14 de setembro de 2018

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Guerreiro e bamba, negro em movimento

Nenhum comentário :

UNIDOS DO PORTO DA PEDRA 2019

ENREDO:”ANTÔNIO PITANGA: UM NEGRO EM MOVIMENTO”
Foto: Alex Sandro Gardel


Esse texto que inicio agora é totalmente diferente daquilo que quero expressar, sem fugir da sinopse, irei falar dessa figura importante por representar muito para todo cidadão brasileiro. A Unidos do Porto da Pedra em 2019  traz mais uma personalidade para seu Carnaval e desta vez, traz Antônio Pitanga, um negro com uma representatividade e uma força que tem de mostrar que com garra e na garra é que se consegue se fortalecer.

Deixe-me aqui, em tom bem alto expressar ele. Deixe-me guiado pela fé e sua ancestralidade e  em união contar os movimentos que Antônio Pitanga fez até ser reconhecido pela força que tem.

Salvador, o inicio de tudo e onde tudo começou, uma infância humilde, filho de uma ex-escrava, sua mãe sempre quis que o estudo fosse o seu guia nessa caminhada da vida, despertando nele a consciência de  que os estudos seria um marco  na sua vida, sendo assim a  herança para lutar contra o preconceito. Sua mãe não estava errada em querer dar estudos a ele, pois sabia que só assim em meio a tantas adversidades, seu estudo seria seu melhor aliado. Peralta e cheio de energia encontra na capoeira a melhor maneira de extravazar toda aquela peraltice que ele tinha. Com um bom direcionamento que foi dado ainda na Bahia, Antônio chega a prestar concurso para uma empresa e aos 17 anos de idade já trabalhava. Seu lado sedutor, ganhou destaque e assim foi atraído pelas filhas da mãe de Santo, resultando numa amizade com Mãe Menininha do Gantois, ao qual se tornou uma grande conselheira de Antônio. Por morar ao lado de uma escola onde a função era a arte, o despertar para as artes foi aflorando, e assim Antônio passou a ficar vendo e ouvindo os ensaios já que o Clube era fechado para negros, mas mesmo assim, não desistiu, aos poucos foi ganhando a amizade dos atores e logo já estava lá dentro , recebendo a oportunidade de fazer testes e assim matriculado, passa a encarar de frente e com a certeza que logo os trabalhos no cinema apareciam e não deu outra. Antônio foi se movimentando e assim o cinema foi fazendo parte de sua trajetória, toda aquela audácia serviu de suma importância para ele conquistar seu espaço onde queria. Antônio quebrou paradigmas e fez isso com muita responsabilidade e com a certeza que aquilo que estava fechado, a sua bravura  o fez conseguir descortinar o movimento que ficou sobre si, o reconhecimento do ator negro.

Galgou vôos mais altos agora junto com seu amigo que incentivou, Antônio estava na Escola que proporcionaria atuar em peças que discutiriam problemas sociais rompendo assim as fronteiras do seu talento. A Terra da Garoa o encanta,acertando em cheio seu coração, histórias de amor, mas a  arte era o que fascinava e logo já estava integrado a agitação cultural e também política da classe artística.

Baiano Mandigueiro, na Cidade Maravilhosa, a sua identificação com o Rio de Janeiro foi imediata, sendo abraçado de tal forma que uma nova história de amor surgia, com sua baianidade ali viu que seus projetos só precisariam de um terreno fértil e assim conseguiu.

Um Rio que lhe apresentado o Carnaval, um Rio que traz Camila e Rocco, um Rio que tem luz e brilho, uma magia que encanta. É nesse embalo maladreamente carioca, que a  Porta da Pedra convida a todos para cantarem uma vida dedicada a muitos movimentos, muitas lutas e acima de tudo, um exemplo que mesmo na diversidade, mesma que todo empecilho possa vir a atrapalhar, um verdadeiro filho mostra que no seu sangue corre garra de vencer na vida e vencer a todos, que consegue driblar toda dificuldade e todo preconceito que possa existir para seguir lutando. O Tigre ruge forte, alto, destemido e orgulhoso de poder contar  a trajetória de Antônio servindo de inspiração a todos brasileiros que quando encontram a primeira dificuldade pensam em desistir, lembrem-se da luta de Antônio e se inspirem nele para seguir a caminhada.



Nenhum comentário :

Postar um comentário