#TBT - Lembranças do Carnaval
DESTAQUE
#TBT - Lembranças do Carnaval - Fernando Dias
Quem vê os artistas do mundo do samba, não imaginam como tudo começou. Coisas marcantes em sua vida, carreiras, até chegar nos prestígios e admiração aos apaixonados pelo carnaval. Através do "TBT - Lembranças do Carnaval", o Folia Do Samba quer fazer o nosso entrevistado relembrar momentos e dividir isso com o público, para conhecer um pouco mais de cada um. Então, vamos relembrar?
Fernando Dias é um dos carnavalescos da Tucuruvi. Nascido em São Gonçalo, o artista tem passagens por grandes escolas no Carnaval Carioca e Paulistano e hoje relembra alguns momentos conosco. Então, vamos relembrar?
A primeira vez do carnavalesco em uma quadra de escola de samba foi na Portela. "Foi magnífico, eu só via na pela tv. Fui a convite de uma amiga, pois o marido dela era diretor de bateria". Morador de São Gonçalo, seu primeiro desfile foi pela Vermelha e Branco de Niterói, a Unidos do Viradouro, em 1996, na ala da comunidade. "Me divertia muito, não tinha estas regras de hoje."
Trajetória
Sua trajetória no carnaval começou pela Viradouro entre 95 e 96, a convite de Fábio Ricardo. Lá, Fernando ficou até a preparação do carnaval de 1999, onde foi para São Paulo trabalhar na Mocidade Alegre com Wagner Santos, onde ficou por dois anos. Fazendo a ponte aérea RJ X SP, Fernando alternou seus trabalhos.
"Retornei ao carnaval carioca para trabalhar na Mangueira, onde fiquei por três anos aonde eu tive a honrar de decorar o maior abre-alas até aquele momento em 2003. E no mesmo ano eu decorei as alegorias da Unidos do Porto Da Pedra."
![]() |
Abre alas Mangueira 2003 |
Entre assinar e decorar, Fernando tem passagens pela Caprichosos de Pilares, Portela, Rocinha, Salgueiro, Vila Maria, Nenê de Vila Matilde, Mancha Verde, Imperador do Ipiranga, Torcida Jovem, Brinco da Marquesa, Barroca Zona Sul e atualmente o Acadêmicos do Tucuruvi. O artista também assinou carnaval em Manaus, pela Reino Unido da Liberdade, em 2013

Algumas coisas no carnaval são marcantes na vida do artista. Como não ser marcado com o primeiro título? Em 2012, Fernando assinou seu primeiro carnaval sozinho e foi campeão com a Nenê de vila Matilde, colocando a escola de volta ao grupo especial. O enredo era "Chica Convida - No Palácio da Nenê, a Festa é para Você"
![]() |
Primeiro Desfile de Fernando, assinando sozinho. Nenê de Vila Matilde 2012 |
Um samba: Viradouro 1997 (Trevas! Luz! a Explosão do Universo)
Um figurino marcante realizado: Baianas Mancha Verde 2011
Uma alegoria marcante: Alegoria abre alas Barroca da Zona Sul 2019
![]() |
Abre alas Barroca 2019 |
Um carnaval que o artista gostaria de passar novamente na avenida seria o recente desfile da Tucuruvi de 2020. A escola homenageou Chico Anysio e como vice-campeã retornou ao Grupo Especial. Fernando foi responsável pelas alegorias da escola, a convite do diretor Rodrigo Delduque e para 2021 assinará o carnaval ao lado do carnavalesco Dione Leite.
![]() |
Dione Leite e Fernando Dias, carnavalescos da Tucuruvi para o próximo carnaval |
Parabéns Fernando Dias...Pelos Trabalhos Maravilhosos..você é Merecedor...Um Guerreiro Dedicado e Empenhado no Que Faz...Ja Conheço seu Trabalho e Você Merece Muito Esse Reconhecimento..parabéns Muito Sucesso na Sua Carreira.
ResponderExcluirSou fa que trabalho incrível super penetrado e criativo que venham esses e mtos outros reconhecimentos
ResponderExcluirParabéns Fernando vc e lindo mágico suas criações nos expira a entrar em uma viagem mágica p mim foi um prazer. Trabalhar ao seu lado aqui no Brinco da marquesa vc se tornar um amigo da minhada família vc e uma pessoa iluminada bjs
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho maravilhoso.E por fazer o povo ser feliz.Bjs...
ResponderExcluir