#TBT - Lembranças do Carnaval - Fernando Dias


Quem vê os artistas do mundo do samba, não imaginam como tudo começou. Coisas marcantes em sua vida, carreiras, até chegar nos prestígios e admiração aos apaixonados pelo carnaval. Através do "TBT - Lembranças do Carnaval", o Folia Do Samba quer fazer o nosso entrevistado relembrar momentos e dividir isso com o público, para conhecer um pouco mais de cada um. Então, vamos relembrar?

Fernando Dias é um dos carnavalescos da Tucuruvi. Nascido em São Gonçalo, o artista tem passagens por grandes escolas no Carnaval Carioca e Paulistano e hoje relembra alguns momentos conosco. Então, vamos relembrar? 

A primeira vez do carnavalesco em uma quadra de escola de samba foi na Portela. "Foi magnífico, eu só via na pela tv. Fui a convite de uma amiga, pois o marido dela era diretor de bateria". Morador de São Gonçalo, seu primeiro desfile foi pela Vermelha e Branco de Niterói, a Unidos do Viradouro, em 1996, na ala da comunidade. "Me divertia muito, não tinha estas regras de hoje."

Trajetória

Sua trajetória no carnaval começou pela Viradouro entre 95 e 96, a convite de Fábio Ricardo. Lá, Fernando ficou até a preparação do carnaval de 1999, onde foi para São Paulo trabalhar na Mocidade Alegre com Wagner Santos, onde ficou por dois anos. Fazendo a ponte aérea RJ X SP, Fernando alternou seus trabalhos.

"Retornei ao carnaval carioca para trabalhar na Mangueira, onde fiquei por três anos aonde eu tive a honrar de decorar o maior abre-alas até aquele momento em 2003. E no mesmo ano eu decorei as alegorias da Unidos do Porto Da Pedra."
Abre alas Mangueira 2003

Entre assinar e decorar, Fernando tem passagens pela Caprichosos de Pilares, Portela, Rocinha, Salgueiro, Vila Maria, Nenê de Vila Matilde, Mancha Verde, Imperador do Ipiranga, Torcida Jovem, Brinco da Marquesa, Barroca Zona Sul e atualmente o Acadêmicos do Tucuruvi. O artista também assinou carnaval em Manaus, pela Reino Unido da Liberdade, em 2013


Entre os momentos de glória, existem também os perrengues da folia." Um dos meus momentos mais tenso foi em 2015, na Imperador do Ipiranga. Choveu muito e atrapalhou os acabamentos finais."


Algumas coisas no carnaval são marcantes na vida do artista. Como não ser marcado com o primeiro título? Em 2012, Fernando assinou seu primeiro carnaval sozinho e foi campeão com a Nenê de vila Matilde, colocando a escola de volta ao grupo especial. O enredo era "Chica Convida - No Palácio da Nenê, a Festa é para Você"
Primeiro Desfile de Fernando, assinando sozinho. Nenê de Vila Matilde 2012

Um samba: Viradouro 1997 (Trevas! Luz! a Explosão do Universo)


Um figurino marcante realizado: Baianas Mancha Verde 2011

Uma alegoria marcante: Alegoria abre alas Barroca da Zona Sul 2019
Abre alas Barroca 2019

Um carnaval que o artista gostaria de passar novamente na avenida seria o recente desfile da Tucuruvi de 2020. A escola homenageou Chico Anysio e como vice-campeã retornou ao Grupo Especial. Fernando foi responsável pelas alegorias da escola, a convite do diretor Rodrigo Delduque e para 2021 assinará o carnaval ao lado do carnavalesco Dione Leite.
Dione Leite e Fernando Dias, carnavalescos da Tucuruvi para o próximo carnaval

4 comentários:

  1. Parabéns Fernando Dias...Pelos Trabalhos Maravilhosos..você é Merecedor...Um Guerreiro Dedicado e Empenhado no Que Faz...Ja Conheço seu Trabalho e Você Merece Muito Esse Reconhecimento..parabéns Muito Sucesso na Sua Carreira.

    ResponderExcluir
  2. Sou fa que trabalho incrível super penetrado e criativo que venham esses e mtos outros reconhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernando vc e lindo mágico suas criações nos expira a entrar em uma viagem mágica p mim foi um prazer. Trabalhar ao seu lado aqui no Brinco da marquesa vc se tornar um amigo da minhada família vc e uma pessoa iluminada bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso.E por fazer o povo ser feliz.Bjs...

    ResponderExcluir

RESPONSIVE ADS HERE
Tecnologia do Blogger.