14 de agosto de 2018

PROSA DO FOLIA: Hugo Passos, coreógrafo da comissão de frente da Imperador do Ipiranga

Um comentário :
Hoje é dia de prosa, dia de conhecer mais sobre o novo coreógrafo da Imperador do Ipiranga, Hugo Passos.


Hugo Passos por Hugo Passos

- Aquele que você ama ou odeia

Como começou o envolvimento com o carnaval ?

- Eu não gostava de carnaval, sempre viajava com a família, mas em 1999 minha amiga Conceição me levou no ensaio do Camisa Verde e Branco, onde me encantei pela dança do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Na época o MS oficial era o Marcelo, atual MS da Mancha no qual é meu amigo particular até hoje). Depois disso fui convidado para desfilar como MS em Diadema e no ano de 2003 desfilei na Mocidade Alegre e, após carnaval deste mesmo ano, recebi o convite da Barroca Zona Sul para defender o segundo pavilhão da Escola, e desde então nunca mais parei

Por quais agremiações você já participou ?

- Raposa do Campanário (Diadema), Mocidade Alegre,  Barroca Zona Sul, Camisa Verde e Branco,  Leandro de Itaquera, Unidos de Santa Bárbara e Nenê de Vila Matilde.

Como veio o convite para ser coreógrafo da comissão de frente da Imperador do Ipiranga ?

- Estava no aeroporto de Seul voltando para o Brasil quando recebi o convite do Diretor de Carnaval da Escola Márcio Telles, que me contou bem por cima a proposta da Comissão e do enredo. O Márcio  me deixou super empolgado e animado com a ideia proposta. Fiquei realmente muito feliz e lisonjeado com o convite e marcamos uma reunião para a mesma semana onde batemos o martelo para a execução do trabalho.  


Na sua visão qual a principal função da comissão de frente em uma escola de samba ?

- A Comissão de Frente é o cartão postal da Agremiação. É ela quem apresenta a sua comunidade para o público, bem como é por ela que temos a base de como a escola está vindo em seu desfile. Sempre digo que, imaginando a Escola de Samba como um corpo humano, a Comissão de Frente compõe um dos órgãos vitais..rs

Você é coreógrafo mas o samba no pé, você tem ?

-Tem que ter né..rs. Fora do carnaval sou coreógrafo e produtor artístico de show brasileiro na China e na Coréia do Sul, e lá fora preciso ensinar os dançarinos de outras nacionalidades a sambar também. Eu acho que não faço feio não, mas no meu Facebook ou Instagram tem alguns vídeos e vocês podem me dizer melhor sobre isso...hehehe

Você tem alguma inspiração no samba ?

- Minha inspiração no samba são todos aqueles que não agem de má fé, fofocas, mentiras e falsidades, que não precisam puxar saco para terem visibilidade ou qualquer tipo de influência. Minha inspiração é daqueles que desempenham o seu papel por inteiro e não pela metade, que colocam o amor a arte e a cultura acima de sua própria vaidade.


Como funciona a sua preparação para a folia ?

- A única preparação que faço é espiritual. Estamos em um meio que o "orai e vigiai" deve estar 100% alerta, pois é cada abraço e tapinha nas costas que recebemos que dá até medo..rsrs.. Então meu foco maior nesta época mesmo é cuidar da minha energia espiritual.

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?

- Nossa muuuitaaasss, principalmente a saber lidar com o ser humano. Ter mais malícia na maldade alheio e com pessoas oportunistas. Mas me deu muitas felicidades também,  amizades que levo e levarei eternamente no coração.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?

- Vou usar duas que na verdade se torna um significado: IDENTIDADE RACIAL 

Aquele recado especial do Hugo Passos para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho

- Primeiramente o meu MUITO OBRIGADO a toda equipe do site, em especial ao Alex Sandro que entrou em contato comigo para esta entrevista. E desejo que a possamos ser mais HUMANOS do que SERES. Que o carnaval não perca a sua essência cultural que nosso povo negro deixou... que de nossa boca saiam mais elogios e boas idéias do que críticas. Sejamos verdade sempre, e que nada nem ninguém possa romper nossos valores éticos e morais por apenas um status dentro dessa folia. Beijos e abraços no coração de todos e fiquem a vontade para acompanharem meus trabalhos dentro e fora do Carnaval. Obrigado!!

Um comentário :

  1. Parabéns ,vc merece de coração,sempre esaa pessoa alegre q vc é

    ResponderExcluir