PROSA DO FOLIA: Rafael Falanga, presidente da Mocidade Unida da Mooca - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

Anuncio Aqui

PROSA DO FOLIA: Rafael Falanga, presidente da Mocidade Unida da Mooca

Compartilhar
Com um dos desfiles mais surpreendentes do carnaval 2018 a MUM foi campeã do acesso 2 em São Paulo. Hoje o Folia do Samba bate um papo com o gestor da escola que já trabalha firme para o carnaval 2019. No "Prosa do Folia" Rafael Falanga, presidente da Mocidade Unida da Mooca.
Foto: Alex Sandro Gardel

Rafael Falanga por Rafael Falanga 
- Difícil falar de si mesmo, mas eu sou um grande sonhador! Reajo rápido a situações adversas do dia a dia, sou um tanto agitado, curiosidade (Tomo litros de café diariamente em tempo de carnaval), durmo pouco e a pressão diária me motiva. Obtive ótimos resultados em condições adversas, superamos dois descensos da MuM. No carnaval passei por muitas provações que por má condução de um projeto acabei pagando preços altíssimos. Me reinventei para superar, tive que entender rapidamente os caminhos que deveria percorrer. Além disso, tive que me analisar e entender meus excessos para poder começar a trabalhar uma busca pelo equilíbrio. 

Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Comecei na ala de crianças da MuM em 1993, escola que pai, Roberto Falanga, fundou com amigos do bairro da Mooca e presidiu por mais de uma década. 

O que podemos esperar da Mocidade Unida da Mooca para 2019 ? 
- Um grande resgate do SAMBA na sua mais íntima originalidade, a essência que nos deu base para estarmos aqui hoje, a Raiz que ficou para traz, memórias de um desfile original de escola de samba, que pelo tempo estão esquecidas. Resumidamente: a MuM não vai simplesmente desfilar, vamos sambar no Anhembi, com as mais autênticas performances de um carnaval romântico e tradicional. 

A agremiação fez um belíssimo desfile no grupo de acesso 2 e foi muito elogiado pela mídia. Isso se torna uma responsabilidade a mais para o desfile de 2019 ?
- Muitos podem até pensar que isso é um motivo de pressão, mas te afirmo que não é, pois a mídia é um agente motivador. Nós amamos fazer carnaval e a oportunidade do Acesso, além de inédita na história da nossa escola, é algo por qual eu esperei, sonhei e me preparei para isso, não chegamos por um acaso do destino, foi um fruto de muito trabalho e determinação da nossa comunidade. 
Foto: Alex Sandro Gardel

Você tem alguma inspiração no samba?
- Eu tenho um carinho imenso pelo presidente Markinhos, da Tom Maior, que infelizmente nos deixou há alguns anos. Ele foi um dos carismas mais emblemáticos que eu tive o prazer de conhecer, ainda menino, e observar como atuava.  Sempre enxerguei nele o modelo ideal de gestor de pessoas.

Como funciona a sua preparação para a folia ?
- Tenho grandes amigos, nossa preparação se dá como a de qualquer escola que luta para se organizar. Planejamento, metas diárias, acompanhamento e conferencia. Somos todos amigos, mas num projeto de carnaval não existe o meu "tempo" ou o tempo do fulano; existe o tempo do projeto. Eu troquei no meu processo de trabalho a palavra "Confiança", pela palavra Conferência e isso funciona muito bem. 
Foto: Reprodução Facebook


Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Eu venho de baixo, disputei grupos onde as condições de preparação e a subvenção eram totalmente precárias. O Carnaval me ensinou a encarar de frente as adversidades, me fortaleceu e eu aplico muito do que vivo neste "mundo paralelo" em minha vida pessoal e profissional. O carnaval é uma grande escola. de vida!

Você é presidente mas o samba no pé, você tem ?
- Sou um dos presidentes mais novos das escolas filiadas a Liga e já tentei ser mestre-sala quando criança, adoro a arte, mas confesso que não é meu ponto forte. Porém nunca é tarde, vou ver se nosso primeiro mestre-sala, Jefferson Gomes, pode me dar umas aulas durante a jornada rumo ao carnaval 2019.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Felicidade

Aquele recado especial do Rafael Falanga para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho. 
- Agradeço o apoio de todos que sempre nos incentivam, agradeço aos amigos do Folia do Samba pelo espaço e por dedicar um tempo à nossa MuM. O recado é que para você sambista, seja sempre um "humano" antes de qualquer rótulo ou cargo que o samba te der. Que a nossa estrela maior seja sempre o Manto Sagrado que defendemos e que a nossa dedicação esteja sempre acima do ego e da vaidade que são os maiores vilões do samba Brasileiro. Beijo do presida!
Foto: Reprodução Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post