupla pois integrará a comissão de carnaval na Unidos da Tijuca (RJ) e Águia de Ouro (SP). Abrindo a terceira temporada do "Prosa do Folia", o carnavalesco Fran Sérgio. 
Foto: Arquivo Pessoal

Fran Sérgio por Fran Sérgio

- Sou um apaixonado pelo carnaval. Tenho a certeza que as escolas de samba são nossa maior riqueza cultural. Nascido e criado em Nilópolis, mãe mineira e pai Português, os quais desfilavam de destaque de chão no bloco do nosso bairro: O solidão do Cabuis. Formavam um lindo casal representando por exemplo Yemanja e Netuno num enredo sobre o mar . Nos anos 70 iniciei desfilando na ala das crianças do bloco e da Beija-Flor.  Tenho 47 anos, leonino, sou dedicado, sonhador, detalhista, primoroso e de grande fé.

Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Meu envolvimento começou vendo desfile pela tv e desenhando. Em 1977 comecei a desfilar na ala de crianças e não parei mais de participar dos desfiles. Comecei a trabalhar no carnaval em 1993 no barracão da Beija Flor com Milton Cunha como figurinista. Em 1998 comecei a assinar e a escola foi campeã. Iniciei também desfilar como destaque do abre alas da escola e foram 12 anos. Em 2016 apresentei o casal Selminha e Claudinho nos seus 25 anos.  Participei de 8 titulos,7 vices ao longos desses 19 anos. E participei das outras agremiações paralelamente.
Foto: Arquivo Pessoal

Por quais agremiações você já participou ?

- Bloco solidão do Cabuis, bloco Azul e Branco, Flor do Cabuis, Beija-Flor, Restinga, Santa Cruz, Inocentes de Belford Roxo, Campos do Galvão, Águia de Ouro, Vila Maria, Unidos da Tijuca e São Clemente.

Como veio o convite para ser carnavalesco da Águia de Ouro e Unidos da Tijuca ?
- Os convites foram de forma natural. Já havia participado do Águia em 2003 e nesse reencontro em Sampa aconteceu a vontade mutua de trabalhar junto. E na Unidos poderia ter acontecido no ano passado mas esse ano essa parceria se fortaleceu e mais ainda com a ida do mestre Laila. Tudo aconteceu e estou muito feliz e honrado.
Foto: Arquivo Pessoal

Na sua visão qual a principal diferença entre o carnaval paulistano e carioca ?
- Acho que cada carnaval tem a característica de sua cidade e sua gente. Cabe a nós profissionais respeitar adaptando coisas que acrescentem mais beleza e força ao espetáculo.

Você é carnavalesco mas o samba no pé, você tem ?
- Sim, sou carnavalesco de profissão e de folia. Curto a festa, vibro, admiro a beleza a garra e emoção.

Você tem alguma inspiração no samba ?
- Minhas inspirações no samba são Joãozinho trinta e Laíla. Também a velha guarda, baianas,  Bateria, MS e P B, passistas e os grandes artistas que produzem essa maravilha.
Foto: Arquivo Pessoal

Como funciona a sua preparação para a folia ?

- Me preparo sempre me equilibrando, direcionando todas  as minhas forças,para que tudo aconteça como planejado e que dê tudo certo levando alegria a todos.

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- O Carnaval representa tudo que sou, minhas escola de arte e de vida.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Amor.

Aquele recado especial do Fran Sérgio para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Aos internautas meu muito obrigado. Muito feliz por falar um pouco do meu trabalho e minha história. Espero sempre proporcionar bons momentos e  muita alegria com minha contribuição profissional e de dedicação sempre ao carnaval. A todos que como eu admiram e querem que nossa festa fique cada vez melhor, vencendo tudo e eternizando nossas,raízes.
Foto: Renato Cipriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post