PROSA DO FOLIA: Guilherme Estevão, carnavalesco do Império da Tijuca - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Guilherme Estevão, carnavalesco do Império da Tijuca

Compartilhar

Muita gente tem carnavais inesquecíveis na vida e com certeza o de 2020 ficará marcado na história de Guilherme Estevão. O jovem assinará seu primeiro desfile na Marquês de Sapucaí, mas se engana quem pensa que ele é um novato no mundo da folia. 

"Eu entrei como folião a partir dos fóruns de carnaval, me tornando membro fundador de uma torcida organizada. Desde então fiz muita coisa no samba até cobrir carnaval, por muito anos, como repórter. Como profissional de projeto de escola de samba em si, em iniciei participando do carnaval virtual, onde “brinquei” por 10 anos, fui três vezes campeão, e dessa forma construí um portfólio."




A "brincadeira" de Estevão no virtual chegou até os dirigentes das escolas "reais" e assim surgiu seu primeiro trabalho desenhando o figurino do Acadêmicos do Sossego em 2013.  A partir daí foram 4 anos desenhando na Intendente Magalhães (Gato de Bonsucesso, Sereno, Arame de Ricardo, Unidos de Lucas). Logo depois seus desenhos chegaram  a Série A, com a Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá. 

Estevão também tem trabalhos fora do Rio como Morro da Casa Verde, Tatuapé, Leandro de Itaquera e Dom Bosco, em São Paulo, Uruguaiana (Rouxinóis), Belo Horizonte (Vila Estrela), Cruz Alta (Imperatriz da Zona Norte e Unidos do Beco), Florianópolis (Ilha da Magia), Três Rios (Mocidade Independente de Vila Isabel). 

No Grupo Especial do Rio foi assistente do Severo Luzardo na União da Ilha e em 2019 assumiu seu primeiro desfile sozinho na Intendente Magalhães pela Independentes de Olaria.

A INSPIRAÇÃO NO CARNAVAL
Como todo jovem carnavalesco, a inspiração faz parte de sua vida. O seu amor por carnaval veio através de dois consagrados da festa: Rosa Magalhães e Renato Lage. "Eu aprendi a amar o carnaval pelo trabalho deles, nasci na década de 90, o tempo em que eles reinavam absolutos na festa. Também sou um apaixonado pelo trabalho do Arlindo Rodrigues. Eu tenho o Severo Luzardo como um grande mestre, aprendi bastante e tenho muita gratidão ao Jaime Cezário por abrir as portas da Sapucaí pra mim."

Como todo profissional sempre conta com o apoio de outros profissionais, Estevão também possui gratidão aos amigos de profissão. "Existem outros carnavalescos que me ajudaram na carreira, como Jorge Silveira e o Ney Junior, que ofereceram várias oportunidades, e admiro muito o trabalho dos meninos da minha geração, Leo Bora e o Haddad, Leandro Vieira, Tarcísio Zanon, o João Victor Araújo, André Rodrigues e o Sidney França. Todos esses de alguma forma me inspiram.

O PRIMEIRO DESFILE NA SAPUCAÍ
"Seguro totalmente acho que nem depois do desfile estarei, se não tiver o frio na barriga não tem graça. Obvio que há uma ansiedade enorme e uma preocupação, não é uma tarefa simples, é o maior desafio da minha carreira até então, em uma data muito especial para o Império e com um tema de relevância gigantesca pra sociedade, sobretudo na realidade política em que vivemos"

O IMPÉRIO DA TIJUCA E O MORRO DA FORMIGA
Após a saída do carnavalesco Marcus Ferreira, Guilherme foi convidado para desenvolver o enredo "Quimeras de um eterno aprendiz" sua estreia na Sapucaí em 2020. Apesar das dificuldades de se fazer carnaval hoje em dia, o jovem garante que todos na agremiação estão unidos em prol da realização desse sonho.

"Eu me sinto em casa, é como se eu sempre fosse do Império, do Morro da Formiga. Eu fui abraçado de uma maneira tão carinhosa pela família Teles, pela comunidade em geral, e sempre busco retribuir todo esse afeto com o meu afeto, atenção e entrega de corpo e alma nesse projeto. Eu tenho uma presidência, uma diretoria que luta muito comigo para fazer o sonho se tornar real. Então, é continuar trabalhando firme, seguir com boas vibrações e torcer para tudo dar certo. Espero atingir o coração de cada um nesse carnaval de maneira cultural e feliz."

QUEM É O GUILHERME ESTEVÃO 
"Difícil definir um lado que não me conheçam, eu sou um cara muito transparente. Busco sempre ser o mais educado e gentil com todos, positivo, engraçado e vibrante. Brigo pelo justo, pelo respeito e sou bastante intransigente com egocentrismo e arrogância. Sou um sonhador com pé no chão, luto muito para fazer valer todas as oportunidades que a mim são dadas e concretizar cada um dos meus sonhos. Eu tenho o prazer de escrever, construir as sinopses e defesas, não cuidar apenas da plástica. O momento do barracão é sempre muito gostoso, de troca de conhecimento, de estreitar os laços com os profissionais. Eu gosto de trabalhar e fazer com que meu espaço de trabalho seja harmonioso, divertido "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post