25 de junho de 2018

PROSA DO FOLIA: Carlos Reis, primeiro destaque da Portela

5 comentários :

Hoje é dia de conhecer um pouco mais dele que foi convidado para desfilar na agremiação por Clara Nunes lá em 1983. No prosa do folia temos Carlos Reis, primeiro destaque da Portela.



Carlos Reis por Carlos Reis 
- Sou uma pessoa feliz, amo a Portela. Tipo um sambista a moda antiga, pois desfilo por amor a bandeira e não consigo me ver desfilando de destaque em outra escola. Amo o samba e  respeito a todas as agremiações. Sou uma pessoa muito detalhista e levo muito á sério o desfile da Portela.

Como começou o envolvimento com o carnaval e com a Portela ?
- No ano de 1983, começou toda a minha história com o carnaval e com a Portela. Conheci neste ano, na concentração da Portela, uma pessoa ILUMINADA. Tivemos um encontro mágico, onde fui intimado por esta pessoa, a desfilar na Portela no ano seguinte. Esta pessoa era nada mais nada menos, que Clara Nunes. Na minha opinião quando a conheci, já era um orixá vivo.

A Portela trará um enredo sobre Clara Nunes, qual a importância desse enredo para você ?
- Uma importância imensa e impar. Só estou na Portela graças a Clara, comecei a desfilar na Portela no ano de 1984, para homenagear esta Deusa. E, por coincidência, o enredo do meu primeiro desfile na Portela e no Carnaval. Era justamente onde ela era uma das homenageadas.
Foto: Sofie Mentens / RioTur

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Não vivo financeiramente de carnaval. Tenho minha profissão, sou cabeleireiro e maquiador. O que altera um pouco minhas rotinas, é a participação nos eventos e reuniões na Portela. Nos eventos acontece um gratificante encontro com amigos e nas reuniões as coisas sérias da escola. A Portela é gerida por uma administração transparente, que discute todos os rumos nas reuniões de conselho, onde sou um dos membros.

Como funciona a sua preparação para a folia ?
-A minha preparação é praticamente o ano inteiro. Primeiro pela poupança para arcar com os gastos da fantasia. Que sempre são elevados. Á partir do momento que pego o figurino com a carnavalesca, começa a confecção da fantasia. Que é sempre feita em um atelier particular, sempre no Atelier Edmilson Lima, desde a primeira. Eu gosto de acompanhar a confecção passo a passo. Sem mencionar o preparamento físico,mental e espiritual para suportar o peso da roupa. Acabo vivendo o ano todo em função do desfile. Me preparando para um único dia. Mas, tudo vale á pena para defender a Águia Altaneira de Madureira.

Foto: Wigder Frota

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
-Carnaval é Alegria. Mas, carnaval para mim é “PORTELA”. E Portela é RELIGIÃO.

Você tem alguma inspiração no samba ?
- Eu sempre me inspirei em Evandro de Castro Lima. Considero o maior mestre do Luxo e do bom gosto que tivemos no mundo das fantasias.

Aquele recado especial do Carlos Reis para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- A minha mensagem para internautas e a todos que curtem carnaval é só de agradecimentos. Vocês fazem da nossa festa o maior Espetáculo da Terra. Vamos nos unir cada vez mais, para defender a pujança das nossas escolas de samba. Obrigado a todos pelo carinho e vamos nos preparar, porque trovejou em Madureira. Lá vem Clara Guerreira.


5 comentários :

  1. Elegante e esbanjando simpatia e bom gosto, tenho muito orgulho de tê-lo como o primeiro destaque da minha querida Escola, Portela. Que permaneça eternamente, PARABÉNS Carlos Reis

    ResponderExcluir
  2. Carlos Reis é excência pura de Portela. Sempre uma atração a parte no desfile da Águia. Parabéns Carlos Reis. Elegância pura!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela bela matéria e ao Carlos pela sua dedicação a Portela.

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria. Carlos Reis é o melhor. "O Destaque dos Destaques!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns elegante destaque sou fã de seu amor pela Portela e de seu bom gosto. Agradeço todos os dias por ter você em meus contatos porque se todos fossem iguais a você,que maravilha viver(Vinícius de Morais)

    ResponderExcluir