3 de agosto de 2018

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Oxóssi Caçador

Nenhum comentário :

A Faculdade do Samba assim como é conhecida a Barroca Zona Sul prepara seu Carnaval 2019 trazendo um tributo a Oxóssi, orixá da caça, da fartura e do sustento.


Oxóssi vem do yorubá que significa o “guardião noturno é popular”  Após livrar o povo de Ketu do feitiço e também afastar pássaros que ameaçavam durante a festa  da colheita dos inhames, recebeu o título de Deus da Caça e o responsável por adquirir todo conhecimento através da arte de caçar.


Segunda a mitologia, Oxóssi era irmão de Ogum e um certo dia Ogum saiu para guerrear e deixou a tribo nas mãos de Oxóssi. A tribo foi destruída pelos invasores já que Oxóssi não sabia se defender. Quando Ogum volta , viu que era necessário treinar ele para que assim ele conseguisse se defender e é por isso que Oxóssi é considerado hoje o guardião popular, sendo que ele guarda a sua própria tribo.

Nesse tributo que a  Barroca Zona Sul faz a Oxóssi, descobrimos peculiaridades ligadas a ele , como forma de estudo também, características particulares desse orixá como a astúcia, ligeireza, a sabedoria, o jeito para capturar a caça. No Ilê possui o axé de conseguir atrair as coisas boas e também as energias positivas.

Oxóssi é considerado o expansor dos limites, para ele enquanto a  caça vira uma metáfora do conhecimento dando sentido maior a vida. Ele é quem sai pelas matas na busca de descobrir conhecimentos pelas folhas medicinas, considerado assim, o transmissor das descobertas. Oxóssi é caçador do conhecimento manifestado pela ciência e filosofia.

Quando saímos para trabalhar, Oxóssi está se manifestando, é ele que protege os seres que saem para trabalhar, para trazer o sustento. Ele também rege o revoar dos pássaros, das aves.

Os filhos de Oxóssi possuem as características atribuída a ele. E essa personalidade que o indivíduo tem , só será aperfeiçoada ao obter resultados  satisfatórios. Oxóssi conduz o conhecimento para se chegar ao êxito com total objetivo.

Entender um pouco sobre esse orixá e de que forma ele está presente regendo você, mesmo não pertencendo a religião de matriz africana, mostra que você é protegido por uma força e isso te faz compreender que o caminho do conhecimento deve seguir para você ligar esse estudo a ancestralidade e que há forças que são enviadas para o próprio êxito.


Nenhum comentário :

Postar um comentário