Canadense apaixonado por carnaval desenvolve jogo de tabuleiro sobre os desfiles das escolas de samba



 Um canadense apaixonado pelo desfile das escolas de samba desenvolveu um jogo de tabuleiro em cima dos quesitos de avaliação das agremiações na Avenida. Pode parecer diferente, mas Ron Halliday é designer de games e mudou para o Brasil em 2004. A sua paixão por samba e por jogos fez com que ele desenvolvesse o game intitulado “Carnavalesco”, para o entretenimento dos sambistas que gostam de aventuras online, e em breve nas lojas, com o jogo físico.

 

No game, cada jogador é carnavalesco da sua escola de samba e deve colocar os dados corretamente em cada um dos nove quesitos para ganhar a nota máxima dos julgadores. Esses dados possuem cores e valores diferentes e cada quesito tem suas regras específicas. “Sobe de grupo” quem fizer a maior pontuação dependendo das notas. E é “rebaixado” quem fizer a menor também dependendo dos valores. O jogo começa no último grupo e vai até o Especial. O nível também vai ficando mais difícil à medida que as escolas vão crescendo na competição. Ou seja, é necessário entender de Carnaval, mas também ter boa estratégia para colocar sua escola na Avenida.



 

O “Carnavalesco” será lançado pela editora Precisamente Jogos e contou com um financiamento coletivo que já está quase alcançando a meta devido a boa aceitação do público que testou o jogo na plataforma virtual durante a quarentena. Esse financiamento vai gerar a reprodução do jogo físico para o mercado com previsão para junho de 2021.

 

Para Ron, a sua maior motivação é a expectativa que os desfiles trazem ao torcedor: “Desde que assisti o Carnaval de São Paulo em 2012, sempre achei que seria o tema ideal para um jogo de tabuleiro. Mas foi somente no ano passado – enquanto assistia a apuração das notas – que tive a ideia para incorporar ao tema. E como sou apaixonado pelo Brasil, o Carnavalesco pode ser considerado uma “carta de amor” ao país que me adotou”, declara o designer.

 

Dessa forma, o objetivo agora é conquistar os sambistas da mesma forma que conquistou os gamers: Cada detalhe do jogo é pensado com muito cuidado dentro da própria organização de um desfile de carnaval de verdade. Temos o cuidado da preparação e realização do desfile com a escolha dos dados e sua alocação estrategicamente pensada. Temos a emoção da apuração final com os descontos de pontos e resultados apertados. Temos os nove quesitos que são analisados com notas. Inclusive, cada um deles no jogo tem regras de alocação que representam lindamente o que acontece na vida real”, analisou a blogueira de games Nanda Sales.

 

O jogo pode ser acessado pelo link https://www.catarse.me/carnavalesco?fbclid=IwAR2ucje8cs5EoBo9ODznm6wPE8FR7NuplbizGYvhbuQQCsMxIESrwGzFgEw. Lá, além de conferir o financiamento coletivo, é possível conferir as regras do jogo (inclusive baixá-las também) e ir até a plataforma digital da Tabletopia (https://tabletopia.com/playground/carnavalesco-huh2cf/play-now) para jogar online e gratuitamente.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.