PROSA DO FOLIA: Arthur Rozas, coreógrafo da comissão de frente do Camisa Verde e Branco - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Arthur Rozas, coreógrafo da comissão de frente do Camisa Verde e Branco

Compartilhar
Ele já foi bailarino, fez direção artística de carro alegórico, coreógrafo da comissão de frente e agora chega na Terra da Garoa no trevo. Hoje é dia de prosa do folia com o coreógrafo da comissão de frente do Camisa Verde e Branco, Arthur Rozas.


Arthur Rozas por Arthur Rozas
- Me formei em Artes Cênicas, faço pós em Dança e em breve inicio direção teatral, estou no mundo das artes a pelo menos 10 anos. Uma palavra que me define bem é: determinação, sou um profissional que gosta muito de estudar e tenho objetivos bem definidos. No mais, sou um cara tranquilo, bem humorado e que adora ensaiar rs. 

Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Eu me sinto envolvido pelo carnaval desde a barriga da minha mãe, quando jovem ela foi passista do GRES Acadêmicos de Santa Cruz mas não morava na capital (eu sou de Resende, interior do Rio) foi com 22 anos que me mudei e desde então atuo no carnaval, desde o início em Comissão de Frente como integrante e nos três últimos anos como coreógrafo. 

Por quais agremiações você já participou ?
-  Sendo bailarino em Comissões passei por Porto da Pedra, Imperatriz, Vila Isabel, São Clemente, Portela e Beija Flor. Fiz direção artística de todos os carros da Imperio da Tijuca em 2016 e como coreógrafo, Tradição, Arame de Ricardo, Caprichosos de Pilares e agora tenho o prazer de estar no Camisa Verde e Branco.   


Como veio o convite para ser coreógrafo da comissão de frente do Camisa Verde e Branco?
- Como artista estou sempre em busca de novas oportunidades, de desenvolver novos projetos, e foi neste movimento que aconteceu o meu encontro com o Camisa e o Carnavalesco Eduardo Caetano. 

Na sua visão qual a principal função da comissão de frente em uma escola de samba ?
- A função da Comissão é de apresentar a escola e dar start a tudo o que será revelado. Por mais que tenha se tornado um espetáculo à parte com o passar dos anos, eu acredito que a função da Comissão se cumpre nos seus 100% quando ela passa, desenvolve seus objetivos, mas oferece um gancho para a continuidade do desenvolvimento do enredo.


Você tem alguma inspiração no samba ?
- Minha inspiração é o coreógrafo Marcelo Misailidis com quem já tive o prazer de trabalhar duas vezes. Não só pela genialidade artística, mas também pela educação, elegância e carinho com que desenvolve seus projetos. 

Como funciona a sua preparação para a folia ?
- Como disse acima, gosto muito de estudar e pesquisar e como coreografo projetos artísticos durante todo o ano a minha pesquisa é continua. Para o carnaval temos o carnavalesco, o enredo e vários pontos que norteiam o trabalho, então é debruçar sobre tudo isso e trabalhar.


Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Fazer parte do carnaval é um privilégio. Temos em nossas mãos uma das festas mais lindas do mundo e poder fomentar arte e cultura em tempos cada vez mais sombrios é transformador para qualquer pessoa. 

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Carnaval significa PAIXÃO.

Aquele recado especial do Arthur Rozas para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- A todos os amantes do carnaval um pedido: NÃO DEIXEMOS NOSSA FOLIA MORRER! Temos visto e sentido na pele a força do povo nessas últimas semanas isso é a prova de que muito podemos quando decidimos lutar juntos. “Mas o samba faz, essa dor dentro do peito ir embora...” um beijo pra todo mundo e vamos com tudo pois o Carnaval 2019 já está à porta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post