PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Amanheceu, é fevereiro na Bahia - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Amanheceu, é fevereiro na Bahia

Compartilhar
RENASCER DE JACAREPAGUÁ 2019
ENREDO:”DOIS DE FEVEREIRO NO RIO VERMELHO”
Foto: Leo Cordeiro

A Renascer de Jacarepaguá em 2019 no seu Carnaval vai até a Bahia falar de uma das festas mais tradicionais que acontece no Rio Vermelho. O Dois de Fevereiro que é o dia de Yemanjá é a festa que reúne milhares de pessoas a beira do Rio Vermelho para ofertar a ela toda ajuda que em devoção as pessoas pedem e também como forma de agradecer pelos pedidos atendidos.


Vamos voltar ao passado, ao tempo mais cruel e doído que sem tinha, o homem de pele negra quando veio obrigado a se tornar escravo por aqui, sofreu na pele tamanha dor que a escravidão provocou. Com sua chegada as terras baianas, cultuava aos orixás e durante muitos anos viveram aprisionados na Casa Peso, um local que era redutos dos escravos e que mais tarde esses mesmos escravos se tornariam pescadores após a abolição.

Com a transformação dessa casa que abrigava escravos, depois os resultados das pescas, passou a ser um Santuário de reverência a Iemanjá.

Uma festa cheia de ancestralidade, rituais e até mesma a força pela crença, pescadores agradecem a ela por tudo que tem contribuído na busca pela alimentação e pela fartura.

A principal missão é agradecer a Rainha do Mar,na esperança que ela possa abençoar ainda mais os pescadores. A Renascer vai se transformar numa multidão de fiéis para contar todos as festividades que acontecem no Rio Vermelho como forma também de pedir a proteção dessa orixá na sua caminhada para reverenciar Iemanjá por todas homenagens que são direcionadas a ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post