PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Saravá, Saravá, salve o santo guerreiro - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Saravá, Saravá, salve o santo guerreiro

Compartilhar

GAVIÕES DA FIEL 2019
ENREDO:”A SALIVA DO SANTO E O VENENO DA SERPENTE”
Foto: Michelle Martins

A mística e inebriante trajetória do tabaco. As lendas, histórias, seus benefícios e também os malefícios dessa erva milenar estarão presentes nessa reedição da Gaviões da Fiel. É a hora do povo alvinegro sentir novamente toda a emoção desse enredo que lá trás fez seu coração bater mais forte.

O inicio disso tudo é lá trás com o cristão Santo Antão do Egito, religioso fervescente que resistiu as tentações do diabo,nas terras áridas e desérticas depara-se com uma serpente cansada,frágil. Tratou dela com santo que era, mas foi traído e não aceitando sua traição, livrou-se da serpente e extraiu seu  veneno, cuspindo no chão e milagrosamente e de forma mágica naquele solo infértil, ramo de tabaco se fez nascer.

O tempo avançou, pelas forças poderosas da natureza, a Caravana de Maomé por ali passava junto a chegar em Meca, na terra sagrada para os muçulmanos. O poderoso profeta carrega consigo um pouco daquele ramo por quem tinha profundo respeito e assim o fez chegar no Oriente servindo de propriedades terapêuticas. Vira plantação e pelas mãos dos mascates e também dos mercadores se espelha nos cantos desse mundo afora.

A erva santa a essa altura curou doenças e assim chega nas Europas. Pelo  intermédio do embaixador  francês Jean Nicot chega a Paris. Curou as doenças da rainha, viveu momentos de glórias, sedução, assim a celebração da vida.

Cruzou os oceanos e na Velha Bahia o tabaco veio parar. Serviu de magia sagrada pelos terreiros. Pelas Yalorixás, as mães-de-santo do Candomblé, foi especiaria de ritual e fé irradiando energia e espalhando a purificação do espírito. Na boca de figuras importantes do Candomblé, acompanhou e acompanha o axé nesses encontros sagrados, a fé ancestral africana em Ogum, o cavalheiro e valente Jorge. Salve Jorge, Saravá.

O tempo passa, as conquistas a medida do tempo avança,a luta por igualdades e direitos iguais seguem.A liberdade feminina é a sua voz que seja expressa, nos estádios, nas arquibancadas, nos bares, respeitada seja a sua vontade e a do tabaco.Novas maneiras e modos, resultado de um mundo em transformação. Liberdade a Mulher!

Ser feliz e com responsabilidade é o que desejamos, mas lembre-se, excesso demais te faz mal pro coração e pro pulmão. É preciso o equilíbrio certo para assim manter o corpo são e a mente sã, nada de exageros que vá te prejudicar no futuro.

São inúmeras derivações, seja como for, erva, elemento de fé, transgressão, condimento, venha sentir o aroma que está carregado de histórias, essa é a hora de fazer acontecer, afinal, Avente Fiel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post