Casal da Portela ganha reforço na preparação para o desfile - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

Anuncio Aqui

Casal da Portela ganha reforço na preparação para o desfile

Compartilhar
Mayombe Masai passa a integrar equipe de Marlon Lamar e Lucinha Nobre como preparador corporal
 
 
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, acaba de ganhar um importante reforço na preparação para o Carnaval 2019. A dupla, que já contava com a coreógrafa e ensaiadora Camile Salles, passa a treinar também com o preparador corporal Mayombe Masai.
 
Com larga experiência em samba e dança afro, Mayombe, que é diretor musical da Cia Bamboyá e professor de etnomusicologia na UniRio, explica como pretende atuar na Portela. "Quero fazer um trabalho forte de expressão corporal em cima da técnica. Com o Marlon, por exemplo, vamos trabalhar resistência, ginga, riscado, limpeza de movimentos, movimentos de efeito, troca de perna e giro. Quero, também, valorizar a tradição da dança do casal e a identidade cultural, que muitas vezes fica esquecida no carnaval", diz o preparador, que também já foi passista da Estácio e do Salgueiro, além de coreógrafo de ala e preparador corporal de outros casais.  
Fotos: Wallace Mendonça / Divulgação

 
Para Camile Salles, professora de balé que já acompanha o casal da Portela há três anos, a chegada de Mayombe só tem a somar. "Sempre temos que nos aprimorar e criar coisas novas. Agora, com a escolha do samba, começamos a montar a coreografia. Eu ajudo o casal a trabalhar postura, perna, braço, repertório de movimento e finalização, entre outras coisas associadas ao balé. O balé enriquece muito a dança do casal. Por isso, tenho certeza que a parceria com o Mayombe será muito importante", analisa Camile, que trabalha no renomado Centro de Movimento Deborah Colker. 
 
Indo para o segundo desfile pela agremiação, Marlon comemora o reforço na equipe. "Tudo que possa ser feito para aprimorar a dança do casal é muito importante. Minha expectativa é a melhor possível para trabalharmos com o Mayombe e a Camile ao mesmo tempo. Acho que será o desfile mais importante da minha carreira, porque tem muita coisa em jogo. É o enredo sobre Clara Nunes, meu segundo ano na Portela e o terceiro desfile no carnaval do Rio e de parceria com a Lucinha. Trabalhamos com base nas justificativas que os jurados dão para todos os casais e sempre temos algo para melhorar. Tenho noção do desafio que tenho pela frente e quero fazer bonito."
 
Com a definição do samba-enredo, os ensaios do primeiro casal da Portela serão intensificados com força total no barracão e na quadra, como explica a experiente Lucinha Nobre. "Agora, o trabalho começa mais voltado para a nota. No último desfile, fizemos na coreografia alguns movimentos corporais que surgiram naturalmente bem perto do desfile e foi sucesso na Avenida. Para 2019 pretendemos trabalhar isso com mais força, aproveitando a emoção do enredo e do samba. E desfilar na Portela é uma emoção forte, diferente. Trouxemos o Mayombe para que ele possa tirar o melhor de nós e aproveitar bem as possibilidades de expressão corporal."

A Portela será a terceira escola a desfilar na Segunda-feira de Carnaval, com o enredo "Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá", da carnavalesca Rosa Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post