PROSA DO FOLIA: Hernane Siqueira, carnavalesco do Vai-Vai - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Hernane Siqueira, carnavalesco do Vai-Vai

Compartilhar
Completando 26 anos de carnaval, apaixonado por baterias e também será responsável pelo Quilombo do Futuro na escola do Bexiga. Hoje no Prosa do Folia, Hernane Siqueira, carnavalesco do Vai-Vai.
Foto: Kleber Santos

Quem é o Hernane Siqueira? 
- Sou um grande apaixonado pelo carnaval desde criança. Filho de família Pernambucana, não sei se está na raiz, mas o estado que revelou grandes carnavalescos e eu estou no caminho. 

Como começou o envolvimento com o carnaval?
Foto: Ziriguidum / Edson Siqueira
- Estou completando 26 anos no carnaval, comecei por curiosidade com Viriato Ferreira na Imperatriz no ano da banana, fui me chegando aos poucos conheci o carnaval de São Paulo, fazendo amigos e em 97 estava no Tucuruvi, após isso saí e tenho desenvolvido grandes trabalhos nas escolas sempre com cuidado não só do artista, sempre gostei da escola como todo. Sou um apaixonado por bateria, sou apaixonado pela magia que envolve as pessoas e arte que repete em formas com conceitos novos e a mistura com antigos, fazer essas transformações de acordo com o que é o julgamento. Me defino com o carnavalesco do povo, voltado ao componente, as pessoas que estão dentro da escola. Sou um carnavalesco pratico, para mim carnaval bom é carnaval é pronto, se é estética é maravilhosa ou não é porque nem sempre termos a condição necessária de fazer o todo aí fazemos o nosso melhor para a comunidade, se não tem tu vais tu mesmo, mas de uma forma muito bacana, tento sempre fazer o melhor e possível a ser feito, me defino como um carnavalesco componente.


Por quais agremiações você já participou?
- Passei por várias escolas aqui em São Paulo, (Leandro, Camisa, Império de Casa Verde, Tucuruvi, São Lucas, Vila Maria, Tatuapé, etc.) fui conhecido como carnavalesco pé quente que subia todas para o grupo especial, o que permanecia elas no grupo. Um tempo atrás eu quis abandonar o carnaval, fui para Santa Catarina e acabei fazendo 5 anos lá, fiz Porto Alegre, Uruguaiana. Entrei na Vai Vai em 2017 e estou a 3 anos sendo esse ano assinando, e em outros a direção de arte.

Como veio o convite para ser carnavalesco da Vai Vai?
- Eu já estava na escola e o presidente falou que eu seria aclamado para ser o carnavalesco, aí tinha a questão do Roberto também, o enredo e acabamos sendo apresentados juntos. Hoje o carnaval para mim não depende de nome, não importa se você é ou não o carnavalesco, tem que ter a parte da construção do projeto, o desenvolvimento, a minha felicidade é estar na produção em si.

O que podemos esperar da escola do Bexiga para 2019?
- A escola do Bexiga vem como sempre com muita garra, estamos engasgados ainda com a posição do último carnaval, a 10ª colocação. Eu espero um trabalho dentro da escola junto com a comunidade, as alas e que independente do resultado nós somos Vai Vai, somos a história da resistência do carnaval paulistano, temos a obrigação de fazer sempre o melhor. Eu acredito muito na escola, somos capazes de fazer muito mais, somos a maior torcida, nossa comunidade ensaia com chuva, com sol, então esperamos um grande carnaval, mostrar a comunidade aguerrida, a garra da comunidade vaivaiense.


Você é carnavalesco, mas o samba no pé, você tem?
- Sim claro, na minha infância eu fui passista, já fui mestre sala, eu sempre quis estar dentro de uma escola de samba. Com o tempo fui vendo que eu estava mais para o lado da arte, me enfiava para fazer destaques e tal, você tem que conhecer. Já fui ritmista do Salgueiro, União da Ilha, Império de Casa Verde inclusive no ano que fui carnavalesco, acho que sou o único na área de carnavalescos que sou apaixonado por bateria rsrs.

Você tem alguma inspiração no samba?
- Viriato a minha grande inspiração, claro que a gente passa por grandes nomes, sempre admirei a ousadia do Fernando Pinto, as temáticas do Pamplona, o Szaniecki em 92 nos tornamos grandes amigos e para mim é imbatível dentro de uma plástica, mas a minha inspiração sempre foi o Viriato, a forma como ele vestia as mulheres, como distribuía as coisas dentro do desfile, um bom gosto, fantasias simples, mas com bom gosto.

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida?
- O carnaval fez uma grande mudança, eu já estava como gerente na área do Merchandising em 97 quando eu abandonei tudo, era da área de jornalismo e fiz essa grande mudança. Hoje eu já me realizei como artista com tudo que já fiz no carnaval, mas a grande mudança mesmo foi o olhar para o ser humano, foram diversas escolas, coisas em comum, coisas diferentes e essa diferença me fez crescer como ser humano. As pancadas do dia a dia, o saber ouvir, tentar resolver as questões fez com que eu me tornasse uma pessoa democrática. No meio do carnaval existem artistas autoritários e eu me tornei democrático sempre dentro do que conceito que se deve aplicar.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra?
- Paixão

Aquele recado especial do Hernane Siqueira para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Foliões do carnaval brasileiro, do Oiapoque ao Chuí, não deixem o samba morrer, jamais, esse é o meu grande recado, no mais a gente vai fazer na avenida.

2 comentários:

  1. ASSINO EM BAIXO ...
    ERNANI ESQUECEU QUE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO , FOI CARNAVALESCO DA ESCOLA DE SAMBA BOI DA ILHA DO GOVERNADOR , QUANDO EU , MESTRE ARERÊ , ESTAVA PRESIDENTE .
    ERNANI FEZ COM GRANDES ENREDOS , DIGNOS DO GRUPO ESPECIAL , HOMENAGIOU ZÉ KETY , NOS CINQUENTA ANOS DA MÚSICA "" MASCARA NEGRA ""

    ERNANI É INIGUALÁVEL COMO SER HUMANI , DE BOM CORAÇÃO , ALEGRE , SEMPRE FESTIVO , ESPIRITUALMENTE , UM SER ILUMINADA E ABENÇOADO...

    PARABÉNS ERNANI , SUCESSO ...

    BEIJO GRANDE EM VOSSO CORAÇÃO ...

    ABRAÇÃO , TAMUJUNTOS ...

    SOU MESTRE ARERÊ
    LOCUTOR OFICIAL E COORDENADOR DE PALCO DA UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR , TAMBÉM DA ACADÊMICOS DO DENDÊ

    RADIALISTA , JORNALISTA
    RÁDIO TROPICAL AM 830
    TODOS OS SÁBADOS DE 11 AS 13 HORAS
    PROGRAMA SAMBARERÊ

    VALEU ERNANI SIQUEIRA !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Anuncio No Post