PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Vai trovejar, abram caminhos pro grande Obá - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Vai trovejar, abram caminhos pro grande Obá

Compartilhar

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO 2019
ENREDO: ”XANGÔ”

O Orixá mais temido e respeitado por todos pede passagem e licença para ser retratado no Carnaval pela nação Salgueirense. O orixá dos raios, trovões e fogo.”Senhor do Raio” ou “Senhor das almas”.Viril e atrevido, violento e justiceiro, implacável na justiça com os mentirosos, os ladrões e também os malfeitores.

Xangô era rei de Oyó, respeitado por todos,porém um dia seu reino foi atacado por uma quantidade de guerreiros que invadiram a cidade violentamente, destruindo tudo e matando soldados numa fúria assassina. Xangô reagiu e lutou durante semanas.

Percebendo que a guerra havia se tornado um caminho sem volta e o melhor a fazer era entregar a coroa, resolveu procurar Orunmilá e pedir um conselho.O adinho pediu que Xangô subisse no alto de uma pedreira e que de lá aguardasse, pois do céu receberia a iluminação necessária para agir. Quando estava no ponto mais alto da pedreira,foi tomado por uma extrema fúria, pegando seu oxê(machado de duas lâminas) e começou a quebrar as pedras com tanta violência que assim que começaram a ser quebradas se transformaram em línguas de fogo que invadiram a cidade matando soldados inimigos.

Ele é uma divindade da vida,três esposas: Oya, que divide o domínio do fogo, Oxum, a mais amada e Oba que por amor ao rei foi capaz do seu próprio corpo mutilar.

Chega ao Brasil pelos seus devotos e filhos, cultuado como religião. 

Influenciado por Daomé e assim denominado por xangô em virtude da popularidade e importância da entidade nessa região.

É sincretizado das pedreiras a São Jerônimo aquele que escreve nas pedras suas leis e julgamentos e ainda amansa o leão.

Hoje os olhos brilham, o professor que em 1969 incorporou naquela manhã ao se trajar como o orixá, consagrado Xangô do Salgueiro.

Senhor que é justo,correto. Se a justiça dos homens falha, a de Xangô é impiedosa.Se essa mesma justiça é vendada,a de Xangô é igual perante aos olhos de todos.

Grande Juíz que bate seu martelo e dá seu veredito. Justiça seja feita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post