PROSA DO FOLIA: Amauri Santos, carnavalesco da Unidos do Peruche - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Amauri Santos, carnavalesco da Unidos do Peruche

Compartilhar

Com passagens por escolas no Rio de Janeiro, ele chegou em São Paulo para projetar alegorias e em 2019 assumirá seu primeiro carnaval na terra da garoa. Hoje no Prosa do Folia é dia de Amauri Santos, carnavalesco da Unidos do Peruche.

Quem é o Amauri Santos?
- Um cara que valoriza a arte de todas as formas... Arte e artistas... E, falando de carnaval um cara que gosta de valorizar os profissionais que o cercam... entendendo que o carnaval e uma grande engrenagem.
Como começou o envolvimento com o carnaval?
- Comecei desenhando para o Carnavalesco Renato Lage, trabalhei para ele de 1993 na Mocidade Independente até 2003 no Salgueiro. Depois projetei alegorias para vários outros carnavalescos do Rio como: Amarildo de Mello, Cahê Rodrigues, Paulo Barros, Paulo Menezes, Mauro Quintaes.
Por quais agremiações você já participou?
- Comecei a assinar carnaval no ano de 2009 na União do Parque Curicica e ainda como carnavalesco fiz: Portela, Caprichosos de Pilares, Leão de Nova Iguaçu, Estácio de Sá.
Como veio o convite para ser carnavalesco da Peruche?
- Cheguei em São Paulo para projetar alegorias para o Carnavalesco Amarildo de Mello na Águia de ouro e o ano seguinte na X9... E este ano o presidente da Peruche me fez o convite.

Para você qual a diferença do carnaval do Rio para o de São Paulo?
- O Carnaval de São Paulo e o do Rio estão muito próximos em qualidade. O de São Paulo evoluiu demais nos últimos anos e gosto muito da estrutura de montagem oferecida para a montagem de desfile.
Você é carnavalesco, mas o samba no pé, você tem?
- Sambo nada RS. Admiro a arte de sambar, mas não tenho samba no pé. Sou um operário do carnaval, não sou folião rs.
Você tem alguma inspiração no samba?
- Fui adquirindo experiência não carnaval por onde passei e aprendendo um pouco com cada carnavalesco que trabalhei, mas a inspiração é difícil de explicar. Acho que cada um busca de uma forma e eu prefiro achar que a confiança em Deus nos leva para o caminho certo.

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida?
- Sempre trabalhei com desenho, sou designer gráfico, mas também já trabalhei como designer têxtil. Mas o prazer de trabalhar com o carnaval me faz pensar que é o trabalho que mais me faz feliz.
O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra?
- "Magia" esta é a palavra!
Aquele recado especial do Amauri Santos para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Minha missão para este ano é lutar e lutar pela volta do Unidos do Peruche à elite do carnaval de São Paulo...Farei o que for possível para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post