PROSA DO FOLIA: Rodrigo Meiners, carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Rodrigo Meiners, carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca

Compartilhar
Ele vive o carnaval desde criança. Aos 10 anos entrou para o carnaval virtual, o que lhe deu o passaporte para o carnaval "real". Em 2019  assume pela primeira vez uma escola sozinho. Reabrindo o "Prosa do Folia  Rodrigo Meiners, carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca.

Quem é o Rodrigo Meiners 
- Me considero uma pessoa tímida, calma, tranquila e bem observadora. Acredito que uma conversa com bons argumentos é sempre o melhor caminho para se resolver as situações, inclusive/principalmente no meio do carnaval. Um bom planejamento é sempre o método mais tranquilo de alcançar os objetivos.

Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Meus pais tem um envolvimento com o carnaval, hoje são diretores da velha guarda da Mangueira, mas desde pequeno o meu carnaval é na Sapucaí. Sou carioca e desde os 4 anos eu ia para a concentração ver os carros e frequentava arquibancadas. Em 2015 eu comecei a ir também para São Paulo acompanhar o carnaval. Em 2007, com 10 anos eu entrei para a LIESV (Liga das Escolas de Samba Virtual) e comecei a desenvolver e entender como funcionava o processo de uma escola de samba. Por mais que transmita ser uma "brincadeira" eu aconselho a quem quer começar nesse mundo que passe pelo virtual. É um meio de ter uma base, fazer amizades, convivências e aprendizagem para o carnaval real. Com o carnaval virtual eu consegui montar um portfólio bacana e acabei conhecendo o Severo Luzardo que estava no Império da Tijuca e o Max Lopes na época na Imperatriz Leopoldinense, em 2011 nos preparativos para o Carnaval 2012, e me deram a oportunidade de trabalhar com eles, aprender um pouco mais e ai eu comecei a atuar no carnaval "real".

Por quais agremiações você já participou ?
- Eu raramente fechava trabalhos diretamente com uma escola, meus trabalhos são fechados direto com os carnavalescos. Com o Severo eu trabalhei no Império da Tijuca, Paraíso do Tuitui, Cubango Império Serrano e União da Ilha. Com o Max Lopes na Imperatriz, com o Wagner Gonçalves na Porto da Pedra. Em São Paulo no Império de Casa Verde com o Catta Preta, esse ano na Gaviões com o Sidnei e com o André Marins na Vai-Vai e Tom Maior.

Como veio o convite para ser carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca ?
Rodrigo e o presidente Rafael Falanga
- Foi um convite totalmente inesperado, eu já estava com o meu ano fechado, acordado com vários carnavalescos para desenhar/projetar para o Carnaval 2019, mas o Ronny Potolski , antigo diretor de carnaval a MUM me ligou explicando a situação da escola e eu vim pra SP para ter uma reunião com o presidente Rafael Falanga e em uma semana estava fechado. Foi uma surpresa muito grande, eu  não tinha ambição de ser carnavalesco ainda, não era algo que eu me dava um prazo, imaginava que um dia seria, mas não agora. Deixava em aberto, seguia com meus trabalhos esperando uma oportunidade. Nas conversas com o presidente ele acreditou que eu poderia criar e comandar esse projeto, e sou muito grato a ele por isso, não era uma coisa que eu estava esperando mas fiquei muito feliz e prontamente já vim para SP.


Você chegou na agremiação com o enredo escolhido, samba pronto, isso dificulta mais o trabalho ? 
- Quando eu recebi o convite o projeto já estava todo encaminhado e nas primeiras conversas com o presidente e a diretoria eu deixei claro, que mesmo admirando e respeitando o projeto do antigo carnavalesco André Rodrigues e a narrativa que ele havia optado em contar, a minha vontade era de recriar todo o projeto, até mesmo para trazer mais para o meu gosto e estilo e começar praticamente do 0. O presidente Rafael Falanga abraçou a causa e já começamos os trabalhos, o samba estava pronto, (excelente samba, por sinal) e nos serviu como base para algumas alterações no enredo para deixar tudo mais “redondo”. Desenhamos a escola inteira novamente, mas por ser um grande tema não dificultou em nada. Temos um enredo rico em cultura e história, uma aula sobre o carnaval de São Paulo, um trabalho minucioso de pesquisa para resgatarmos personagens, bambas e até mesmo características visuais dos antigos carnavais, o que nos fundamentou bastante e facilitou muito a criação do novo projeto. 

Você é carnavalesco mas o samba no pé, você tem ?
- Não não, de jeito nenhum, samba 0 rs. Prefiro ficar criando e desenhando, deixo o samba para passista, mestre sala, comunidade rs.

Você tem alguma inspiração no samba ?
- É o que eu mais tenho rs, desde os profissionais com quem eu já trabalhei como o Severo, Sidnei França, André Marins, Max Lopes, uma pequena experiência muito positiva também com o Jr Schall... Mas também  existem profissionais que eu cresci admirando e são inspiradores como Renato Lage e Alex de Souza, dois que eu não tive o prazer ainda de conhecer.


Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Mudou completamente em todos os sentidos, a pessoa que eu sou hoje tem muita influência do que eu vi, vivi e aprendi com o carnaval. Comecei com 14 anos no carnaval real e a mudança foi muito grande. Conheci outros estados do Brasil, conhecimento cultural e geral, relação com pessoas, trabalho em equipe, ouvir muito e buscar sempre entender e absorver as coisas legais como aprendizado... Tudo que tenho hoje tanto material quanto pessoal, é graças ao que já consegui conquistar com o carnaval.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Realização.

Aquele recado especial do Rodrigo Meiners para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Que vocês nos acompanhe pelas  mídias sociais da MUM, vejam o nosso trabalho, visitem a nossa quadra, pois está  tudo sendo feito com muito carinho. Temos um grande projeto e um enredo rico que resgata tradições e costumes, um enredo saudosista, bem pensado e ajustado, visando o melhor resultado na avenida. Está sendo muito gostoso fazer parte desse projeto, estou feliz com o resultado e peço que torçam e acreditem... Com toda certeza será um desfile surpreendente. Obrigado ao FOLIA DO SAMBA pelo espaço e oportunidade, pois é muito importante para mim que to começando, falar e mostrar meu trabalho, pois me aproxima dos foliões e internautas! 
Um grande abraço à todos!

5 comentários:

  1. Sucesso com certeza,menino de ouro!!!

    ResponderExcluir
  2. Compartilhando ... 3, 2, 1... https://www.facebook.com/sambaderaizoficial/?__tn__=kC-R&eid=ARBdEXKflm6CW3O87vljBw_Q8fpxTFKKoc1Nv3JbB3JGkATzn5SMKbdeh5mz4VJEQM2GIljbD0mEIKhe&hc_ref=ARR0UNniunv7NlnxqwBea4irKCb0ySHfveiHfHDBlRQeETgOYBzM7a5YVdLhUC_M_Hs&fref=nf&__xts__[0]=68.ARCgUEZ1Fn4mE3LELSO78ONHSNAulRd39A0F-sGCmf3XxV6OdKUq7crf1CEFcwR5MAe7s4ZDFTQqOcHRvBa71-vkOyKEoIljSHpik3nmBdIJNWUVIrlNVFZqkVgFpwBjbDA6Vazh9f27vwfypof5wBnrxzFi2sypGqQ8yTrhLVvSTynBU6iMRhlMG5wFZT4MqzirCyyRblyFB5Tz3fx1TJx_NoY

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte Rodrigão,vc merece, sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que chique esse Meiners! 👏🏼❤️

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Rodrigo! Com certeza este é o início de uma história de muito sucesso. Muita luz e sabedoria nesta nova jornada de sua vida!

    ResponderExcluir

Anuncio No Post