PROSA DO FOLIA: Alessandro Tiganá, intérprete da Unidos da Ponte e Camisa Verde e Branco. - FOLIA DO SAMBA

Anuncio No Post

PROSA DO FOLIA: Alessandro Tiganá, intérprete da Unidos da Ponte e Camisa Verde e Branco.

Compartilhar
"To mentindo? Eu falo mesmooo!" olha quem tá no prosa desta sexta feira, Alessandro Tiganá, intérprete da Unidos da Ponte e Camisa Verde e Branco.
Foto: Alex Sandro Gardel

Alessandro Tiganá por Alessandro Tiganá  
- E ai galera que acompanha o site Folia do Samba, sou o Alessandro Tiganá, intérprete oficial da Unidos da Ponte, juntamente com o cantor Lico Monteiro e no carnaval de São Paulo sou o intérprete oficial da Camisa Verde e Branco. Sou um cantor que gosto de se entregar ao trabalho com amor, felicidade e muita alegria. Me realizo fazendo a comunidade feliz na hora de cantar o hino.

Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Meu envolvimento no Carnaval começou na escala de samba do bairro onde eu morava em Nova Iguaçu. A escola se chama Unidos do Bandeirantes. Comecei na bateria quando pequeno e como gostava de cantar, ajudei meu tio Júlio César  (Mangueirinha) a defender alguns sambas em disputas. Fui convidado a cantar no Acadêmicos do Boi, uma escola rival do bairro vizinho ao meu (rsrs...), além de fazer parte da Bateria do Leão de Nova Iguaçu, onde fui surdo de terceira até 2003. Em 2004 fui convidado a participar de uma graduação para um samba que iria entrar na disputa no Leão. Chegando no estúdio, o cantor que iria gravar passou mal e eu tive que gravar. Então defendi o samba na disputa e fomos campeões, sendo que o intérprete da escola era o Pixule, que me convidou a fazer parte do time de canto naquele ano. Em 2005 o Pixulé foi para Inocentes de Belford Roxo e me indicou para ser o cantor da escola e aqui estou no mundo do Carnaval.

Por quais agremiações você já participou ?
- Como apoio eu passei pela Portela, União da Ilha, São Clemente, Renascer de Jacarepaguá e Arrastão de Cascadura. Como oficial, Acadêmicos do Boi, Leão de Nova Iguaçú, União de Jacarepaguá, Camisa Verde e Branco (SP), Alegria da zona Sul, Embaixada Copa Lorde (SC), Nação Guarani (SC), Mocidade Alegre (SP) e Unidos da Ponte.

Como veio o convite para ser intérprete da Unidos da Ponte ?
- Então... Surgiu o convite por parte da direção da escola, por intermédio do Mestre Vitinho. Este será um ano bom pra escola que já vem crescendo há alguns anos e se fortalecendo bastante. Me passaram a ideia do projeto que a diretoria está implantando para o Carnaval de 2019, que por sinal é um excelente projeto, então prontamente eu aceitei participar e me juntar ao Lico Monteiro, que já era intérprete da escola. O Lico é um cara que respeito bastante e já conheço há bastante tempo, por isso tenho certeza que iremos realizar um ótimo trabalho, fazendo a nação meritience cantar muito.
Foto: Arquivo Pessoal

Qual o segredo para o intérprete conseguir contagiar o público e sua comunidade ?

- Não tem segredo (rsrsrs...) Basta ter humildade pra ouvir e aceitar o que a sua comunidade pede, além de ter carisma para o público.

Para você qual a diferença entre o carnaval do RJ e SP ?
- A diferença entre Rio e São Paulo se dá, principalmente, no tratamento e o respeito conosco. No carnaval de São Paulo somos tratados com mais profissionalismo, sem contar que financeiramente lá é infinitamente melhor que aqui no Rio. o cantor tem um time de canto onde todos são remunerados mensalmente, já no Rio nem todas as escolas fazem assim. Em São Paulo eles disponibilizam um fonoaudiólogo, enquanto aqui no Rio se o cantor quiser, tem que pagar do próprio bolso. E por aí vai....

Como funciona a sua preparação para a folia ?
- Muita água, maçã, dormir bastante, exercícios vocais e corporal.
Foto: Arquivo Pessoal

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Reconhecimento, respeito, seguidores e etc.

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Gratidão

Aquele recado especial do Alessandro Tiganá para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Agradeço primeiramente a Deus e aos meus orixás, é claro. Agradeço a vocês do Folia do Samba pela oportunidade de poder falar um pouco da minha vida profissional e a todos que me acompanham, que curtem meu trabalho. Sou muito grato a todos, do fundo do meu coração. Muito me honra!
"To mentindo? Eu falo mesmooo!"
Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post