14 de agosto de 2018

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Tu és negra mulher guerreira

Nenhum comentário :

PÉROLA NEGRA 2019
ENREDO: “DA MAJESTOSA ÁFRICA, TU ÉS NEGRA MULHER GUERREIRA A VERDADEIRA PÉROLA NEGRA
Foto: Felipe Araujo

Vamos voltar ao berço da humanidade, África e contar a saga de mulheres negras que no passado com sua bravura e ancestralidade concentraram valores importantes que as acompanharam durante a evolução do mundo. A Escola de Samba Pérola Negra vai buscar no passado, sua inspiração para o Carnaval 2019.

Deus concedeu a grande mulher africana o poder da criação do mundo e também o poder de transformação e sob seus cuidados está a terra África.

Nessa terra , há um paraíso de beleza sem igual, savanas que se fortaleceram,emoldurando cenários exuberantes, raízes que se edificaram e deram símbolo de força e resistência. Ao lado dessas mulheres, o predomínio masculino se fazia presente, reis e guerreiros que as acompanhavam, mas eram elas que lutavam pelos seus valores, sua ancestralidade e defendiam seus ideais, preservando assim seus costumes e tradições.

Uma mancha triste marca essas mulheres, a ganância e a invasão do homem branco, faz essas mulheres negras serem escravizadas, retiradas de suas terras e trazidas como escravas para outros chão, sendo assim exploradas, se fazendo de amantes daqueles a oprimiam. Nas senzalas, ouvia-se o lamento e a dor , esperavam o tempo passar e sonhar com tal liberdade que não vinha nunca. Clamar e clamar a liberdade era o que mantinham as de pé e por vezes a esperança de se libertar desse tempo de escravidão . Mas ela veio. A liberdade veio pelas mãos da Princesa Isabel e assim foram jogadas às ruas, a Deus dará, contando com a própria sorte. Em meio a esse avanço no tempo, olhar pra trás e se perguntar : Será que a escravidão acabou? Será que as mulheres negras nessa sociedade possui os mesmos direitos que qualquer outra mulher possui? São indagações e questionamentos que fizemos, pois ainda nas metrópoles ouvimos o eco do preconceito fazer barulho, aos cantos das cidades, ele está ali fazendo vítimas e sub julgando essas mulheres negras.

Mas em meio a tanta dor, essas mulheres ao longo do tempo foram conquistando espaços e esses tem que ser exaltados, foram grandes conquistas que mostra que toda luta serviu de imposição, mostrou que a mulher negra, lá traz lutou tanto, sofreu, mas não desistiu, com pés firmes, foi ganhando, não em grandes proporções, mas conseguiu seu espaço nessa sociedade.

Vitoriosas na vida, foram consagradas na arte por brilharam cada uma em suas funções, isso merece destaque, isso mostra a força de lutar e marcar sua bravura na história social. Exalte a mulher negra!

Como guerreiras, desbravadoras de um mundo injusto, cruel,que traz as marcas opressores do passado, em marcha a Pérola Negra clama em democracia no espaço que é dado por direito convocar toda essa força, bravura que acompanhou durante os anos, a sair em busca de gritar o empoderamento social das mulheres negras e ainda anunciar que a luta sempre continuará,até quando os direitos destinados a elas forem dados e não retirados.

Só quem resistiu a mais variante escravidão pode dar fim à luta, mas como guerreiras que são, a luta não termina tão cedo e seguirá junto com a evolução do mundo para que assim o respeito seja dado e o preconceito seja extraído de vez.



Nenhum comentário :

Postar um comentário