Prosa do Folia
PROSA DO FOLIA: Rodrigo Meiners, carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca
Ele vive o carnaval desde criança. Aos 10 anos entrou para o carnaval virtual, o que lhe deu o passaporte para o carnaval "real". Em 2019 assume pela primeira vez uma escola sozinho. Reabrindo o "Prosa do Folia Rodrigo Meiners, carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca.
- Me considero uma pessoa tímida, calma, tranquila e bem observadora. Acredito que uma conversa com bons argumentos é sempre o melhor caminho para se resolver as situações, inclusive/principalmente no meio do carnaval. Um bom planejamento é sempre o método mais tranquilo de alcançar os objetivos.
Como começou o envolvimento com o carnaval ?
- Meus pais tem um envolvimento com o carnaval, hoje são diretores da velha guarda da Mangueira, mas desde pequeno o meu carnaval é na Sapucaí. Sou carioca e desde os 4 anos eu ia para a concentração ver os carros e frequentava arquibancadas. Em 2015 eu comecei a ir também para São Paulo acompanhar o carnaval. Em 2007, com 10 anos eu entrei para a LIESV (Liga das Escolas de Samba Virtual) e comecei a desenvolver e entender como funcionava o processo de uma escola de samba. Por mais que transmita ser uma "brincadeira" eu aconselho a quem quer começar nesse mundo que passe pelo virtual. É um meio de ter uma base, fazer amizades, convivências e aprendizagem para o carnaval real. Com o carnaval virtual eu consegui montar um portfólio bacana e acabei conhecendo o Severo Luzardo que estava no Império da Tijuca e o Max Lopes na época na Imperatriz Leopoldinense, em 2011 nos preparativos para o Carnaval 2012, e me deram a oportunidade de trabalhar com eles, aprender um pouco mais e ai eu comecei a atuar no carnaval "real".
Por quais agremiações você já participou ?
- Eu raramente fechava trabalhos diretamente com uma escola, meus trabalhos são fechados direto com os carnavalescos. Com o Severo eu trabalhei no Império da Tijuca, Paraíso do Tuitui, Cubango Império Serrano e União da Ilha. Com o Max Lopes na Imperatriz, com o Wagner Gonçalves na Porto da Pedra. Em São Paulo no Império de Casa Verde com o Catta Preta, esse ano na Gaviões com o Sidnei e com o André Marins na Vai-Vai e Tom Maior.
Como veio o convite para ser carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca ?
![]() |
Rodrigo e o presidente Rafael Falanga |
Você chegou na agremiação com o enredo escolhido, samba pronto, isso dificulta mais o trabalho ?
- Quando eu recebi o convite o projeto já estava todo encaminhado e nas primeiras conversas com o presidente e a diretoria eu deixei claro, que mesmo admirando e respeitando o projeto do antigo carnavalesco André Rodrigues e a narrativa que ele havia optado em contar, a minha vontade era de recriar todo o projeto, até mesmo para trazer mais para o meu gosto e estilo e começar praticamente do 0. O presidente Rafael Falanga abraçou a causa e já começamos os trabalhos, o samba estava pronto, (excelente samba, por sinal) e nos serviu como base para algumas alterações no enredo para deixar tudo mais “redondo”. Desenhamos a escola inteira novamente, mas por ser um grande tema não dificultou em nada. Temos um enredo rico em cultura e história, uma aula sobre o carnaval de São Paulo, um trabalho minucioso de pesquisa para resgatarmos personagens, bambas e até mesmo características visuais dos antigos carnavais, o que nos fundamentou bastante e facilitou muito a criação do novo projeto.
Você é carnavalesco mas o samba no pé, você tem ?
- Não não, de jeito nenhum, samba 0 rs. Prefiro ficar criando e desenhando, deixo o samba para passista, mestre sala, comunidade rs.
Você tem alguma inspiração no samba ?

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida ?
- Mudou completamente em todos os sentidos, a pessoa que eu sou hoje tem muita influência do que eu vi, vivi e aprendi com o carnaval. Comecei com 14 anos no carnaval real e a mudança foi muito grande. Conheci outros estados do Brasil, conhecimento cultural e geral, relação com pessoas, trabalho em equipe, ouvir muito e buscar sempre entender e absorver as coisas legais como aprendizado... Tudo que tenho hoje tanto material quanto pessoal, é graças ao que já consegui conquistar com o carnaval.
O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra ?
- Realização.
Aquele recado especial do Rodrigo Meiners para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
- Que vocês nos acompanhe pelas mídias sociais da MUM, vejam o nosso trabalho, visitem a nossa quadra, pois está tudo sendo feito com muito carinho. Temos um grande projeto e um enredo rico que resgata tradições e costumes, um enredo saudosista, bem pensado e ajustado, visando o melhor resultado na avenida. Está sendo muito gostoso fazer parte desse projeto, estou feliz com o resultado e peço que torçam e acreditem... Com toda certeza será um desfile surpreendente. Obrigado ao FOLIA DO SAMBA pelo espaço e oportunidade, pois é muito importante para mim que to começando, falar e mostrar meu trabalho, pois me aproxima dos foliões e internautas!
Um grande abraço à todos!
Sucesso com certeza,menino de ouro!!!
ResponderExcluirCompartilhando ... 3, 2, 1... https://www.facebook.com/sambaderaizoficial/?__tn__=kC-R&eid=ARBdEXKflm6CW3O87vljBw_Q8fpxTFKKoc1Nv3JbB3JGkATzn5SMKbdeh5mz4VJEQM2GIljbD0mEIKhe&hc_ref=ARR0UNniunv7NlnxqwBea4irKCb0ySHfveiHfHDBlRQeETgOYBzM7a5YVdLhUC_M_Hs&fref=nf&__xts__[0]=68.ARCgUEZ1Fn4mE3LELSO78ONHSNAulRd39A0F-sGCmf3XxV6OdKUq7crf1CEFcwR5MAe7s4ZDFTQqOcHRvBa71-vkOyKEoIljSHpik3nmBdIJNWUVIrlNVFZqkVgFpwBjbDA6Vazh9f27vwfypof5wBnrxzFi2sypGqQ8yTrhLVvSTynBU6iMRhlMG5wFZT4MqzirCyyRblyFB5Tz3fx1TJx_NoY
ResponderExcluirBoa sorte Rodrigão,vc merece, sucesso!!!!
ResponderExcluirQue chique esse Meiners! 👏🏼❤️
ResponderExcluirParabéns, Rodrigo! Com certeza este é o início de uma história de muito sucesso. Muita luz e sabedoria nesta nova jornada de sua vida!
ResponderExcluir