PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Desce o Morro da Formiga, meu Império da Tijuca - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

Anuncio Aqui

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Desce o Morro da Formiga, meu Império da Tijuca

Compartilhar

IMPÉRIO DA TIJUCA 2019
ENREDO:”IMPÉRIO DO CAFÉ, O VALE DA ESPERANÇA”

Foto: Rodrigo Borges

A história do Brasil vai ser contada pela Império da Tijuca que vai retratar o tempo de Ouro do Brasil Império, o café e toda a importância que se teve naquela época.

A longa travessia pelos oceanos, fez os negros desembarcarem no portos do Rio de Janeiro para serem escravos, enfrentando de pés de calços as adversidades do tempo surgindo assim o que seria conhecido com Vale do Paraíba, esse feito pelas mãos escravas.

Ali naquela região nasce uma sociedade, modelos europeus, com toda pompa que se tinha, mantendo costumes dos aristocratas burgueses, uma sociedade escravista e o negro ali, não deixou de lado seus costumes, miscigenando assim a sua herança cultural com os novos donos daquelas terras.

Brota-se naquelas terras a puridade que hoje é encontrada na região, a religiosidade afro se fez imperar mesmo no sentimento mais algoz que se tinha dos seus senhores com a chibata.

O Vale se transformou, nasceu uma cidade que cresce com o turismo e com a cultura presente, pisam nesse chão negro, nascendo os filhos genuínos , resultado dessa mistura de etnias.

A arte do Vale é múltipla, da sua filha dos Quilombos, Clementina de Jesus, o samba fez origem e se mistura com ritmos pra todo lado.

O progresso do Vale se dá pela culinária e pelas atrações artísticas que ali estão presentes. Na religiosidade, o sincretismo cultural se mistura com anjos barrocos emoldurando os altares dos santos, e o axé presente nos terreiros, uma mistura mística, que cura, que reza e que benze ao som dos atabaques, herança cultural negra mantida.

O Vale cresceu, se expandiu, daquelas terras que negros mantinham seu trabalho escravo sob o domínio do europeu branco, hoje concentra uma diversidade de atividades que no passado, mesmo com tanto sofrimento e dor, pode preservar para hoje sua expansão.

Império da Tijuca resgata nessa história principal e nos faz viajar no tempo para conhecer a história que transcreveu o Brasil e ver que se valeu do amor para fazer brotar o Vale da Esperança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post