PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Vixi Maria, a Ilha a cantar - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PAPO RETO COM TIAGO LINCK - Vixi Maria, a Ilha a cantar

Compartilhar

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR 2019
ENREDO:”A PELEJA POÉTICA ENTRE RACHEL E ALENCAR NO AVARANDADO DO CÉU”


Foto: Lucas Dellatores

Em 2019 vamos conhecer o Ceará mas de uma forma diferente. É que a União da Ilha do Governador traz em seu Carnaval a Literatura Brasileira e para apresentar o Ceará, traz dois expoentes fundamentais que vão nos apresentar essa terra tão fundamental por conter histórias que perambulam e faz o imaginário florescer.

Falo de Rachel de Queiroz e José de Alencar, dois escritores que conhecem mais do que ninguém essa terra e é por eles que vamos passear pelas terras Cearenses  e desvendar todo encanto que trouxeram para a Literatura.

Rachel e Alencar se conversam e linhamente nos apresentam o Ceará. Não deixaram em nenhum de seus textos quando folharmos as páginas amareladas que o tempo deixou e resgatar o povo que ali é exaltado.Nessa mesmas páginas amareladas que o tempo se fez a cultura também foi retratada pelos autores, assim como as tradições cearenses, marco desse povo e a culinária.

Ao delinearmos vamos então descobrir nessa peleja, o que eles retrataram desse Ceará, sob a óptica de vista de cada um, mas o fio tecelado ligará até a União da Ilha já que Rachel morou na Ilha do Governador.

O Baú de um imaginário matuto, o primeiro ponto a desenhar esse Ceará.Contar e contar as histórias de um povo alegre que é feliz, histórias únicas abraçadas pelo sorriso impregnado em suas caras e rostos. Universo múltiplo que está em movimento.O imaginário era fértil, personagens lendários que seguiam em frente desbravando os caminhos que vinham.Lendas que transpassavam o limite mágico entre o homem e o seu lugar.

E assim seguem nesse diálogo apresentando essa terra de maturação. Cultivar, plantar, colher, resultado de um prazer coletivo. Nessa terra onde a culinária evoca sabores e aromas, atiça as bocas dos vizinhos, reunindo milhares de turistas. Comparam a terra de culinária vasta à terra Santa, e para o outro, homens que carregam os fardos de mandioca para servir de alimento ao outro dia, típico homem do campo.

A brasilidade difundida nos artesanatos ganha forma de vida. Os materiais que se impregnam nas mãos demonstram a forma e as cores que eles vão ganhando. A arte de sobreviver numa terra que está sob o olhar de quem vê no artesanato a maneira de construir sua vida.

Rachel e Alencar, ambos mestres no quesito de retratarem seu Ceará, por experiência de ver de perto a luta de seu povo.Rachel, doce encanto que agrega a literatura ao  retratar seu povo, Alencar servindo de porta-voz, digo, cumprindo seu papel social ligando xilogravura e o Cordel.

Dedilha meus dedos na viola, as festas de nossa terra está no ar. A fé embala, borda rio e mar. Sagrado e profano se misturam onde a única certeza é permitir voltar ao passado através da música e conhecer o presente. Contar e contar mais histórias, se tem dança das meninas rendadas ao redor da fogueira para São João, no amanhecer do dia, de estiada, vemos a romaria devota para São Pedro.

Ser um povo arretado é tão bom. De um chão de sertão rachado, viajar e desbravar novos lugares, um mais bonito que o outro. Trace os caminhos e verão pela frente uma beleza que encanta. Um giro pelo globo que damos dentro da própria palma de mão e assim permite conhecer essa terra de horizontes infindos que agrega conhecimento e causos de uma gente que só quer ser feliz.

As tramas alinhadas e tecidas pelas ceras de couro que costuram a vida. Mistério que se desenrola nos desenhos e que se faz caminhar.

Sonhos que descrevemos no giro que faz sustentar o equilíbrio. São fios finos que desenrolam a moda feita com amor.

Nossa gente tece o mundo e o mundo se enredou pelas nossas mãos. Rendeira  tratou, bordou  e teceu e a Ilha cantou os panos de fino trato.

Traduzindo um povo feliz, personagens que darão um novo sentido as histórias desse povo guerreiro, que lutou e ainda luta, um sem fim de personagens nesse reino da folia que marca o sorriso dessa gente de andanças pela vida.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post